Justiça manda retirar fake news contra Salatiel das redes sociais e identificar autores para punição

A juíza eleitoral Ilná Rosado Motta determinou que a empresa META, controladora dos aplicativos Instagram e Whatsapp, e o denunciado Emerson de Souza Mendonça efetuem a remoção imediata de publicação falsa contra o pré-candidato a prefeitura de Parnamirim, Salatiel Souza.

A magistrada também requisitou que a META identifique o proprietário do perfil do aplicativo Instagram de Mendonça e Whatsapp apontado, para cumprimento de penalidades por notícias sabiamente inverídicas, propaganda negativa e uso de deepfake (montagem), bem como outros agentes que atuaram para espalhar o conteúdo em grupos de WhatsApp.

Salatiel de Souza tem sido vítima de ataques numa pré-campanha recheada de fake news. O processo com decisão parcial deferida nesta sexta-feira (28) foi movido pelo Partido Liberal, que demonstrou publicação de conteúdo odioso e atentatório à honra do pré-candidato da legenda no Município de Parnamirim, com o objetivo de propagar desinformação e mentiras, através de mecanismos de Inteligência Artificial.

A magistrada considerou em sua decisão o potencial para comprometer a normalidade do processo eleitoral e atendeu o pedido de forma liminar, com aplicação de multa diária em caso de descumprimento e identificação dos autores para punição.

Confira a decisão liminar clicando AQUI!

O discurso falso e o beco

Extremistas invadem a Praça dos Três Poderes, em Brasília, durante os atos do 8 de Janeiro de 2023.

Por Kakay…

“Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, este é um criminoso.”
– Bertolt Brecht.
Começa a haver uma cobrança da direita civilizada –sim, ela existe– que, de certa forma, causa um constrangimento. A pergunta que fica sem resposta é: por que somente os “bagrinhos” foram presos e condenados, até agora, pelo 8 de Janeiro? E sempre enfatizam o tamanho das penas, 17 anos, para pessoas aparentemente sem importância na estrutura da organização criminosa que ousou colapsar o Estado Democrático de Direito.
É claro que é possível explicar que, em um processo penal democrático, a acusação deve, obrigatoriamente, respeitar todos os direitos e garantias constitucionais. Em razão dessa regra civilizatória, a ampla defesa faz com que o tempo do processo não seja o mesmo da imprensa e da nossa natural ansiedade. Acostumados com os atropelos processuais, como nas grotescas manipulações da operação Lava Jato, o ritual do cumprimento das garantias é encarado por muitos como desídia.

E o quanto da pena se dá pela gravidade dos tipos penais que comportam punições mínimas muito altas. E, sendo várias imputações, a soma das penalidades, pelo concurso material, mesmo com a fixação do mínimo legal, obrigatoriamente, leva a um número de anos muito elevado. No caso dos processos sobre o 8 de Janeiro, ou é absolvição, ou penas graves. E é necessário explicar que os que foram presos em flagrante –ou logo após a tentativa de golpe– têm necessariamente os processos com ritmo muito mais célere do que os que estavam na organização.

Mas é estranho, reconheço, ver a direita (que, no fundo, apoiou o golpe) usar o argumento de que o dia da infâmia nada mais foi do que o uso do direito à liberdade de expressão. No máximo, aceitam que pode ter havido algum exagero. Como se o cidadão pudesse fazer movimentos para abolir o Estado de Direito em nome da democracia. É uma contradição que eles não conseguem enfrentar. Com a demora na responsabilização dos políticos, dos militares de alto coturno, dos financiadores e da família golpista, cresce a ideia de que algum arranjo foi feito pela elite para que somente os aprendizes de terroristas sejam responsabilizados. E ainda temos que escutar críticas ácidas com a condução do processo no Supremo.

