George Soares toma posse como novo conselheiro do Tribunal de Contas do RN

George Soares tomou posse como novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira, 17. O novo conselheiro ocupa a vaga deixada em aberto com a aposentadoria de Tarcísio Costa, ocorrida em maio de 2024. A cerimônia de posse contou com a presença de familiares e autoridades e foi realizada no Plenário da Corte de Contas.

Em seu discurso de posse, o conselheiro George Soares reafirmou o compromisso com a transparência e boa utilização dos recursos públicos. “Este é o momento que marca o início de uma nova etapa na minha vida pública, repleto de desafios e oportunidades para contribuir com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos. O TCE-RN é uma instituição de grande importância, com autonomia e independência funcional. É meu compromisso inabalável atuar com isenção, impessoalidade e transparência. A função de controle externo exige o compromisso de atuar para que cada real do orçamento público seja aplicado com eficiência e economicidade”, afirmou.

O presidente do TCE, conselheiro Gilberto Jales, destacou o papel dos tribunais de contas e deu as boas-vindas ao novo membro da Corte. “A sua experiência vai contribuir em muito com esta Casa, sempre buscando o melhor para a sociedade potiguar”, afirmou. A governadora Fátima Bezerra exaltou as qualidades de George Soares. “Não tenho dúvidas que sua atuação será muito importante para que os recursos públicos sejam aplicados com transparência e em prol do bem do RN”, ressaltou.

O conselheiro Poti Júnior fez a saudação ao novo colega, representando todo o colegiado, e exaltou a capacidade de George Soares para desempenhar o papel de julgador na Corte de Contas. “Vossa excelência saberá, na qualidade de contador, com força de vontade e consciência, cumprir a função de julgador. Corre em suas veias o sangue do bem servir e, após tantos anos de Parlamento, saberá seguir os princípios da razoabilidade e segurança jurídica, pois conhece os meandros da administração pública”, disse.

Estiveram presentes a governadora Fátima Bezerra; o vice-governador, Walter Alves; o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Amílcar Maia; o deputado estadual Kleber Rodrigues, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira; o controlador-geral de Natal, representando o prefeito Álvaro Dias, Rodrigo Ferraz Quitude; o presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva; o presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos TCs, Luiz Antônio Guaraná; o deputado federal, Robinson Faria; além de deputados estaduais e outras autoridades.

Deputado estadual em seu quarto mandato, George Soares foi escolhido pela Assembleia Legislativa por meio de uma votação em que alcançou 12 votos, sendo o indicado daquela Casa para a vaga. A Constituição Estadual estipula que quatro das sete vagas de Conselheiro do Tribunal de Contas sejam escolhidas pelo Poder Legislativo, ocorrendo nova indicação sempre que houver vacância.

Nascido em Natal, George Montenegro Soares graduou-se em Ciências Contábeis pela UFRN e obteve especialização em Gestão de Empresas e Pessoas pela UNP. Sua família tem origens em Assú, município onde cresceu antes de se mudar para a capital. É filho do ex-deputado Ronaldo Soares e de Rizza Montenegro, e pai de duas filhas, Stella e Laura.

Em 2010, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, cargo para o qual foi reeleito em 2022, alcançando seu 4º mandato consecutivo. Ao longo de sua carreira legislativa, atuou como relator do Orçamento do Estado em 2016 e assumiu a presidência da Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) em 2017. No mesmo ano, foi reconhecido como parlamentar do ano pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Em 2022, ocupou a presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

Acesse a cobertura fotográfica completa no link: https://flic.kr/s/aHBqjBA72M

www.costabrancanews.com

Um americano normal, típico e o guarda da esquina

Donald Trump sofre atentado em comício na Pensilvânia
Donald Trump sofre atentado em comício na Pensilvânia – Foto: reprodução

Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay.

“Já vem o peso do mundo
Com suas fortes sentenças.
Sobre a mentira e a verdade
Desabam as mesmas penas.
Apodrecem nas masmorras, juntas,
A culpa e a inocência.”
Poema Romance LI ou das Sentenças, Cecilia Meireles

Em um primeiro momento, foi impossível não pensar no estranho e obscuro episódio da facada em Juiz de Fora. Um  ex-presidente americano, candidato dos Republicanos à Presidência dos  EUA em 2024, exibindo-se como herói, punho fechado, rosto e peito se oferecendo como alvo, apenas 10 segundos após os tiros, com a bandeira americana ao fundo e sendo segurado no alto por seguranças, parecia uma imagem montada de uma propaganda de campanha. Uma facada ianque. Mas o desenrolar das investigações indica que houve sim um atentado. O  atirador, um lobo solitário, errou o alvo e atingiu, de relance, na orelha, o candidato Trump. Acertou, precisamente, a Democracia.

