Deputada Natália Bonavides e ministro Jardel Filho anunciam mais de R$ 6 milhões para programa habitacional em Natal

Em evento no Ministério das Cidades, em Brasília, com o ministro Jader Filho (MDB), a deputada federal Natália Bonavides anunciou nesta quarta-feira (26) os bairros de Natal que serão contemplados no Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional do Governo Federal.

“Mais uma boa notícia pra Natal! 1.558 famílias de Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Felipe Camarão serão contempladas. Havíamos conversado há poucas semanas com o vereador Milklei Leite e estamos muito felizes de poder já ter o retorno!”, afirmou a parlamentar.

O recurso destinado a Natal tem valor estimado em R$ 6.298.914, que somará aos recursos destinados aos demais municípios contemplados no estado do Rio Grande do Norte.

“A deputada Natália Bonavides tem sido uma das expressões mais importantes na defesa do Rio Grande do Norte. Seguiremos contando com seu apoio para seguirmos avançando nas políticas de moradia“, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho.

Delação premiada embasou a investigação da PF contra Americanas; veja o que se sabe sobre operação

A Operação da Polícia Federal deflagrada contra a Americanas nesta manhã foi baseada na delação premiada de dois ex-executivos, que foram demitidos e fizeram acordo com o Ministério Público Federal (MPF). A delação foi feita por meio de uma força-tarefa envolvendo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Polícia Federal e o MPF.

Desde a revelação do caso, a CVM chegou a abrir 21 processos administrativos, que são procedimentos de análise. Desses, 13 foram encerrados ainda no fim do ano passado. O restante está em andamento, dos quais dois já se tornaram inquéritos administrativos e outros dois, processos administrativos sancionadores.

Segundo essas fontes, a força-tarefa realizou diversas ações na sede da Americanas para obtenção de provas e recolheu diversos equipamentos da companhia, como celulares e computadores. Isso resultou na operação de hoje.

Também foram usados documentos enviados à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em Brasília para obter provas de como a fraude era feita na empresa.

Em paralelo, a CVM ouviu, por meio de depoimento ou durante a inspeção nas dependências da companhia desde o ano passado, funcionários e ex-funcionários da Americanas, como Sergio Rial, que chegou a ser presidente da empresa e revelou o caso em uma teleconferência.

Foram ouvidos também ex-executivos como André Covre, José Timotheo Barros, Anna Saicali, Marcio Cruz e Eduardo Saggioro. A CVM ouviu ainda Miguel Gutierrez, ex-presidente da varejista, e Carlos Alberto Sicupira, um dos acionistas.

A operação da PF realizada nesta quinta-feira cumpre dois mandados de prisão, contra o ex-CEO da varejista Miguel Gutierrez e a ex-diretora Anna Saicali, ex-presidente da B2W, do grupo Americanas. Ambos estão foragidos e seus nomes serão incluídos na lista da Interpol. Também estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.

Gutierrez, que está no exterior, já negou ter cometido irregularidades. Ele está na Espanha há um ano. Anna Saicali foi para Portugal no último dia 15, segundo a colunista Malu Gaspar. Ela também já negou qualquer irregularidade.

PF deflagra operação para investigar fraude na Americanas. Agentes entram em prédio de um dos investigados — Foto: Reprodução de vídeo
PF deflagra operação para investigar fraude na Americanas. Agentes entram em prédio de um dos investigados — Foto: Reprodução de vídeo

De acordo com a PF, ex-diretores praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado, que consiste numa operação na qual a varejista consegue antecipar o pagamento a fornecedores por meio de empréstimo junto aos bancos.

Também foram identificadas fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais que geralmente são utilizados no setor, mas no presente caso eram contabilizadas VPCs que nunca existiram.

Na ação de hoje, a Justiça Federal determinou o sequestro de bens e valores dos ex-diretores que somam mais de meio bilhão de reais. Os mandados foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio.

A PF informou que a investigação revelou ainda fortes indícios da prática do crime de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada, também conhecido como “insider trading”, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Caso sejam condenados, os investigados poderão cumprir pena de até 26 anos de reclusão.

