URGENTE: Wendel Lagartixa é absolvido na Bahia

O policial militar reformado Wendel Lagartixa foi absolvido na ação que o acusava de porte ilegal de arma e fraude processual na Bahia. Wendel estava preso desde o dia 10 de maio, quando foi flagrado com uma arma dentro do carro em que viajava com destino ao Rio Grande do Sul .

Apesar da decisão na Bahia, o PM reformado ainda tem contra si uma ordem de prisão pela acusação de triplo-homicídio ocorrido em 2022, na Redinha. Por isso, há expectativa que ele seja transferido para uma prisão no Rio Grande do Norte, enquanto a defesa tenta anular a prisão preventiva. 

O caso na Bahia diz respeito a uma arma que foi encontrada no carro em que ele viajava para o RS, na época das enchentes. Naquela oportunidade, o irmão de Wendel chegou a assumir o porte da arma, que estaria em transferência segundo a filha de Wendel, Anne Lagartixa.

Segundo o que foi apurado e citado na decisão, as testemunhais policiais disseram não ter certeza que a arma no veículo era de Wendel Lagartixa. Por isso, a absolvição acabou sendo proferida.

Prefeitura faz acordo na Justiça com pescadores e pode começar engorda de Ponta Negra

Foto: Magnus Nascimento

A audiência sobre a engorda da praia de Ponta Negra na Justiça Federal, em Natal, terminou em acordo para o início das obras. A reunião tratou sobre os pescadores locais, que rendeu uma ação judicial por parte do Ministério Público Federal (MPF). A Prefeitura aceitou proposta dos profissionais e não será mais necessário a realização de consulta livre, prévia e informada com base na convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os pescadores solicitaram o pagamento de um salário mínimo durante o período da obra, duas cabritas (guincho manual náutico) para auxiliar a puxada dos barcos, monitoramento após a obra e possível manutenção do pagamento do auxílio depois da intervenção, em caso de dano comprovado na atividade pesqueira. Se for confirmado, deve-se estender o auxílio para outras colônias.

Foi definido que o pagamento mensal para os pescadores será de, pelo menos, um salário mínimo. A quantia será definida após a Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) apresentar a conclusão de quantas famílias serão afetadas. As solicitações foram aceitas pela Prefeitura.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, confirmou o acordo. No entanto, ainda não foi repassado um prazo para o início das obras.

Tribuna do Norte

Milhares de fiéis percorrem ruas de Caicó no encerramento da Festa de Sant’Ana

Foto: Juliana Lobo

Milhares de fiéis percorreram as ruas da cidade de Caicó na Procissão que encerrou a Festa de Sant’Ana no domingo (28). A programação, que teve a participação do Padre Fábio de Melo, começou às 6h30 onde foi celebrada a Missa Dominical, às 10h – Missa Solene (Dia Maior da Festa de Sant’Ana de Caicó) – Solene Concelebração Eucarística em honra à Senhora Sant’Ana e São Joaquim, presidida por Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap (Arcebispo Metropolitano da Paraíba).

Já na parte da tarde, às 17h, houve a solene da procissão e missa de encerramento, onde a imagem de Sant’Ana de Caicó deixa o seu nicho e é solenemente ornada, em andor, e é conduzida pelas ruas da cidade, seguindo Itinerário Av. Seridó, R. Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó e ao chegar na Catedral, aconteceu a Missa Dominical presidida por Pe. Edson Medeiros de Araújo, Administrador Diocesano Sede Vacante de Caicó, encerramento a Festa e descida do estandarte.

A paróquia de Sant’Ana havia recomendado que todos fossem de branco, se possível, para o encerramento da Festa, em sinal de paz e fraternidade. Logo após a missa de encerramento da Festa de Sant’Ana, às 21 horas, o Padre Fábio de Melo fez um show religioso na Ilha de Sant’Ana. No repertório, sucessos como: “Tudo é do Pai”, “Deus está aqui”, “Viver pra mim é Cristo”, “Tudo posso”, “Vida” e “Cara de Família”.

Ponta Negra News

“Mundo voltou a acreditar no Brasil”, diz Lula em pronunciamento

 

Brasília (DF) 28/07/2024 - Pronunciamento à nação - Presidente Lula faz pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.
Frame Canal GOV

Foto: Frame canal GOV

Presidente fez balanço de um ano e meio de gestão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo (28), que o mundo “voltou a acreditar no Brasil”, como resultado de uma diplomacia “ativa e altiva” do governo brasileiro. Em pronunciamento à nação, Lula fez balanço de um ano e meio de gestão, citando conquistas econômicas e sociais e apontando a reinserção do país no cenário internacional.

“O Brasil recuperou seu protagonismo no cenário mundial. Participamos de todos os principais fóruns internacionais. O Brasil voltou ao mundo, e o mundo agora vai passar pelo Brasil”, disse Lula citando a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada em novembro, no Rio de Janeiro. O Brasil está na presidência do G20, grupo composto por 19 países e dois órgãos regionais (União Africana e a União Europeia).

