Corpo de PM que desapareceu em Pipa é encontrado

Foto: Divulgação/PMRN

O corpo do 2º sargento da Polícia Militar, Edson Adriano Vieira da Costa, de 47 anos, que havia desaparecido no sábado (22), foi encontrado no final da tarde deste domingo (23) na Praia do Amor, em Pipa, no município de Tibau do Sul (RN).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os militares realizaram buscas na área com auxílio de surfistas quando localizaram o corpo do sargento flutuando na água por volta das 16h20 da tarde deste domingo.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) foi acionado para realizar a remoção do corpo do local e encaminhá-lo para Natal.

Em nota, a PM lamentou a morte do sargento.

Leia a nota:

“É com imenso pesar que a Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do 2º SGT PM Edson Adriano Vieira da Costa, ocorrido no último sábado (22), aos 47 anos.

O Comandante Geral, Oficiais e Praças externam hoje os sentimentos de mais profundo pesar aos amigos e familiares.”

Por: pontanegranews.com.br/

Policial militar desaparece no mar após salvar filho de afogamento em Pipa

Foto: Reprodução

Caso aconteceu neste sábado (22) na praia das Minas. Buscas por homem continuam neste domingo (23).

Um policial militar desapareceu após salvar o próprio filho de um afogamento na praia das Minas, no distrito de Pipa, em Tibau do Sul, no Litoral Sul potiguar. O caso aconteceu neste sábado (22).

Segundo relatos recebidos pela polícia, o 2º sargento Edson Adriano, lotado no batalhão da cavalaria da PM, estava tomando banho com o filho e outro familiar, quando os três foram pegos por uma corrente de retorno, que os puxou para a parte mais funda do mar.

O sargento teria conseguido sair da correnteza, mas voltou para livrar o filho e acabou sendo levado pela força da água. O filho e o outro familiar escaparam.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas pelo militar foram suspensas na noite de sábado (22) e retomadas na manhã deste domingo (23), com apoio do helicóptero Potiguar 1, porém o homem não foi localizado até a última atualização desta reportagem.

Por: g1.globo.com/

Trio é preso por sequestro de secretário de Cultura de Lagoa D’Anta, no interior do RN

Fotos: Reprodução e Cedida

A vítima foi libertada horas depois, na madrugada deste domingo 23.

O secretário municipal de Cultura de Lagoa D’Anta, Jota Marinho, foi sequestrado na manhã deste sábado 22 enquanto trabalhava na ornamentação de uma praça pública. De acordo com relatos de testemunhas, dois criminosos encapuzados abordaram a vítima e obrigaram o homem a entrar em um carro, fugindo em seguida. A vítima foi libertada horas depois, na madrugada deste domingo 23.

A polícia militar foi acionada e, após investigações, três suspeitos do sequestro foram presos ainda no sábado.

Imagens do secretário amarrado e com uma arma apontada para sua cabeça circularam nas redes sociais. Em um áudio divulgado na manhã de domingo, Marinho relatou os momentos de terror que viveu e agradeceu as orações de todos.  

“Graças a Deus ocorreu tudo bem. Foi um momento difícil e bem complicado, mas com a ajuda de Deus e as orações de todo mundo, deu tudo certo, já estou na minha casa. Vamos aguardar agora o desenrolar das investigações e as coisas acontecerem. A priori, quero agradecer o apoio de todo mundo, da população, de João Paulo, nosso prefeito. Graças a Deus estou bem, estou vivo, estou ileso e em casa”, disse Jota.

Suspeitos de sequestro tinham posse de armas, munições e maquineta de cartão

Os três suspeitos presos, dois homens e uma mulher, são de origem paraibana. Eles estavam em um carro com destino a Santo Antônio e foram interceptados pela polícia. Com eles foram encontrados celulares, armas, munições, maquineta de cartão, dinheiro e o veículo utilizado no crime.

Por: agorarn.com.br/

Corpo de mulher aparece na Praia de Jacumã, litoral norte do RN

Foto: BZN

Praia de veraneio de famílias abastadas de Natal, Jacumã amanheceu neste domingo triste em suas areias.

O corpo de uma mulher, de aparência jovem e bonita, pele clara, cabelos pretos longos, apareceu nas areias da praia, sem a parte de cima do biquíni, deitado de bruços.

Equipes das Polícia Militar e Civil e do Itep estão no local para averiguações.