Fonte: www.oglobo.globo.com

Paris, o Sena e o tempo

 O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay
O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay – Foto: reprodução

“A maior riqueza do homem é a sua incompletude.” Manoel de Barros

Existe uma vida, especialmente no verão, longe dos cafés de Paris. Para quem, como eu, que gosta de sentar-se em um café com um livro, ler um pouco, tomar um copo e ficar vendo a vida passar, modorrentamente, à sua frente na calçada, é quase inadmissível tudo isso que pulsa em Paris. Com a proximidade das olimpíadas, a cidade se vestiu com outras cores. Frenética e com um trânsito que desafia o humor já instável do parisiense. Para o turista, tudo continua sendo uma festa e até trocar o vinho pela cerveja tem certo charme. À beira do Sena, as pessoas parecem querer, de alguma maneira, correr contra o tempo e deixarem-se levar pelas águas caudalosas do rio. Todo o mistério das águas escuras torna ainda mais insondável a vida de quem se dedica a flanar pelas ruas de Paris.

Um projeto ambicioso de 3 bilhões de euros promete deixar o Sena apto para banhar. Parece que esqueceram-se de combinar com o rio, que está cada vez mais revolto e quase bravo com suas águas que abraçam a cidade e nos envolve a todos, como que a nos lembrar-nos de que vale a pena viver. As águas, que descem rumo ao mar, nos fazem companhia e, de alguma forma, nos inquietam e nos intrigam. O Sena tem uma vida própria que dá um certo sentido às angústias de quem ama Paris. Não são os parques, nem os grandes boulevards e nem o brilho da torre Eiffel que dão o aconchego; são as águas desse rio que têm vida. Como em um poema, ele abraça e logo solta, nos fazendo correr com ele como se fizéssemos parte do rio.

Fazer parte do dia a dia de uma cidade exige a coragem de se entregar aos sonhos mais intangíveis. Não querer definir nada e muito menos controlar. Apenas virar água e se deixar levar como que a desafiar os nossos limites. Como Pessoa, ter um carinho especial pelos rios que correm no nosso imaginário. E lembrar de Leão de Formosa, que cantou o rio da aldeia dele e disse “que o Paranaíba é um rio triste, ensinou-me que o tempo não existe”.

Parar o tempo de repente é deixar de sofrer um pouco e, talvez, esquecer a imensidão dos nossos problemas. É não olhar as milhares de pessoas que estão morando nas ruas, é não se ligar por instantes nas guerras que nos sufocam, é não ver a extrema direita que teima em emburrecer o mundo, é apenas querer ser parte do rio e deslizar sem se importar de ter as margens a nos dar limites. Apenas esquecer de tudo, como se fosse possível, num átimo, não ter mais memória. Nem mesmo sonho. Só ser água cumprindo, dolentemente, um destino. Sabendo que em algum ponto vou desaguar no mar e ser protegido pela imensidão que me aguarda. É poder ser, perigosamente, indecifrável como os olhos vagos de uma pessoa idosa que você ama com Alzheimer.

Como nos lembrou Helena Kolody: “Quem é essa que me olha de tão longe, com olhos que foram meus?”.

Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay

Fonte: www.ultimosegundo.ig.com.br

Salatiel tem encontro com Luciano Hang, na Loja Havan

O pré-candidato a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza, conversou nesta quarta-feira (26) com Luciano Hang, dono das Lojas Havan. Em pauta, o convite para visitar Parnamirim e levar investimentos para a cidade, gerando emprego e renda no município.

O “Véio da Havan”, como é carinhosamente conhecido, comanda uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Hang foi listado pela revista Forbes, em 2023, como o 15.º empresário mais rico do país.

Patriota, conservador e eleitor do ex-presidente Jair Bolsonaro, Luciano Hang é um dos principais nomes da Direita no setor empresarial. Vestindo uma camisa verde com letras amarelas, ele exibiu a frase “o Brasil que queremos só depende de nós” e demonstrou entusiasmo com o Rio Grande do Norte, durante conversa com Salatiel.

Fãs de Luan Santana aguardam na Estação desde as primeiras horas da manhã

Foto: Reprodução

Meninas que vieram de cidades da região e já estão no local com faixas, cartazes e presentes para entregarem ao sertanejo.

Com a apresentação do cantor sertanejo Luan Santana nesta quinta (27) na Estação das Artes Elizeu Ventania, fãs já estão guardando lugar na frente do palco.

É o caso de Juliane, que veio de Natal, capital do estado, e aguarda pelo cantor desde às 7h30. “Faz mais de 9 anos que ele não vem a Mossoró e é uma forma de viver o Luan City 2.0 que é a nova turnê dele, com a música ‘Deus é muito bom’ que tem um significado imensurável na minha vida”, explica.

