Linhas de ônibus que circulam na Av. João Medeiros Filho serão desviadas a partir desta quinta-feira

Foto: STTU / Josenilson Rodrigues Divulgação

As linhas de ônibus que circulam na Avenida Doutor João Medeiros Filho, trecho próximo ao Rio Doce, na Zona Norte de Natal, serão desviadas a partir desta quinta-feira (4). De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a mudança ocorre em razão de não ser possível passar no trecho em razão da elevação no nível do rio e os danos no pavimento.

As modificações afetam as linhas N-08 (Redinha/Mirassol, via Rodoviária), N-35 (Soledade/Candelária, via Av. Prudente de Morais), N-43 (Nova Natal/Morro Branco, via Midway Mall), N-75 (Parque das Dunas/Alecrim, via Petrópolis) e N-78 (Santarém/Nova Descoberta, via Av. Hermes da Fonseca).

O trajeto das linhas N-08, N-35, N-43 e N-78 muda apenas no sentido Igapó, com as linhas descendo a Ponte Newton Navarro e seguindo direto pela Rua Conselheiro Tristão, entrando na Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e depois na Av. Dr. João Medeiros Filho, de onde seguem o itinerário normal. No sentido Redinha, não há alterações.

A linha N-75 também muda apenas no sentido Igapó, com a linha descendo a Ponte Newton Navarro e seguindo direto pela Rua Conselheiro Tristão, entrando na Av. Moema Tinoco da Cunha Lima e depois na Rua Caminho de Areia, de onde segue o itinerário normal.

O trajeto permanecerá modificado até serem restauradas as condições de circulação no trecho afetado. Para mais informações os passageiros podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156.

www.pontanegranews.com.br

Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se

 O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay
Foto reprodução – O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay

Meu genial Fernando Pessoa precisou, em certo momento da vida, fazer propaganda para ganhar a vida. A que fez para a Coca-Cola- absolutamente fantástica- poderia ser uma definição do  Presidente Lula  quando iniciou sua carreira política. O texto é simples: “Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se”. Era assim que a sociedade brasileira via o Lula, com um certo estranhamento. E era mesmo.

Lembro-me de ter ido pegar um autógrafo do seu livro, no começo da trajetória política, mas já se afirmando como um líder, e ele disse: “não vou autografar Kakay com K e Y, é muito norte-americano”. E mudou meu nome escrevendo Cacai. Pode ter soado estranho, mas, à época, já estava entranhando em todos os cantos. E virou essa lenda viva que mudou o país e fez o Brasil ser respeitado em todos os foros internacionais. O Fernando Henrique tem estatura, cultura, charme e reconhecimento. Eu o respeito. Gosto dele. Mas faltou povo no rumo da prosa psdebista. E povo é o que identifica a trajetória do Presidente Lula.

Nunca tive partido político e detestaria fazer política partidária, mas é preocupante a falta de um nome para ocupar o pós-Lula. O Presidente me disse, na festa de comemoração da diplomação, em dezembro de 2022, na minha casa, que ele não queria mais ter sido candidato e que só foi porque era o único capaz de dar um basta ao governo do fascista que tentava a reeleição. Ou seja, ele foi, docemente, constrangido a ser candidato de novo. Um constrangimento adorável que nos salvou do abismo. Tivesse uma outra gestão  Bolsonaro, o Brasil não conseguiria manter, minimamente, as estruturas democráticas. O bando bolsonarista saqueou o país. Inclusive, e principalmente, com uma determinação histérica de acabar com todos os princípios humanísticos.

O Lula, claramente, tem disposição, saúde, prestígio e o nosso apoio para ser candidato de novo em 2026. O país precisa disso. E vamos ganhar e nos distanciar mais do precipício. Porém, é necessário consolidar e fortalecer novas lideranças. Não pode ser algo gestado da cabeça do Presidente, que é gênio da raça, mas já não dialoga tanto e ouve muito menos. Quando estava no seu auge, tirou o nome da Dilma da cachola -uma mulher preparada, séria, competente e admirável -, mas a falta de políticaresultou em um impeachment covarde, ilegal e inconstitucional, pois não havia crime. Mas é um fato para a história.

Uma das bases estruturantes do crescimento da ultradireita no mundo, e no Brasil, não é diferente: afastar a política do cardápio democrático. O fortalecimento da extrema direita se dá, também, por uma política estruturada na mentira, no ódio e no desprezo pela política. Fazem política pregando desprezá-la. O discurso que consegue abduzir milhões de pessoas tem, em uma de suas fontes, a alienação, o obscurantismo e o fanatismo. Para esse caldo de cultura, tirar a política da mesa é uma estratégia importante. Nada é por acaso. No caso do fascismo, finalizá-la é absolutamente necessário para a manutenção dos grupos de apoio ao terror e à barbárie.

