Skip to main content

Ultradireita: a humanidade ameaçada

Por Kakay 

“Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior. E pior, e pior…”. – Ulysses Guimarães Outro dia, em um dos vários grupos de que faço parte –sempre prometo sair de alguns e não consigo–, critiquei, lamentando, o recrudescimento do direito penal no Brasil com os projetos que tramitam no Congresso Nacional.

Constatava o que para mim era óbvio: com o fortalecimento da ultradireita, no país e no mundo, viveremos uma realidade na qual os direitos humanos e as garantias individuais serão objeto de escárnio pela maioria. E, em uma democracia como a que vivemos, essa tal maioria banca o jogo e dá as cartas.

Vejo, com grave preocupação, uma razoável parte da dita esquerda democrática sucumbindo às teses punitivistas para continuar no jogo com um olhar politiqueiro e sem nenhuma densidade ideológica ou humanista. Comentei que estava cada vez mais difícil advogar no direito criminal. Recebi uma resposta interessante de um companheiro. Ele defendia que, com o endurecimento do processo penal, os advogados terão mais e mais clientes, devido a essa onda de punir para dar exemplo de moralidade a uma sociedade ávida por conceitos que rasgam todos os princípios humanitários.

É sempre difícil fazer entender o embate entre barbárie e civilização. Não vejo o direito penal sob o prisma das oportunidades de trabalho para o criminalista, embora entenda quem assim o faz. Minha visão procura ser sempre sob a perspectiva dos que sofrem e sofrerão a mão pesada do Estado punitivo. É disso que trata a tensão permanente que permeia a política, cada vez mais dura, no enfrentamento da fúria punitiva que embala a direita mundial. Com essa onda política extremista, no Brasil e no mundo, nós estaremos progressivamente pregando no deserto.

A pauta de costumes e a necessidade de acabar com garantias no âmbito criminal vão ser a tônica destes tempos que se anunciam brutos. Uma das perplexidades que assola quem ainda quer pensar sobre a ótica das garantias individuais é a de como manter uma coerência humanista e competir com as teratologias desse crescente movimento ultradireitista. Hoje, a moda é posicionar-se abertamente, com a arrogância própria da ignorância, contra os direitos dos menos favorecidos, das minorias, dos negros, dos imigrantes e das mulheres.

Enfim, ser contra a humanidade estrito senso dá voto e prestígio. Ser contra a inclusão social passou a ser chique em boa parte não só da sociedade, mas dos representantes políticos que adoram arrotar que o crescimento do pensamento direitista é o que interessa, pois mantém os privilégios dessa casta. Sim, é disso que se trata. Essa gente resolveu assumir que é necessário mesmo aumentar o fosso para que não seja possível o acesso dos invisíveis a uma vida digna, com o pressuposto que o mundo não comporta tanta gente dividindo o mesmo espaço. Na verdade, sempre foi meio assim, mas me parece que, agora, há uma determinação de mostrar que é necessário excluir os que pensam que é possível defender direitos para todos. Nós, democratas, viramos leprosos nesse mundo que se anuncia. A resistência tem que ser contínua e deve passar, quero crer, por uma certa mudança nos nossos embates. A divergência com o pensamento bárbaro da extrema-direita, muitas vezes fascista, é uma consequência lógica do nosso jeito de estar no mundo. Mas penso que é necessária uma reflexão sobre os que, em tese, estão do mesmo lado da trincheira.

A postura de sempre ceder para sobreviver politicamente está, em muitos momentos, fortalecendo a barbárie. Há uma falta irritante de pensamento crítico. A opção pelo desprezo aos direitos humanos na área criminal –sim, é disso que se trata– parece ser uma batalha já ganha pelos que defendiam a tese de que nós somos defensores de bandidos e que bandido bom é bandido morto. Antes de enfrentar os nossos velhos e conhecidos opositores, faz-se necessário voltarmos para uma definição de postura dos que, teoricamente, terçam espadas conosco pelo bom combate. É preciso uma reflexão sobre como nos posicionarmos.
Se a ultradireita está crescendo assustadoramente e se assumindo com um orgulho desdenhoso, o nosso recuo não estará fazendo o jogo da barbárie? Sempre defendi que temos que estar do lado da civilização e não podemos adotar os métodos daqueles que combatemos –pois, senão, teremos perdido a batalha que interessa. É um pouco o que estamos vivendo neste momento dramático de Trump, Le Pen, Milei, Bolsonaro e que tais. Não devemos pensar em manutenção política, o que me parece estar em jogo é muito mais. É a sobrevivência civilizatória. É disso que se trata e cabe a cada um dar um passo à frente. Sempre nos lembrando de Ernest Hemingway:

