A Democracia agradece

Donald Trump e Kamala Harris
Reprodução/Instagram – Donald Trump e Kamala Harris
“A Democracia enfrenta um imenso desafio ao redor do planeta, talvez maior do que no período da Segunda Guerra Mundial.”
Discurso do Lula ao ser diplomado Presidente da República no TSE, em 12/12/2022

Com o fortalecimento da extrema direita, o mundo passa por um momento muito delicado que coloca em risco valores democráticos e humanistas reunidos em séculos de história. A sanha predatória da direita mais desqualificada pressupõe a derrubada de conquistas civilizatórias, que não representam um ou outro partido político, mas o acúmulo de conhecimento de gerações em nome de um mundo mais justo, mais igual e mais solidário.

Quando o Presidente Lula resolveu enfrentar o então presidente Bolsonaro, que buscava a reeleição, ele deixou explicitado que aquela eleição era o confronto entre a barbárie e a civilização. Ele me disse exatamente isso, na minha casa, quando da festa da diplomação no Tribunal Superior Eleitoral.

Se a extrema direita tivesse conseguido a reeleição do Bolsonaro, o país estaria em um abismo sem fundo. O desmantelamento de todas as conquistas civilizatórias e o fim de todos os avanços sociais são a base desse grupo que preza ser machista, armamentista, misógino, racista e preconceituoso. A política de terra arrasada visa formar indivíduos sem análise crítica e não cidadãos conscientes. Um grupo que possa ser tangido como gado.

Os sinais são tão preocupantes que começa a haver um movimento, também mundial, para derrotar a extrema direita em qualquer eleição. Na eleição brasileira, foi preciso fazer um leque amplo de apoio, além do PT, partido do então candidato Lula, para derrotar o cancro bolsonarista. Foi um sinal para o mundo. Para estancar o avanço perigoso desses extremistas, é necessário estratégia política. O aviso era claro: vale a pena compor até com uma direita civilizada – sim, ela existe-para afastar a chance de permitir que os métodos que se aproximam do fascismo dominem o mundo.

Recentemente, a França deu indicativo de maturidade política e, para impedir a entrada da extrema direita no poder, fez um arriscado e ousado jogo político que surtiu efeito. Os fascistas já comemoravam a chegada ao governo quando o Parlamento foi dissolvido e novas eleições foram convocadas. A parcela mais jovem da população foi expressivamente às urnas. Vários candidatos retiraram suas candidaturas para apoiarem outros com mais chance- algo raro de se ver na política- e um surpreendente leque se formou para impor uma derrota significativa aos radicais de direita.

E agora, ainda que por motivos não completamente claros, o mundo foi surpreendido com a carta do Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciando a  retirada da sua candidatura à reeleição e o apoio à sua vice, Kamala Harris, na disputa da Casa Branca.

Sei que ela é muito conservadora e claramente punitivista. Foi uma promotora dura, mais dura com os menos favorecidos. Teve um papel questionável no controle da imigração na fronteira com o México e se portou muito mal no massacre na Palestina. Mas o que mais importa agora é barrar a eleição de Donald Trump. E vê-lo ser derrotado por uma mulher, negra, filha de uma indiana e de um jamaicano, não tem preço. A Democracia agradece.

Com sua habitual ironia e sagacidade, o velho Winston Churchill disse: “A democracia é a pior forma de governo, com exceção de todas as demais”.

Por Antônio Carlos de Almeida Castro, kakay

Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

Jovens talentos do futebol são atendidos pelo programa Livro na Mão e Bola no Pé, em Parnamirim

Projeto social atende cerca de 75 estudantes de 7 a 17 anos

O projeto Livro na Mão e Bola no Pé, idealizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Parnamirim, fornece às crianças e jovens, na faixa etária entre 7 e 17 anos, todo material esportivo, uniformes, acompanhamento profissional e campo de futebol com plenas condições para a prática do futebol. A ideia é estimular a prática esportiva, estimular novos talentos e incentivar também os estudos.

“Dividimos as turmas por faixa etária, como a categoria sub-11 e sub-14. Tudo de graça. Nossa única exigência é que o jovem esteja matriculado na escola, seja ela municipal, estadual ou particular”, explica o ex-jogador Severo Dias, gestor responsável pelo projeto.