Tudo é assustador nesse episódio. Mas o que mais impressiona, e preocupa, até agora, é a definição do jovem terrorista que atentou contra a vida de um ex-presidente americano. A imprensa o define como um jovem dócil, sem passado de violência, gentil com os amigos, que fez um curso médio com louvor, embora muito jovem, e sem histórico de participação em atividades extremistas. Esse jovem frequentava cursos de tiro. A arma que usou, um fuzil AR-15, foi comprada pela família em uma loja regular que vende armas indiscriminadamente. Ele mantinha em seu carro explosivos, também comprados legalmente, e usava uma camiseta que fazia apologia às armas. Ou seja, um americano médio, normal.

Esse atirador, que foi morto logo após o atentado, era fruto de uma onda de extrema direita que assola o mundo. O ex-presidente, alvejado por ele, sempre desprezou a Democracia. Com recorrência, incita, pública e oficialmente, a violência. Incentivou o ataque ao Capitólio, tentou derrubar a Democracia, falou, aberta e despudoradamente, contra a legalidade das eleições nas quais ele foi derrotado, não aceitou o resultado das urnas eainda apoiou e insuflou o golpe contra o Estado democrático de direito.

Vejam! Estou falando do ex-presidente dos EUA e não do seu seguidor tupiniquim. É nesse ambiente que florescem os “homens de bem”, frequentadores dos cultos em reverência aos deuses estranhos e que, depois, saem fortemente armados para atentar contra a vida, até de um ex-presidente da República.

Esse dramático e grave episódio me remete a outro, também da extrema direita. Em 1968, em meio à sangrenta e cruel Ditadura militar no Brasil, os generais resolveram baixar aquele que seria um dos mais terríveis golpes na Democracia: o AI-5. Conta a história que o então vice-presidente da República, Pedro Aleixo, instado a assinar o ato, negou-se. O General que o procurou argumentou que ele poderia confiar, pois a concentração de poder estaria nas mãos dos generais e que o vice-presidente conhecia bem todos eles. A resposta do Pedro Aleixo se adequa, ainda hoje, à sanha golpista da direita radical: “General, o que me preocupa não são os generais, mas os guardas da esquina”.

Os  terroristas de 8 de janeiro, o bolsonarista que matou o petista no dia do aniversário, o jovem que atirou e acertou a orelha de Trump, todos esses, insuflados pelo ódio e pela violência da extrema direita, são os “guardas da esquina” que atentam contra o Estado democrático de direito.

Remeto-me ao poeta Augusto dos Anjos, no poema Versos Íntimos:

“Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem,que, nesta terra miserável,
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.”

Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

Parnamirim conquista top 10 no Índice de Progresso Social no RN

Parnamirim alcançou o top 10 no Índice de Progresso Social (IPS Brasil 2024), entre os municípios do RN. O ranking avalia a qualidade de vida nos estados brasileiros e no Distrito Federal, abrangendo todos os 5.570 municípios do país. Parnamirim alcançou pontuação total de 63,54, ficando a frente de Mossoró, que registrou a 28ª colocação.

O bom posicionamento da cidade é fruto de iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Parnamirim em diferentes áreas. Na segurança, a criação da Guarda Municipal, a Central de Operações Integradas (COI) e a instalação de iluminação em LED por toda a cidade, são alguns exemplos de melhorias que têm contribuído para ao bem-estar dos cidadãos.

O setor de habitação também merece destaque, com a entrega de 1.300 apartamentos nos empreendimentos Irmã Dulce e Ilhas do Caribe, proporcionando moradia digna e acessível para muitas famílias. O IPS é uma ferramenta desenvolvida por cientistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, que analisa mais de 50 indicadores sociais e ambientais para atribuir uma nota média a cada localidade. 

IPS Brasil avalia três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades, cobrindo 12 componentes como moradia, saúde, educação, segurança e liberdades individuais.

RN é o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste com maior redução da violência

O Rio Grande do Norte foi o segundo estado do país e o primeiro do Nordeste que mais reduziu a violência entre os anos de 2022 e 2023. Este é o dado mais recente do estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, publicado nesta quinta-feira (18) no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024.

Segundo o anuário, o RN conseguiu reduzir em 13,9% a taxa de mortalidade, ficando atrás apenas de Rondônia, que atingiu uma redução de -14,2. O Paraná foi o terceiro, com queda de -12,8%.

Em números absolutos, 1.212 pessoas foram vítimas de mortes violentas intencionais (MVI) em território potiguar no ano de 2022, contra 1.043 mortes registradas ao longo do ano passado, ou seja, 169 vítimas a menos (-13,9%).

O MVI inclui todo os casos de homicídio doloso, feminicídio, morte em decorrência de confronto com agentes de segurança pública, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

O FBSP

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos cujo objetivo é construir um ambiente de referência na área da segurança pública. Integrado por policiais, gestores públicos, pesquisadores, ativistas e operadores do sistema de Justiça, contribui para a transparência de informações sobre violência e na prospecção de políticas de segurança, além de pleitear a segurança pública enquanto direito social fundamental.