Ele citou propostas no Brasil no bloco, como a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e a taxação dos super-ricos. “Não podemos nos calar diante de um drama que afeta a vida de 733 milhões de homens, mulheres e crianças em todo o mundo. Para tornar o mundo mais justo, estamos levando para o G20 a proposta de taxação dos super-ricos, que já conta com a adesão de vários países”, explicou.

Em 2025, o Brasil também sediará a reunião dos Brics (grupo composto por 10 países em desenvolvimento) e a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em Belém.

Entre os destaques da sua atual gestão, o presidente citou ainda o crescimento econômico, controle da inflação, a retomada de programas sociais e de investimentos, geração de empregos com carteira assinada, o resgate de políticas de proteção de minorias sociais, a priorização da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento de políticas com foco na transição energética, para o combate às mudanças climáticas.

“O Brasil se reencontrou com a civilização”, afirmou.

Segundo o presidente, tudo está sendo feito sem abrir mão da responsabilidade fiscal.

“Queremos um Brasil que cresça para todas as famílias brasileiras. Não abrirei mão da responsabilidade fiscal. Entre as muitas lições de vida que recebi de minha mãe, dona Lindu, aprendi a não gastar mais do que ganho. É essa responsabilidade que está nos permitindo ajudar a população do Rio Grande do Sul com recursos federais”, disse, citando o estado que sofreu a maior tragédia ambiental da sua história nos meses de maio e junho deste ano, com enchentes e alagamentos.

O presidente argumentou que governar “é cuidar de milhões de famílias”. “Toda mãe e todo pai sabem a dificuldade que é cuidar de uma família. Garantir que os filhos tenham uma boa alimentação, saúde, educação, segurança e um futuro melhor”, disse.

“É o que venho fazendo desde o início do meu governo. Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. Estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio”, completou Lula.

Agência Brasil

Maduro vence eleição, diz órgão eleitoral da Venezuela

O presidente Nicolás Maduro se dirige a apoiadores reunidos em frente ao palácio presidencial de Miraflores depois que as autoridades eleitorais o declararam vencedor das eleições presidenciais na Venezuela — Foto: AP Photo/Fernando Vergara
Foto: AP Photo/Fernando Vergara

Conselho Eleitoral é alinhado ao atual presidente; Maduro teve 51,2% dos votos e González, 44,2%.

Com 80% do votos apurados, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) apontou a reeleição do atual presidente, Nicolás Maduro.

Ele teve apoio de 51,2% dos eleitores que compareceram às urnas — foram 5.150.092 votos –, segundo o órgão eleitoral, que é alinhado ao presidente. O principal opositor na disputa, Edmundo González, teve 44,2% — 4.445.978 votos.

Maduro foi reconduzido para um novo mandato de seis anos — de janeiro de 2025 a janeiro de 2031.

Houve comemoração na sede da campanha de Maduro em Caracas após o anúncio do resultado. O presidente reeleito abraçou apoiadores ao som da música que dizia que ele era o “coração do povo”.

A vitória de Maduro acontece em meio um cenário de críticas à condução da Venezuela, sendo que por muitas vezes países e organizações questionam o cumprimento dos processos democráticos.

O triunfo de Maduro representa a continuidade do chavismo no poder, que chegou em 1999 pelas mãos de Hugo Chávez. Em 2013, após a morte de Chávez, Maduro assumiu uma posição da qual não saiu desde então.

Quem é Nicolás Maduro?

Nicolás Maduro Moros nasceu em 23 de novembro de 1962, na cidade de Caracas, na Venezuela.

Ele é filho de Nicolás Maduro García e Teresa de Jesus Moros. Além disso, é casado com Cília Flores, com quem teve um filho, Nicolás Jr.

Trabalhou como motorista de ônibus e pertencia ao sindicato de trânsito.

Em 1983, foi guarda-costas do candidato presidencial José Vicente Rangel.

Maduro fez campanha pela libertação de Hugo Chávez da prisão por tentativa de golpe de 1992 para derrubar o presidente Carlos Andrés Pérez. Após a libertação de Chávez, o ajudou a fundar o partido político Movimento V República.

Nicolás Maduro foi eleito em 1999 para a Assembleia Nacional Constituinte, órgão convocado para redigir uma nova Constituição. Um ano depois, foi eleito para a Assembleia Nacional, o Poder Legislativo do país.

Nos anos de 2005 e 2006, foi porta-voz da Assembleia Nacional. Além disso, foi ministro das Relações Exteriores entre 2006 e 2013.

Em 12 de outubro de 2012, foi escolhido por Hugo Chávez como seu vice-presidente.

Entretanto, pouco tempo depois, em 9 de dezembro do mesmo ano, Chávez apoiou Maduro para sucedê-lo, pois passaria pela quarta cirurgia no tratamento de câncer.

Chávez morreu em 5 de março de 2013, e, três dias depois, Nicolás Maduro tomou posse como presidente interino.

CNN Brasil