Cresce, cada vez mais, a ideia de que o julgamento na Corte está se dando sem as garantias da plenitude da defesa. É comum os advogados dos réus alardearem que não é respeitado o devido processo legal. Até mesmo os apoiadores golpistas têm que ter respeitado, na sua totalidade, as garantias constitucionais.

O mais constrangedor é ouvi-los discorrer, com a arrogância que a ignorância permite, sobre o direito à ampla liberdade nos Estados Unidos. Arrotam uma liberdade absoluta de expressão citando como exemplo o caso do foragido Allan dos Santos. Esse golpista tem, há tempos, prisão decretada. Porém, os EUA se negam a conceder a extradição sob o argumento de que o que ele fez foi crime de opinião. E, para boa parte dessa direita, mesmo a mais esclarecida, tudo o que ocorre nos EUA é certo, não existe erro e nem abuso no país dos sonhos desse grupo.

E, enquanto trabalham no Congresso Nacional por uma bizarra anistia, controlam a narrativa de que, se não prenderem Bolsonaro e familiares, alguns generais, empresários que financiaram, alguns deputados e senadores, será a comprovação de que não houve tentativa de golpe. Quem assiste à conversa fica com a nítida impressão de que eu estou fazendo a defesa dos golpistas e eles cobrando uma atitude.

E fazem, deliberadamente, uma confusão para provocar. No meio da discussão, perguntam se é verdade que houve um acordo para proteger o senador Sergio Moro. Ou seja, estamos nós, democratas, em posição de desvantagem e perdendo a narrativa sobre uma tentativa óbvia da quebra da instabilidade institucional.

Precisamos encerrar esse círculo para não criar argumentos, ainda que impróprios, aos que, no fundo, apoiaram o golpe e já se sentem à vontade para defender publicamente a ideia de que tudo o que ocorreu foi um exercício do direito de expressão. O discurso falso e fácil começa a ganhar corpo entre os incautos.

Por isso, é primordial apoiar a condução das investigações pela competente e técnica Polícia Federal, cobrar o acompanhamento cuidadoso do Ministério Público e, com o espírito crítico próprio das democracias, exigir que todos os processos, mesmo no Supremo Tribunal, sejam rigorosamente dentro das garantias constitucionais.

Mas sabendo que o tempo corre contra a normalização e que a pacificação deverá vir com a responsabilização dos principais responsáveis pela tentativa de ruptura institucional. É preciso finalizar os inquéritos. Denunciar criminalmente os que tramaram, incentivaram e financiaram a quebra da democracia. Não importa se grupos poderosos se insurgirem contra, com acusações de que o abuso está do lado dos que defendem a estabilidade democrática. Nesse caso, aí sim, estaríamos simplesmente respeitando o direito democrático e civilizatório das pessoas defenderem posições diferentes. Verdadeiramente dentro das linhas previstas na Constituição.
Se perdermos esse momento, será alimentada a ideia de que o golpe ainda pode ser a solução.
Lembrando-nos sempre do mestre Manuel Bandeira, no “Poema do Beco”
“O que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?

“–O que vejo é o beco”.

Fonte: www.www.poder360.com.br

Arraiá Quatrocentão começa no próximo domingo (30) em Macaíba

Foto: Lara Carvalho/ Ponta Negra News

A 25º edição do Arraiá Quatrocentão promete levar uma multidão ao ginásio de esporte Edilson Albuquerque, em Macaíba. A tradicional festa começa no próximo domingo (30) e segue até a quarta-feira (3) de julho.