“–Quem estará nas trincheiras ao teu lado? “–E isso importa? “–Mais do que a própria guerra”.

www.poder360.com.br

PIX por aproximação deve começar em fevereiro de 2025, diz BC; veja datas e como vai funcionar

Banco Central também vai permitir que os clientes não precisem mais sair do ambiente de compras online, em e-commerces, para realizar o pagamento por PIX. Foto: EBC.

O Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional anunciaram novas diretrizes para o sistema Open Finance, que incluirão a possibilidade de pagamento por aproximação utilizando o PIX. As novas funcionalidades estarão disponíveis ao público a partir de fevereiro de 2025.

Cronograma de implementação

  • 31 de julho de 2024: Regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR);
  • 14 de novembro de 2024: Início dos testes em produção;
  • 28 de fevereiro de 2025: Lançamento do produto para a população geral.

Além do PIX por aproximação, as novas regras permitirão que os clientes realizem pagamentos em e-commerces sem sair do ambiente de compra online. No final de julho, o BC publicará normas detalhadas sobre como as instituições financeiras devem proceder para viabilizar esses serviços. Em novembro, as instituições começarão a testar as funcionalidades para garantir a segurança das operações.

Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), explicou que os clientes poderão utilizar os novos recursos após cadastrarem-se em uma instituição participante do Open Finance e habilitarem as funções em suas carteiras digitais.

“O que precisa ser testado é esse novo modelo, justamente para garantir uma experiência fluída para os clientes quando for lançado em fevereiro”, afirmou Janaína. Ela destacou que novos protocolos de comunicação foram criados para assegurar a segurança dos processos, especialmente na identificação dos clientes.

As novas diretrizes têm três principais objetivos:

1. Simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com PIX;
2. Ampliar o número de instituições obrigadas a participar do Open Finance;
3. Estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

O BC explicou que as mudanças no Open Finance reduzirão etapas nos pagamentos por plataformas online e disponibilizarão o PIX nas carteiras digitais. “A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o PIX, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira”, destacou o BC em nota.

Além disso, as novas regras tornarão obrigatória a participação de mais instituições financeiras no Open Finance, abrangendo todas as entidades com mais de 5 milhões de clientes. Isso aumentará a base de clientes que podem compartilhar seus dados entre as instituições, passando de 75% para 95%.

“O Open Finance já é uma realidade. Daqui 10 anos, vamos olhar para trás e ver como esse ecossistema mudou a realidade de pagamentos”, garantiu Otávio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central.

Veja a nota do BC na íntegra

“O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional decidiram criar novas regras do Open Finance visando (a) simplificar a jornada de iniciação de pagamentos com Pix, inclusive a para a realização de pagamentos por aproximação, (b) ampliar o escopo de instituições que serão obrigadas a participar do ecossistema do Open Finance e (c) estabelecer a estrutura definitiva de governança do Open Finance.

Em relação à simplificação da jornada de iniciação de pagamentos, as novas regras do Open Finance irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira.

As novas regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, passando a abranger instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como por exemplo investimento e operações de câmbio. Com isso, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do SFN.

O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance pavimentando o seu desenvolvimento mais rápido. Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.

O Open Finance já permite que os consumidores brasileiros tenham acesso a múltiplos benefícios advindos de soluções criadas pelas instituições participantes, a exemplo de agregadores e gerenciadores financeiros; oferta de crédito mais barato; maior facilidade para portabilidade de crédito e de salário; economia com cheque especial; oferta de melhores oportunidades de investimentos.

A partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas essas soluções e informações em um único aplicativo, facilitando ainda mais a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços financeiros.

