“Grato de ouvir que ele está seguro”, diz Biden sobre Trump

“Grato de ouvir que ele está seguro”, diz Biden sobre Trump
Foto: CNN via YouTube

Autoridades da campanha e do serviço secreto afirmam que Trump está bem; imagens mostram sangue sobre orelha dele.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), se pronunciou sobre o atentado a tiros contra seu rival nas eleições de 5 de novembro, o ex-mandatário Donald Trump, na noite deste sábado, 13 de julho.

“Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia. Estou grato em saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações.

[A primeira-dama] Jill [Biden] e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por tê-lo colocado em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condená-lo.”, disse Biden em comunicado oficial.

O Antagonista

‘Inaceitável’, diz Lula sobre atentado em comício de Donald Trump

Donal Trump com ferimento após tiros em comício na Pensilvânia — Foto: Rebecca DROKE / AFP
Foto: Rebecca DROKE / AFP

Em uma rede social, presidente afirmou que o ataque deve ‘ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia’.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “inaceitável” o atentado a tiros contra um comício da campanha de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos neste sábado (13).

Em uma publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o ataque “deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política”.

“O que vimos hoje é inaceitável”, escreveu.

Candidato a presidente dos EUA, Donald Trump foi retirado do palco de um comício em Butler, na Pensilvânia, após sons que se assemelham a tiros.

A imagem mostra o que parece ser sangue na orelha de Trump. Segundo o Serviço Secreto dos EUA, ele está seguro e medidas de proteção foram implementadas ao seu redor.

candidato presidencial republicano levantou o punho enquanto foi escoltado até um veículo pelos agentes do Serviço Secreto.

“O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local”, informou o porta-voz da campanha do Partido Republicano.

O promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger, disse que duas pessoas estão mortas, incluindo um aparente atirador, de acordo com jornal The Washington Post.

O Serviço Secreto anunciou que há uma investigação em andamento: “Esta é agora uma investigação ativa e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”.

A Casa Branca divulgou uma nota informando que o presidente e candidato Joe Biden foi informado sobre o incidente envolvendo Donald Trump.

G1

Pelo menos um espectador e o atirador morreram em comício que Trump foi ferido, diz oficial

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

Outra pessoa que estava na plateia está em estado grave.

Um membro da plateia e o atirador morreram após um tiroteio no comício do ex-presidente Donald Trump na Pensilvânia, de acordo com o promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger.

O promotor distrital também disse que Trump vai ficar bem e foi afastado pelo Serviço Secreto dos EUA. O oficial disse que um segundo espectador está em estado grave.

Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a ele.

Trump saiu com um ferimento na orelha e estava sangrando. Ele também gritou de volta para a multidão e ergueu o punho.

Posteriormente, o ex-presidente foi levado para um veículo e retirado do local.

CNN Brasil

Bolsonaro se solidariza com Trump: “Nos veremos na posse”

Foto: Redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para prestar solidariedade ao também ex-presidente Donald Trump após ele ter sido retirado às pressas do palco em que discursava durante comício na Pensilvânia após sons de tiros.

Bolsonaro escreveu: “Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse”.

Segundo o UOL, um porta-voz de Trump afirmou que ele “esta bem”.

O fato envolvendo Donald Trump já ganhou repercussão mundial e os principais veículos já estão divulgando o episódio buscando mais detalhes do que ocorreu.

Tribuna do Norte

Trump é retirado de comício após ouvir barulhos de tiros; ex-presidente foi ferido na orelha

Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

Jornalistas que estavam no local relataram uma série de fortes explosões ou estrondos antes dos agentes do Serviço Secreto correrem em direção a Trump.

O ex-presidente Donald Trump foi retirado do palco em um comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos, neste sábado (13), após barulhos de tiros serem ouvidos no local.

Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a Trump.

Ele saiu com um ferimento na orelha e estava sangrando. Também gritou de volta para a multidão e ergueu o punho.

Posteriormente, o ex-presidente foi levado para um veículo e retirado do local.

De acordo com seu porta-voz, Steven Cheung, Trump está bem.

“O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, disse Cheung em comunicado.

Reações

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu um comunicado inicial sobre o incidente com Trump, de acordo com a Casa Branca.

O presidente da Câmara, Mike Johnson, postou no X, antigo Twitter, que está “orando pelo presidente Trump”, momentos depois de o ex-presidente ter sido retirado do palco após ser ferido em um incidente em um comício de campanha na Pensilvânia.