Confira mais fotos abaixo!

Parnamirim: novo pacote de obras vai asfaltar 11 vias em seis bairros da cidade

A previsão é que os serviços sejam executados no Parque das Nações, Jardim Planalto, Emaús, Liberdade, Nova Parnamirim e Rosa dos Ventos.

A Prefeitura de Parnamirim vai asfaltar mais um conjunto de vias públicas da cidade. De acordo com o projeto básico, executado pela Secretaria de Obras Públicas e Saneamento, as ruas contempladas serão:
– Avenida Prefeito Milton Dantas de Medeiros, no Parque das Nações;
– Complemento da Rua Neilza Gomes de Figueiredo, em Jardim Planalto;
– Rua Perimetral Nossa República, Liberdade;
– Rua Perimetral Nosso Refúgio, Liberdade;
– Rua Francisco Assis de Oliveira, (entrada dos condomínios Villares e Jardine), Liberdade;
– Rua Cláudio Manoel da Costa (lateral do Ginásio), Liberdade;
– Rua José Bonifácio (Escola João Gomes), Liberdade;
– Rua da Saudade (lateral do Superfácil Atacado), em Emaús;
– Complemento da Rua Aníbal Brandão, Nova Parnamirim;
– Rua Nísia Floresta, Nova Parnamirim; e
– Complemento da Rua Oscar Ramalho de Farias, em Rosa dos Ventos.

A licitação só foi possível graças à sanção do prefeito Rosano Taveira da Lei nº 2.526/2024, que otimiza recursos do Financiamento à Infraestrutura ao Saneamento (Finisa) para a execução de obras importantes de pavimentação, ocorrida na última quinta-feira (11). Apenas neste novo pacote de obras, os 6 bairros receberão um investimento da ordem de R$5,5 milhões. A sessão de abertura de propostas está marcada para o dia 02/08.

Corpo de Bombeiros do RN combateram 706 incêndios no RN em 2024

Foto: Cedida

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) registrou 706 combates a incêndios somente no primeiro semestre de 2024. Um número 26% menor que no mesmo período de 2023 quando foram registrados 954 incêndios em todo o Estado. Do total deste ano, foram 193 incêndios em vegetação, seguido dos incêndios em edificações que registraram 165 ocorrências.

Segundo o comandante-geral, coronel Luiz Monteiro, os números de ocorrências atendidas representam que a população vem tomando consciência cada vez mais através de nossas campanhas de prevenção. “Diariamente estamos com bombeiros em escolas, empresas, redes sociais e na imprensa em geral dialogando e mostrando à população cuidados básicos que devem ser tomados para evitar o pior”, disse o comandante.

Ainda segundo ele, os cuidados em casa com revisões de rede elétrica, revisões dos veículos e não queima de vegetações podem reduzir ainda mais esse número. “Todos podem colaborar e evitar mortes, perdas de estruturas e financeiras. É nossa missão preservar a vida, o meio ambiente e o patrimônio”, concluiu.

O CBMRN está presente em 10 cidades polos potiguares: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Assu, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos. A população pode acionar os militares pelo número de telefone 193.

Eraldo faz o maior evento de pré-campanha no Novo Amarante

O pré-candidato à Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, realizou nesta quarta-feira o maior evento de pré-campanha no bairro Novo Amarante. Uma multidão deixou o espaço pequeno para o terceiro encontro de uma série de dez que serão realizados nos polos a fim de ouvir a população para construção participativa do seu plano de governo. O evento realizado na noite desta quinta-feira reuniu apoiadores, parlamentares e correligionários, demonstrando o crescente apoio à pré-candidatura de Eraldo.

Este encontro faz parte de uma estratégia ampla para envolver diferentes segmentos da sociedade na formulação de propostas que atendam às necessidades da população. Como os encontros são distribuídos nos 10 polos, garante que todas as áreas da cidade sejam ouvidas e representadas.

Durante o evento, Eraldo Paiva destacou a importância da participação popular e a necessidade de construir um plano de governo baseado nas reais demandas da comunidade. “Estamos aqui para ouvir cada voz, entender os desafios enfrentados e encontrar soluções que beneficiem a todos”, afirmou.

O deputado federal Fernando Mineiro participou do encontro e enfatizou a capacidade de Eraldo de liderar com transparência e comprometimento. “Pode-se dizer tudo dele, mas não pode dizer que ele não trabalha”, ressaltou.

Eraldo Paiva expressou sua gratidão pela presença e participação de todos, reforçando o compromisso de trabalhar de forma colaborativa para um futuro melhor. “Vamos seguir unidos, com determinação e foco, para construir um projeto que transforme nossa cidade e melhore a vida de cada cidadão”, concluiu.