Tenho um olhar de fora, como democrata e observador. Fui advogado de 4 ex-presidentes da República, mais de 90 governadores, inúmeros ministros e senadores e convivo muito com a política. Nos finais de noite, nas mesas do meu restaurante Piantella, mítico e que deixou saudades, na época da redemocratização e das diretas, o ambiente respirava política. O Brasil queria se libertar das trevas. Buscava ar. Fazia política. Recordo-me de que o grande Nizan Guanaes sintetizou aquele período com uma propaganda que definia o movimento. Retratou um prato para baixo, para representar o Senado, e um outro para cima, para representar a Câmara dos Deputados. No meio, 2 copos de champanhe davam o desenho exato do prédio do Congresso Nacional. Emoldurando, a frase que simboliza os tempos que fazem falta: “Piantella: aqui situação é oposição sentam-se à mesma mesa”.

Saudades desse tempo no qual a política era o ingrediente mais forte para o fortalecimento da Democracia. Com o crescimento assustador da ultradireita, em vários lugares, o mundo ficará um lugar inóspito para morar. Mais conservador, mais moralista, mais sectário, com menos política social e com uma divisão mais nítida entre o rico e o pobre. Os invisíveis sociais tendem a ser cada vez mais excluídos. O racismo e a misoginia terão terra própria e adubada para crescerem.

Por tudo isso,precisamos ter uma estratégia para enfrentar o caos que se anuncia. E penso que a direita está crescendo de maneira predatória. É necessário um posicionamento dos democratas e dos humanistas. E, é claro, da classe política. Se deixar só nas mãos do Lula, poderemos andar algumas quadras atrás.

Lembrando-nos do Churchill: “A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”.

Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay

www.ultimosegundo.ig.com.br

Prefeitura de Parnamirim/RN lança programação da tradicional Festa do Sabugo

Foto: Ana Amaral

Evento ocorrerá no Parque Aristófanes Fernandes com uma grande estrutura e a presença de atrações nacionais e locais.

A edição 2024 da tradicional Festa do Sabugo foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (4), no Centro Administrativo, na Cohabinal. O evento, realizado pela Prefeitura de Parnamirim, vai ocorrer de 29 à 31 de agosto, no Parque Aristófanes Fernandes, com a presença de atrações nacionais e locais. 

No local será montada uma grande estrutura com praça de alimentação, internet gratuita em vários locais da festa, posto médico, vacinação, um palco de grandes proporções, equipes de limpeza diária. 

Cerca de 500 profissionais da Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, Bombeiros, Polícia Rodoviária, segurança privada e outros representantes da segurança, estarão garantindo uma festa tranquila, além da estrutura de câmeras e plataformas elevadas para o monitoramento.

O acesso à festa será gratuito, e para intensificar a segurança e tranquilidade do evento, não será possível consumir bebidas em frascos e utensílios de vidro. A festa terá serviço de bar completo, por isso também não será permitido entrar no espaço com bebidas alcoólicas.

A expectativa para este ano é receber cerca de 80 mil pessoas por dia de festa. No ano passado, a Festa do Sabugo movimentou R$ 55 milhões na economia local, atraindo um público estimado em 300 mil pessoas ao longo de todos os dias do evento. 

Confira a programação completa: 

Quinta-feira – 29 de agosto

– Luan Santana

– Luan Estilizado

– Kelvy Pablo

– Zé Hilton

– Selminha Ferrari 

Sexta-feira – 30 de agosto

– Raça Negra

– Ferrugem

– Renno, o poeta

– Cleyton Silva

– Fabinho Miranda

Sábado – 31 de agosto

– Limão com mel

– Matruz Com Leite

– Seu Desejo

-Gabriel de Pádua

– Forró dobrado

‘Enem dos concursos’: governo detalha novo cronograma do CNU nesta quinta-feira

Foto: Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Provas do concurso inédito, com mais de 6 mil vagas em vários órgãos, seriam aplicadas em maio, mas foram adiadas para 18 de agosto por causa das chuvas no Rio Grande do Sul.

O governo federal vai detalhar o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (4), a partir das 10h.

As provas do concurso inédito, organizado pelo Ministério da Gestão, seriam aplicadas inicialmente no dia 5 de maio, mas foramadiadas para 18 de agosto devido à chuva histórica que atingiu o Rio Grande do Sul.

Agora, a ministra Esther Dweck vai informar mais detalhes sobre o cronograma do concurso, além das condições de aplicação das provas, disse o ministério.

O CNU reúne, em um único processo seletivo, 6.640 vagas em 21 órgãos públicos. E os candidatos poderão concorrer a várias dessas oportunidades ao mesmo tempo.

Há vagas em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, e os salários iniciais vão até R$ 22,9 mil.

Mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas na prova, o que é um recorde para concursos públicos, segundo o governo.