Frequentador do projeto há mais de 1 ano, o jovem Nicolas Gabriel, 12 anos, joga na ponta direita. Ele disse que as atividades mudaram sua vida. “Estudo no Carlos Alberto pela manhã e à tarde estou aqui junto com alguns alunos da minha escola. Meus pais também me incentivam muito”, disse.

Felipe Gabriel, 11 anos revela que antes não sabia jogar bola direito. Mas agora, “já melhorei muito as minhas habilidades. Tanto que hoje também jogo pelo Tottenham (uma equipe da cidade). O professor pega no meu pé, mas sei que é para o meu bem”.

O projeto funciona em dois locais: no campo do Potiguar, Centro da cidade, e no Campo do Mamão, em Passagem de Areia. Através do projeto, o professor Severo também acompanha como as crianças estão em casa e na escola. “Aqui a gente cobra a participação na escola, boas notas e, com certeza, a disciplina. Além dos fundamentos do futebol, todos precisam ter boa convivência e ajudar uns aos outros. Nesse sentido, dá para ter uma boa noção de como eles estão em outras áreas ou se algo não vai bem”, disse.

Estudante do Caic, Maxsuel Andrade de 15 anos frequenta o Livro na Mão e Bola no Pé há 2 anos. Ele confirma que melhorou muito e até passou a jogar pelo Abczinho (outra equipe da cidade).

O projeto tem uma importante função social, oferecendo aos jovens no contraturno escolar a prática de esporte, conquistando também a simpatia e reconhecimento das famílias.

“Meus pais gostam que eu participe, porque se eu não estivesse aqui, provavelmente estaria na rua. Quem gosta de futebol e não está aqui, está perdendo muito! Todos são bem-vindos. Aqui é uma família”, reforça Maxsuel.

O sonho profissional

A dupla Kauan Dantas e Thiago Henrique, das escolas Carlos Alberto e Cícero Melo, respectivamente, estão no projeto e querem chegar ao time principal do Flamengo. Para isso, são fieis frequentadores e não perdem um treino sequer. “Melhorei tanto fisicamente quanto mentalmente. Antes, com qualquer esforço, eu ficava cansado. Hoje é diferente. Meus pais também me incentivaram a nunca faltar e sempre acreditar no meu sonho”, disse Kauan.

Já Thiago disse que se não estivesse nos treinos certamente estaria jogando na rua. “Meus pais também gostam muito e me incentivam a perseguir meu sonho: ser jogador do Flamengo. Para quem ainda não participa ou não sabe que o projeto existe, eu digo que venham para cá e acreditem nos seus sonhos. Estamos aqui perseguindo os nossos!” finalizou.

Campo do Potiguar
Segunda e quarta-feira, das 7h30 às 10h e das 14h30 às 16h30; e

Campo do Mamão
Terça e quinta-feira, das 7h30 às 10h e das 14h30 às 16h30.

Corpo de Bombeiros continua buscas para localizar vítima de afogamento em Pau dos Ferros

Foto: Cedida

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte segue realizando intensas buscas para localizar um homem que desapareceu na última segunda-feira (23) após se afogar na barragem de Pau dos Ferros. A operação, que conta com mergulhadores especializados e equipamentos de alta tecnologia, tem mobilizado esforços incessantes desde o momento do incidente, na tentativa de encontrar a vítima o mais rápido possível.

De acordo com os relatos, o homem estava com amigos em uma lancha quando caiu dela e começou a se afogar. Testemunhas presentes no local tentaram prestar socorro, mas não conseguiram resgatá-lo antes que ele submergisse.

A comunidade local tem acompanhado de perto as operações, com esperanças renovadas a cada dia de que o homem seja encontrado. As autoridades reforçam a importância de manter a calma e continuar respeitando as orientações de segurança nas proximidades da barragem. As buscas continuarão até que a vítima seja localizada.

Governo convoca 472 servidores efetivos para saúde do RN; confira

Foto: Divulgação/Sesap-RN

O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (24) a assinatura do termo de ajustamento de gestão (TAG) que permite a convocação de 472 servidores efetivos para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Os 350 enfermeiros e enfermeiras, 121 fisioterapeutas e um técnico em laboratório serão convocados pela Sesap logo após a homologação do TAG, que será apresentado pelo Ministério Público de Contas ao pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A convocação será possível após longo trabalho da Sesap, em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, para firmar os termos do acordo no âmbito do TCE e conquistar uma decisão favorável junto à Justiça Federal.