Juliane chegou junto com outro grupo de fãs que aguarda o show do artista na programação do Mossoró Cidade Junina. Meninas que vieram de cidades da região e já estão no local com faixas, cartazes e presentes para entregarem ao sertanejo.

Por: tcmnoticia.com.br/

Número de carros elétricos no RN aumenta quase 4 vezes em dois anos e entra na mira da Tributação

Foto: Reprodução

Lei criada no estado há mais de 20 anos isenta elétricos de imposto, mas Secretaria da Fazenda estuda possibilidade de revogação da regra.

O Rio Grande do Norte teve um aumento de quase quatro vezes no número de carros elétricos em menos de dois anos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As informações são do Portal G1 RN.

Em dezembro de 2022, o estado tinha 427 veículos do tipo. Em um ano e meio, até o último dia 17 de junho, chegou ao total de 1.647 emplacamentos – um aumento de 285%. Mesmo os veículos mais baratos são vendidos a mais de R$ 115 mil.

Além de ser isento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), o novo tipo de carro tem vendas alavancadas por marcas chinesas com estratégias agressivas e benefícios vantajosos, como garantia prolongada para as baterias – um dos itens que mais preocupam os novos usuários.

Porém, o rápido aumento da frota acendeu um alerta na área econômica do governo do estado, que estuda a possibilidade de elaborar um projeto para atualização da lei estadual, a fim de cobrar imposto dos veículos.

Somente em 2023, o estado deixou de arrecadar R$ 5 milhões em IPVA com os veículos elétricos comprados no estado. Metade do valor arrecadado com o tributo pertence aos municípios.

Elétricos e eletrificados

Quando considerados também os carros eletrificados – conhecidos como híbridos, a frota registrada no estado subiu de 1.343 veículos, em dezembro de 2022, para 3.356 no último dia 17 de junho – uma evolução de quase 150%. Os híbridos, no entanto, pagam IPVA.

  • Carros elétricos são os “plug-ins”, aqueles que conectam diretamente nos carregadores e têm a energia elétrica como única fonte de abastecimento.
  • Carros eletrificados incluem todos os veículos que têm motor elétrico, mas são híbridos (que também têm outros tipos de combustíveis).

Apesar do crescimento, a participação desses veículos na frota total do estado é de apenas 0,21%. Na capital, Natal, onde mais de 57% dos veículos elétricos e eletrificados estão concentrados, eles são 0,43% da frota.

Isenção na mira do governo

O aumento do mercado de carros elétricos movimentou a equipe da Secretaria da Fazenda, que está em fase de elaboração de um estudo que será encaminhado ao governo do estado. A área econômica do estado teme uma redução da arrecadação com a gradativa substituição dos carros a combustão pelos carros elétricos.

Segundo o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte, Neil Armstrong de Almeida, a lei estadual que garante isenção de IPVA para os elétricos tem mais de 20 anos e não previa, na sua implantação, a presença desse tipo de veículo nas avenidas e estradas potiguares.

“Na época, praticamente inexistia carro elétrico. Os carros que a lei previa eram os usados em recreações, em atividades de hotéis, de empresas, veículos que não representavam uma parte significativa da frota. A legislação é de um cenário em que não se imaginava uma demanda dessa natureza”, disse.

De acordo com o coordenador, vários estados vizinhos, como o Ceará, já alteraram suas leis estaduais para prever a cobrança do imposto aos carros elétricos. No caso do estado vizinho, explica, a implantação foi gradual, começando com alíquota de 0,5% sobre o valor do veículo no primeiro ano, até chegar ao tradicional percentual de 3%.

Por: www.omossoroense.com.br/

Barragem de Poço Branco volta a sangrar após 15 anos

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

A Barragem de Poço Branco, o quarto maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, localizado na Região do Agreste do Rio Grande do Norte, voltou a sangrar nesta quinta-feira (27) após 15 anos. Segundo o Instituto de Gestão das Águas (Igarn), o açude, que tem capacidade para armazenar 136 milhões de metros cúbicos de água, teve sua última sangria registrada em 2009.

As águas liberadas pelo açude deverão seguir pelo rio Ceará-Mirim até desaguar no mar da cidade de Extremoz, na Grande Natal. A sangria da barragem foi festejada por curiosos e moradores locais.

Construída em 31 de dezembro de 1969, a barragem possui a finalidade de controle de inundações no Vale do Rio Ceará-Mirim, mas também apoia atividades econômicas como a produção de cana-de-açúcar, a carcinicultura a jusante da barragem, além das atividades pesqueiras.

Por: pontanegranews.com.br/