Serviço

– Quando começa: 30/06 até 03/07
– ⁠ Onde: ginásio de esporte Edilson Albuquerque, em Macaíba
– ⁠ seg a qua a partir das 19h
– ⁠ dom a partir das 18h

Confira a ordem de apresentação:

Domingo 30/05

• 19h15: Brilho da Lua (Natal)
• 20h00: Explosão de Cores (Touros)
• 20h45: Pegada Nordestina
• 21h30: Matuta Potiguar de (Santo Antônio do Salto da Onça)
• 22h15: Junina Sertão (Barcelona)
• 23h00: Ka pra Nóis (Pedro Velho)

Segunda 01/06

• 20h00: Jeito Matuto (Macaíba)
• 20h45: Sertão Junino (Parnamirim)
• 21h30: Flor do Sertão
• 22h15: Estrela Matutina (Monte Alegre)
• 23h00: Luar do Sertão (Bom Jesus)
• 00h30: 100% Ferroviário (Lages)

Terça 02/07

• 20h00: Capuz de Fusca (Macaíba)
• 20h45: Cristão Matuto
• 21h30: Arrocha o Milho
• 22h15: Junina São João (Parque dos Coqueiros)
• 23h00: Quinta São João (Nova Natal)
• 23h45: Brejo de Ouro (Brejinho)
• 00h00: Zé Matuto (Nova Natal)

Quarta 03/07

• 20h00: Rei do Baião (Cidade da Esperança)
• 20h45: Encanto Matuto (Parnamirim)
• 21h30: Coração Nordestino (São Gonçalo do Amarante)
• 22h15: Loucura Junina (São Gonçalo do Amarante)
• 23h00: Padre Piná (Mãe Luiza)
• 23h45: Coração Matuto (Mãe Luiza)
• 00h30: Brilho Matuto (Nova Natal)
• 01h15: Balão Dourado (Conjunto Pajuçara)

Por: pontanegranews.com.br/

Pré-candidatos devem deixar programas em rádio e TV a partir de domingo

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Descumprimento da regra pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura e a aplicação de multa.

A partir deste domingo (30), os pré-candidatos das Eleições Municipais de 2024 que são apresentadores de rádio e TV devem se afastar dos seus programas. A obrigação está prevista na Lei das Eleições. De acordo com a legislação, 30 de junho é a data a partir da qual “é vedado às emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato”.

O descumprimento da regra pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura e a aplicação de multa para a emissora, caso o pré-candidato seja escolhido em convenção partidária.

Apesar da determinação, os pré-candidatos não estão impedidos de aparecer na mídia no período que antecede a campanha eleitoral. Eles podem ser entrevistados e participar de lives na internet. No entanto, os candidatos indicados pelos partidos só poderão pedir votos a partir de 16 de agosto, quando começa a propaganda eleitoral.

A legislação eleitoral também estabelece que, a partir de 6 de agosto, é proibido às emissoras de rádio e TV, na programação normal e no noticiário, divulgar nome de programa que se refira ao candidato escolhido em convenção, mesmo que o programa já existisse anteriormente. Programas com o nome escolhido para constar na urna eletrônica também são proibidos.

Entre 20 de julho e 5 de agosto, é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras e ao cargo de vereador. Após as candidaturas serem definidas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

A propaganda gratuita no rádio e na TV será exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno, começando em 30 de agosto e encerrando em 3 de outubro.

Por: www.campograndenews.com.br/

Alok se apresenta nesta sexta (28) com 300 drones na Estação das Artes

Foto: Reprodução

Os equipamentos em conjunto devem performar com símbolos e palavras que remetem ao São João.

O cantor desembarcou em Mossoró no Aeroporto Dix-sept Rosado por volta das 3h da manhã. A equipe já havia chegado antes para testes dos equipamentos.

Essa é a primeira vez que o Dj se apresenta em Mossoró. A expectativa é que os drones sobrevoem a multidão, atravessando o palco e alcançando o artista.

Segundo a empresa Flyworks, responsável pelos drones, o espetáculo programado para Mossoró será o maior já realizado em uma festa de São João.

Os equipamentos em conjunto devem performar com símbolos e palavras que remetem ao São João.

A apresentação acontece nesta sexta (28), no último dia de shows na Estação das Artes.