Os novos servidores – oriundos do concurso realizado em 2018 – vão fortalecer o serviço da rede estadual de saúde pública, substituindo em hospitais e unidades de referência os atuais contratados de forma temporária. Parte dos contratos temporários serão mantidos até meados de 2025, quando a Sesap planeja convocar os servidores do novo concurso planejado para ocorrer no estado.

Tribuna do Norte

Quem não paga imposto tem que voltar a pagar, diz Haddad

Foto: Tita Barros/Reuters

Ministro da Fazenda antecipa, em entrevista à GloboNews, propostas para a segunda etapa da reforma tributária.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antecipou em entrevista à GloboNews, na noite desta quarta-feira (24), as propostas que serão apresentadas ao presidente Lula (PT) no debate sobre a segunda etapa da reforma tributária, no segundo semestre deste ano.

Segundo ele, as propostas, agora sobre renda, terão dois caminhos: ampliar o teto de isenção do Imposto de Renda ou reduzir a alíquota de consumo.

“Vamos entregar alguns cenários de como vemos a oportunidade de fazer a reforma para melhorar a distribuição da renda e, se possível, promover ou o aumento das taxas de isenção ou uma diminuição da alíquota do imposto sobre consumo”, disse.

Segundo ele, a tarefa do Ministério da Fazenda é lutar por princípios gerais adequados e modernos, “à maneira como os países desenvolvidos fazem”.

Ele citou também a criação da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, com técnicos que fazem as contas para que deputados e senadores possam tomar decisões a partir de cálculos validados pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

“Isso vai estabelecer parâmetros que fazem com que a decisão política se torne mais segura”, afirmou.

Sobre o orçamento fiscal para 2025, o ministro voltou a falar sobre a dívida de R$ 200 bilhões deixada pelo governo anterior. Disse também que a meta de alcançar o déficit zero este ano não foi alcançada porque o Congresso não aprovou o fim da desoneração da folha de pagamento de 17 setores e de municípios e do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).

“Se a Medida Provisória que encaminhamos ano passado tivesse sido aprovada na íntegra, eu diria com grau elevado de confiança que iríamos atingir o objetivo de equalizar as contas primárias”, opinou.

Haddad disse que é legítimo o debate sobre as regras atuais de vinculação orçamentária e reforçou que existem muitos estudos técnicos do governo em torno disso.

“Vamos entregar um orçamento fiscal para o ano que vem bastante consistente, com base no trabalho que vem sendo feito desde o ano passado”, prometeu. “Como o presidente Lula não cansa de frisar: vamos fazer o que for necessário para colocar o país em ordem e com justiça social. Não queremos prejudicar o crescimento, não queremos prejudicar os mais pobres, o pobre tem que estar no orçamento, mas quem não paga imposto, tem que voltar a pagar. Senão a gente não equilibra as contas”.

No Rio de Janeiro para participar do G20, o ministro defendeu a taxação dos mais ricos para financiar o combate à fome no mundo, principalmente em países com renda muito baixa.

Admitiu, no entanto, que esse é um longo debate e uma ideia que terá desdobramentos como perspectiva importante do ponto de vista humanitário.

Em relação ao imposto sobre herança, alvo de críticas de Lula nesta semana por ser de apenas 4%, Haddad afirmou que essa é uma questão estadual que deverá ser tratada pelos governadores junto ao Senado.

Folha de S. Paulo

Assaltantes são presos e polícia recupera celulares roubados e motocicleta em Parnamirim

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Dois assaltantes foram presos e a polícia recuperou celulares roubados, motocicleta e um simulacro em Parnamirim, na Grande Natal, na noite de quarta-feira (24). Segundo informações da polícia, após roubarem vários aparelhos telefônicos em Nova Parnamirim, uma a equipe seguiu as pistas dos criminosos, e nas ruas do Parque Industrial os assaltantes perderam o controle da motocicleta e tentaram fugir a à pé deixando para trás os objetos.

Ainda de acordo com os agentes de segurança, foi realizado um cerco com apoio de viaturas da Rádio Patrulha, da Força Tática, do 5º Batalhão e da Guarda Municipal que também vieram em apoio. Os dois criminosos foram capturados dentro dos quintais de duas residências.

A equipe do 3º Batalhão de Polícia Militar foi responsável pelas prisões. Ambos os detidos já possuíam antecedentes criminais.

Ponta Negra News