O Open Finance é um ecossistema que funciona em prol do empoderamento do cliente, do aumento da competição, da eficiência e da inclusão financeira.”

www.opoti.com.br

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante avança com importantes obras de pavimentação na comunidade de Serrinha e no bairro Golandim

Nesta terça-feira (03), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, sob a gestão dedicada do Prefeito Eraldo Paiva, deu um importante passo para o desenvolvimento urbano e melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade de Serrinha e do Bairro Golandim. A prefeitura emitiu a ordem de serviço para a pavimentação da Rua João de Araújo Souza e da Rua do Campo, duas vias cruciais para a mobilidade e acessibilidade na região.

As obras de pavimentação são uma resposta às demandas da comunidade, refletindo o compromisso da gestão atual com a infraestrutura e bem-estar dos cidadãos. A pavimentação dessas ruas vai facilitar o trânsito, melhorar a segurança e valorizar os imóveis locais, além de proporcionar maior conforto aos moradores.

Além disso, o Prefeito Eraldo Paiva e sua equipe celebraram a inauguração de seis ruas pavimentadas no Bairro Golandim, um marco significativo para a localidade. As ruas inauguradas são:

Travessa Coronel Estevam;
Travessa Sapucaí;
Travessa Aluízio Alves;
Travessa São Tomé;
Travessa Boa Vista;
Rua Parque das Colinas.

“Essas obras são fruto de um trabalho contínuo e dedicado da prefeitura, que não mede esforços para atender as necessidades do nosso povo. As novas pavimentações vão promover maior fluidez no trânsito, reduzir a poeira e a lama, e garantir mais segurança.” disse o Prefeito Eraldo.

A gestão tem se destacado pela implementação de projetos que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura urbana de São Gonçalo do Amarante. Essas ações são parte de um plano estratégico maior que busca transformar a cidade em um lugar melhor para se viver, com mais qualidade de vida e oportunidades para todos.

URGENTE: ex-presidente da OAB sofre tentativa de homicídio; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução Video
Foto: Reprodução Video

Na manhã desta sexta-feira (5/7), a capital mato-grossense foi palco de um crime chocante que repercutiu profundamente entre os profissionais da justiça e a população local. Renato Nery, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Mato Grosso, foi vítima de uma tentativa de homicídio bem em frente ao seu escritório, situado na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá.
O momento do ataque foi quando Nery estava saindo de seu carro. A cena, rápida e violenta, deixou os transeuntes em estado de choque. Renato Nery, aos 72 anos, foi atingido por sete tiros, com um deles atingindo sua cabeça, segundo informou a Polícia Militar do estado. Ele foi imediatamente socorrido e encaminhado para um hospital particular, onde se encontra em atendimento. O atual estado de saúde do advogado ainda não foi oficialmente informado.

Resposta das autoridades

Diante deste ato estarrecedor, a OAB-MT não demorou a se pronunciar. Através de uma nota oficial, a organização declarou que já está em contato direto com as autoridades de segurança pública para acompanhar os desenvolvimentos e investigações dessa tentativa de homicídio assombrosa. Existe uma expectativa e demanda alta por respostas rápidas e efetivas por parte do sistema de justiça do estado.

VEJA VÍDEO NO LINK ABAIXO!

https://x.com/metropoles/status/1809266547350814762?s=46&t=-oA57aby-FJnP_j489RmgQ

Terra Brasil Notícias 

Festa de Sant’Ana exige cuidados com a rede elétrica

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

Neoenergia Cosern reforça orientações de segurança para organizadores dos festejos e devotos da padroeira de várias cidades potiguares.

Começou a contagem regressiva para a Festa de Sant’Ana, padroeira de várias cidades potiguares. Em Currais Novos e Caicó, no Seridó, o evento religioso e social mobiliza mais de 150 mil pessoas ao longo de 10 dias, incluindo novenas, feirinhas de gastronomia e artesanato, desfiles cívicos, corridas de rua e o grande encerramento: a procissão. Para que tudo ocorra com segurança, a Neoenergia Cosern lembra aos organizadores, comerciantes e pessoas diretamente envolvidas nas festividades em torno da Avó de Jesus que é necessário ficar atento a alguns procedimentos.

“É muito importante recebermos, o mais cedo possível, dos responsáveis pelas procissões um ofício detalhando o percurso e as especificidades dos trios elétricos utilizados, principalmente no tocante à altura”, ressalta Kattielly Lima, supervisora da Neoenergia Cosern no Seridó. “De posse dessas informações, nossas equipes realizam uma inspeção minuciosa na rede elétrica e em cabos de telecomunicações para eliminar qualquer risco ao deslocamento das pessoas e dos veículos. Outro detalhe importante é que só com o “OK” da Neoenergia Cosern o Corpo de Bombeiros pode emitir a liberação do evento”, complementa.