Por: tcmnoticia.com.br/

Velocista potiguar surpreende com prata nos 100m rasos do Troféu Brasil e conquista vaga para Paris 2024

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Hygor Gabriel Soares, de 21 anos, é natural de Natal e treina com auxílio de vídeos do YouTube. Ele vai fazer parte da equipe brasileira no revezamento 4x100m em Paris.

O potiguar Hygor Gabriel Soares, 21 anos, conquistou nesta quinta-feira uma vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele foi medalha de prata na prova dos 100m rasos durante o Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo, e fará parte da equipe brasileira do revezamento 4x100m na França.

Hygor, que é atleta do Projeto Atletismo Campeão, de Pernambuco, não ia nem correr os 100m e surpreendeu com a marca de 10s13. O ouro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, ficou com Felipe Bardi, com 10s05. Erik Cardoso, com 10s19, foi o terceiro colocado.

Hygor estava eufórico com a medalha de prata e parecia que a ficha não tinha caído ao saber da ida para Paris.

– Estou sem palavras. Nem vim preparado para correr os 100m. Meu foco era os 200m. Mas eu corri muito bem, fiz meu PB (melhor marca pessoal) – declarou.

O velocista é de Natal e treina com a ajuda de vídeos do YouTube. Foi a sua primeira final de Troféu Brasil, e em uma prova que não é sua especialidade. Até pouco tempo atrás, seu foco era o salto em distância, modalidade em que se destacava desde as competições escolares.

– Nunca esperei que eu ia ser segundo e fazer uma marca de 10s13. Quero dedicar à minha família essa vitória – disse durante a transmissão ao vivo do canal do Comitê Olímpico do Brasil.

– Quero dedicar esta conquista a todos os atletas do Nordeste, que não são valorizados. Não foi fácil estar aqui. O nordestino é muito valente. Eu quero mostrar pra vocês um nordestino indo para as Olimpíadas – destacou.

Horas depois da prova, ele postou vídeo nas redes sociais, chegando a se emocionar com a classificação surpreendente.

Em 2023, Hygor havia chamado atenção ao vencer os 100m no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-23, realizado em Bragança Paulista, com o tempo de 10s22.

Por: ge.globo.com/

Circo Americano Realiza Espetáculo Inclusivo em Natal

Foto: Divulgação

No próximo domingo (30) de junho, o Circo Americano promoverá um espetáculo especial voltado para pessoas com deficiência, autismo e TDAH em Natal. A sessão, intitulada “Espetáculo Inclusivo”, está programada para começar às 10h15 e promete oferecer toda a magia do circo de maneira adaptada para garantir o conforto e a inclusão desse público.

As adaptações incluem a suavização dos estímulos sonoros e visuais, além da remoção de números que utilizam equipamentos ruidosos, como o Globo da Morte. Essa iniciativa inclusiva já foi realizada com sucesso em outras cidades, sempre com grande adesão.

Para esta sessão especial, pessoas com deficiência, autismo e TDAH terão entrada gratuita. Um acompanhante terá direito à meia-entrada, conforme a Lei Brasileira de Inclusão. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do circo ou através do site oficial do Circo Americano, sem cobrança de taxa adicional.

Local e Estrutura

O Circo Americano está montado na BR-101, ao lado da Governadoria, em Natal. Em cartaz na cidade desde o início do mês, o circo oferece uma experiência inovadora que combina música, dança, teatro, manobras radicais e diversos efeitos especiais. A estrutura conta com uma tenda de alto padrão, equipada com ar-condicionado e tecnologia de ponta para garantir o máximo de conforto ao público.

Serviço

  • Espetáculo Inclusivo do Circo Americano
  • Data: Domingo, 30 de junho
  • Horário: 10h15
  • Local: BR-101, ao lado da Governadoria, Natal
  • Entrada: Gratuita para PCD, autismo e TDAH; meia-entrada para um acompanhante
  • Ingressos: www.circoamericano.com.br ou na bilheteria do circo (sem taxa)

 

Por: opoti.com.br/