Os locais de prova de cada candidato haviam sido informados em abril, mas, após o adiamento do concurso por causa das chuvas, eles poderão sofrer alterações.

Até então, a expectativa era aplicar o exame em 228 cidades brasileiras. Novos cartões de confirmação serão divulgados no dia 7 de agosto, de acordo com o Ministério da Gestão.

Por: g1.globo.com/

Memorial Covid em homenagem às vítimas da pandemia será inaugurado nesta quinta-feira (4) em Mossoró

Foto: Walmir Alves (SECOM/PMM)

Espaço ao lado da Catedral de Santa Luzia será dedicado às vítimas da Covid-19 em cerimônia marcada para às 17 horas.

A Prefeitura de Mossoró realizará nesta quinta-feira (4), a inauguração do Memorial Covid, um espaço construído ao lado da Catedral de Santa Luzia, na avenida Dix-sept Rosado, no centro da cidade. A cerimônia está agendada para as 17 horas e faz parte do programa “Mossoró Realiza”, que visa executar obras e ações em benefício da cidade.

O Memorial Covid é uma iniciativa dedicada a prestar uma homenagem digna às vítimas da pandemia de coronavírus, que começou em 2020 e se estendeu pelos anos seguintes. A lista com os nomes dos homenageados será gerada a partir do sistema oficial de coleta de dados epidemiológicos. A Secretaria Municipal de Saúde fez um chamamento para que os familiares das vítimas autorizassem a utilização dos nomes no memorial, demonstrando o cuidado e respeito pela memória das pessoas impactadas pela pandemia na cidade.

Por: tcmnoticia.com.br/

Mega-Sena 2745: sorteio desta quinta (4) tem prêmio estimado em R$ 170 milhões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Apostadores podem registrar seus jogos até às 19h.

A Caixa Econômica Federal realiza nesta quinta-feira (4) o concurso 2.745 da Mega-Sena, com prêmio estimado em R$ 170 milhões.

O sorteio será realizado às 20h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa.

Como apostar

Para concorrer, os apostadores podem registrar seus jogos até uma hora antes do sorteio, às 19h, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, pelo site ou aplicativo do banco. O bilhete simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Para os jogos feitos pelo site da Caixa, o valor mínimo para apostar na Mega-Sena é de R$ 30, seja para uma única aposta ou mais.

Para fazer uma aposta maior, com sete números, o preço sobe para R$ 31,50, segundo a Caixa.

Outra opção para atingir o preço mínimo é fazer sete apostas simples, que juntas têm o mesmo valor, R$ 31,50.

Bolão

Uma forma de apostar na Mega-Sena, além dos jogos individuais, é formar um grupo para escolher os números, o chamado bolão.

Ao ser registrada no sistema, a aposta gera um recibo de cota para cada participante, que pode resgatar a sua parte do prêmio individualmente.
Os bolões têm valor mínimo de R$ 10 e cada cota deve ser de pelo menos R$ 5, sendo possível realizar um bolão de no mínimo duas e no máximo 100 cotas.
O apostador também pode adquirir cotas de bolões organizados pelas lotéricas. Basta solicitar ao atendente a quantidade de cotas que deseja e guardar o recibo para conferir a aposta no dia do sorteio.

Nesse caso, poderá ser cobrada uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, a critério da lotérica.

Premiação

O prêmio bruto corresponde a 43,35% da arrecadação. Dessa porcentagem:

  • 35% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados (Sena);
  • 19% entre os acertadores de 5 números (Quina);
  • 19% entre os acertadores de 4 números (Quadra);
  • 22% ficam acumulados e são distribuídos aos acertadores dos 6 números nos concursos de final 0 ou 5.
  • 5% ficam acumulados para a primeira faixa — sena — do último concurso do ano de final 0 ou 5 (Mega da Virada).
  • Não havendo acertador em qualquer faixa, o valor acumula para o concurso seguinte, na respectiva faixa de premiação.

Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao Tesouro Nacional para aplicação no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Por: www.cnnbrasil.com.br/

Governo do RN inaugura mais três unidades do IERN no Estado

Foto: Catarina Lima

Mais três unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN) serão inauguradas nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5). Os IERNs integram o Programa Nova Escola Potiguar (PNEP) no eixo de criação de escolas profissionais.

A primeira inauguração, na quinta-feira (04), às 18h, será a do IERN de Jardim de Piranhas, com área de cobertura para 10 municípios da Região Seridó.

Já na sexta-feira (05), a governadora Fátima Bezerra inaugura o IERN de Alexandria, às 10h. Em seguida, às 16h, a chefe do executivo estadual inaugura o IERN de Campo Grande.

A primeira unidade do IERN/Natal foi inaugurada no dia 20 de maio, oferecendo um total de 160 vagas entre os Cursos Técnicos em Química e em Redes de Computadores.

Por: pontanegranews.com.br/