De acordo com José Gomes, gerente de Operações da distribuidora no Seridó, serão inspecionados cerca de 20 quilômetros de redes de baixa e média tensão em Currais Novos, Caicó e Santana do Matos – cidade da região Central que também realiza procissão no dia 26 de julho. “Nós também inspecionamos cuidadosamente transformadores, postes e circuitos que levam energia aos locais onde são montados palcos e os vários eventos da Festa de Santana”, explica José Gomes.

Na inspeção, são utilizados veículo equipados com câmeras de termovisão, uma tecnologia que identifica possíveis pontos de calor nos equipamentos do sistema elétrico (cabos, transformadores, subestações, por exemplo) e auxilia na correção de possíveis defeitos. Controladas por dois eletricistas por meio de um sistema que imita um joy stick instalado no interior do veículo, as câmeras fazem leituras termográficas e uma central instalada no próprio veículo envia informações para o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em Natal.

Saiba mais sobre a Festa de Sant’Ana
As festividades alusivas à Sant’Ana nas cidades de Currais Novos, Caicó e Santana do Matos foram reconhecidas como patrimônios culturais imateriais do Rio Grande do Norte através do Projeto de Lei 354/2019 aprovado pela Assembleia Legislativa em junho de 2022. Em 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a Festa de Sant’Ana de Caicó como patrimônio cultural do Brasil, “por ser profundamente enraizada na história da cidade, em particular, e do sertão potiguar, em geral”. A devoção por Sant’Ana, em Caicó, remonta ao Século XVIII – mesmo período da formação da cidade. Nos três municípios, os festejos reúnem milhares de pessoas nas programações sociais e religiosas que ocorrem ao longo do mês de julho.

 

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA COSERN

Audiência Pública debate sobre situação da Avenida Olavo Montenegro

 

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (05), por iniciativa do vereador Thiago Fernandes, a Câmara de Parnamirim realizou uma audiência pública para debater as problemáticas enfrentadas na Avenida Olavo Montenegro, com o intuito de assegurar melhorias efetivas e responsabilidade de informação para os parnamirinenses. O evento começou às 9h30, no Plenário Dr. Mário Medeiros e durou cerca de três horas.

A mesa foi composta pelo vereador propositor, Thiago Fernandes; pelo deputado estadual, Rosano Taveira Júnior; pela vice-prefeita de Parnamirim, Kátia Pires; pelo titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Saneamento Básico (SEMOP), Albert Josuá Neto; e contou ainda com a presença do presidente da Câmara, vereador Wolney França, e dos vereadores Gabriel César e Michael Borges.

Durante a audiência pública, foram discutidos os principais problemas da área, incluindo a necessidade da implantação de um sistema de drenagem eficiente e melhoria na segurança, além de soluções para o tráfego intenso, como a troca de lombadas por semáforos de pedestres, criação de proposições e comissões afim de sanar as dificuldades. O secretário municipal de obras, Josuá Neto, fez a apresentação de um projeto que busca viabilizar os problemas enfrentados no local.

O evento também contou com a participação de diversos moradores presentes expondo suas preocupações e sugestões. O vereador Thiago Fernandes destacou a importância da ação para promover um diálogo aberto e transparente entre a população e os representantes do poder público.

Por: www.parnamirim.rn.leg.br

Morre repórter esportivo Levi Araújo

Foto: Reprodução

Morreu, na manhã desta sexta-feira (5), o repórter esportivo Levi Araújo. Ainda não há relatos sobre o que teria causado a morte de Levi.

O repórter trabalhou em várias emissoras da capital, entre elas, Rádio Cabugi, Rural e Poti. 

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol emitiu nota e lamentou profundamente o falecimento do radialista Levi Araújo.

Em sua homenagem, a FNF determinou a realização de um minuto de silêncio nos jogos deste fim de semana no Rio Grande do Norte, pelo Campeonato Brasileiro Séries C e D e Campeonato Potiguar Sub-17.

Por: www.96fm.com.br/