A presidente da conferência do Partido Republicano, Elise Stefanik, também postou na plataforma, dizendo: “Por favor, ore pelo presidente Trump, sua família e todos os patriotas no comício de hoje na Pensilvânia”.

CNN Brasil

Com recorde de público, Salatiel e Homero oficializam pré-candidaturas, em Parnamirim

Faltou chão no Bouganville, em Parnamirim, para o lançamento da pré-candidatura de Salatiel de Souza e Homero Grec à prefeitura, nesta sexta-feira (12). Com o espaço lotado e recorde de público para o lançamento de uma pré-campanha, muitas pessoas sequer conseguiram entrar.

No palco, a força dos apoios: senador Rogério Marinho, deputado federal General Girão, deputados estaduais Gustavo Carvalho e Taveira JR, o prefeito Taveira, presidente da Câmara Wolney França, foram algumas das presenças registradas, além de vários pré-candidatos. Todos anunciaram que juntos à chapa que representa a direita, os conservadores, a segurança e o progresso para Parnamirim.

Nos discursos, as principais mensagens destacavam a proteção ao povo, o avanço sem retrocesso, a fé na vitória e a força do povo para construir o futuro de Parnamirim.

Salatiel também falou em mudanças e de como está preparado para administrar a cidade:” Eu não quero ser prefeito para falar de problemas, quero ser o prefeito para dar as soluções”.

Confira mais fotos abaixo!

Projeto que amplia licença para pais e cria salário-paternidade avança no Senado

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Atualmente, a licença-paternidade no Brasil é de cinco dias; proposta quer estender licença para até 75 dias.

O projeto de lei que amplia a licença-paternidade de cinco para 60 dias e cria o salário-paternidade avançou no Senado nesta semana. O texto prevê que a extensão da licença-paternidade será gradual, podendo chegar a 75 dias se a empresa participar do Programa Empresa Cidadã. A proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) e agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O texto aprovado na CDH foi um substitutivo da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O relatório da senadora alterou a proposta original, que equiparava a licença-paternidade à licença-maternidade de 120 dias, permitindo que os pais compartilhassem a licença de forma flexível.

No entanto, o substitutivo de Damares propôs uma extensão progressiva da licença-paternidade para reduzir o impacto nos cofres públicos.

O texto estabelece a concessão da licença-paternidade da seguinte forma:

  • 30 dias nos dois primeiros anos de vigência da lei;
  • 45 dias no terceiro e quarto anos;
  • 60 dias após quatro anos de vigência.

Além disso, permanece a possibilidade de estender a licença em até 15 dias para as empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã, permitindo que a licença-paternidade possa alcançar um total de 75 dias.

No Brasil, a licença-paternidade é um direito previsto na legislação trabalhista e previdenciária que permite que o pai tenha um período de afastamento do trabalho para cuidar do filho recém-nascido ou adotado.

A Constituição Federal garante o direito à licença-paternidade para todos os trabalhadores, mas ficou previsto que seria feito uma regulamentação específica para a licença após a aprovação da Constituição, em 1988.

Como essa regulamentação ainda não foi feita, a licença padrão é de cinco dias. Desde 2016, os empregados de empresas que participam do Programa Empresa Cidadã podem estender esse período por até 15 dias adicionais.

Durante o período de licença, o pai tem direito a receber seu salário normalmente, como se estivesse trabalhando. Isso é garantido tanto para empregados do setor privado quanto para servidores públicos. Em casos de parto prematuro ou de nascimento de crianças com alguma condição que demande cuidados especiais, é possível solicitar extensão da licença-paternidade.

Salário paternidade

O projeto também institui o salário-paternidade, que funcionará de maneira semelhante ao salário-maternidade. Os pais receberão uma renda mensal correspondente à sua remuneração integral, inicialmente paga pela empresa e depois compensada pela Previdência Social. Para pais que adotarem crianças, o benefício será pago diretamente pela Previdência.

“A regulamentação da licença-paternidade é um marco histórico e um mandamento constitucional cujo cumprimento não pode mais ser adiado”, afirmou a senadora Damares Alves.

A proposta foi articulada pela presidente da Frente Parlamentar pela Regulamentação da Licença Paternidade, Tabata Amaral (PSB-SP), articulou com os autores de outros projetos relacionados à licença para que textos idênticos fossem apresentados tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado

“A licença-paternidade no Brasil é menor que o carnaval. Precisamos colocar no centro do debate um tema que foi esquecido e deixado de lado no Congresso pelos últimos quase 40 anos é histórico. Ampliar a licença-paternidade significa mais igualdade, desenvolvimento e é do interesse de todas as famílias”, enfatizou.

R7