 

Por: bznoticias.com.br/

Os livros franceses

Marcelo Alves Dias de Souza Procurador Regional da República Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL  

Todo livro tem uma história por detrás da sua concepção e parto. Acredito que as histórias de “Essais français: droit et philosophie en édition bilingue français/portugais” (“Ensaios franceses: direito e filosofia em edição bilíngue francês/português”) e “Littératures françaises: récits sur les livres et les écrivains en édition bilingue français/portugais” (“Literaturas francesas: crônicas sobre livros e escritores em edição bilíngue francês/português”), livros siameses, que agora jubilosamente entrego aos leitores, merecem ser contadas.

Alguns acontecimentos foram decisivos para as suas existências.

Espiritualmente, “Essais français” e “Littératures françaises” são o fruto tardio da minha estada, em 2006, na capital da França. Então, com “Paris é uma festa” na cabeça, eu para lá parti. No Brasil, havia deixado coisas inacabadas, que perturbavam a minha paz. A ideia era passar alguns meses longe delas. Tomei quarto num pequeno hotel na Rue Madame, em Saint-Germain-des-Prés. E matriculei-me na Alliance Française de Paris, nas abas do bairro de Montparnasse, pertinho de onde eu estava morando. Foi uma das mais acertadas decisões que já tomei. A Aliança de Paris, mais do que uma escola, é um espaço cultural fantástico. Aqueles meses sabáticos e alegres foram uma catarse. Se aprendesse uma palavra, estava ótimo. Escrevi quase nada, é vero. Mas bebi muito. Café, vinho e outras coisas mais, embora não quisesse fazer parte de geração perdida alguma. Coisas inusitadas aconteceram. E há uma frase mais que famosa de Hemingway: “Se, na juventude, você teve a sorte de viver na cidade de Paris, ela o acompanhará sempre até ao fim da sua vida, vá você para onde for, porque Paris é uma festa móvel”.

Essais français” e “Littératures françaises” são ainda efeitos colaterais – positivos, bien sûr – da pandemia do Covid-19. Uma limonada que busquei fazer de um trágico limão. Naqueles meses de isolamento, estive refazendo o curso da Aliança Francesa, vinculado à sua sede de Natal/RN (cujo presidente do conselho de administração, Eduardo Gurgel Cunha, assina o prefácio de “Essais français”). Comecei a escrever em francês para a Aliança, como era demandado no final do curso, e em português, sobre a mesma temática, para as minhas colaborações na Tribuna do Norte e no Diario de Pernambuco (vocês identificarão algumas nos livros). Constatando a existência de um bom material bilíngue, decidi traduzir todas as minhas crônicas, sobre as “coisas” da França, do português para o francês. Deu uma trabalheira dos diabos. Mas, aparentemente, deu certo. Assim me disseram. Eu acreditei. E decidi fazer a coisa avançar e crescer em forma de livros.

É por esse momento que surge o meu contato com a Aliança Francesa do Recife, por intermédio de amigos Procuradores da República, também amantes da língua de Molière, com quem trabalho na capital de Pernambuco. Fui muitíssimo bem atendido, tanto por Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa (presidente do conselho de administração e autora do prefácio de “Littératures françaises) e Stéphane Garin (diretor executivo). Associei-me à Aliança do Recife. Eles me colocaram em contato com Heloísa Arcoverde de Morais, que “assina” a revisão da tradução. Com esse apoio, o material estava, digamos, quase “pronto”.

Os conteúdos de “Essais français” e “Littératures françaises” representam minha curiosidade transdisciplinar sobre o direito, a política, a filosofia, a arte e a literatura da França e da francofonia. Coisa de francófilo atrevido. E as traduções? Maior atrevimento ainda.

Mas sobre o conteúdo e, especialmente, sobre a forma/tradução dos livros, eu tratarei na semana que vem.

Deixem-me agora convidar todos vocês para os lançamentos: em Natal/RN, no dia 24 de junho de 2024, às 18 horas, na Aliança Francesa, sita na Rua Potengi, nº 459, bairro de Petrópolis; em Recife, no dia 25 de julho de 2024, às 19 horas, na respectiva Aliança Francesa, sita na Rua Amaro Bezerra, nº 466, bairro do Derby.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Salatiel diz que fará campanha propositiva e agradece presença de Sgt Gonçalves na inauguração do PL Parnamirim

Celso Amâncio: Parnamirim: Agora é pra valer; Salatiel pré-candidato a  prefeito do grupo de Taveira

Durante discurso de inauguração da sede do Partido Liberal em Parnamirim, o pré-candidato a prefeito pela legenda, Salatiel de Souza, falou aos filiados conservadores e patriotas que a campanha eleitoral será pautada em propostas e soluções para a cidade. Ele destacou ainda que a população não quer entrar em aventuras e nem aprova quem sai pelas ruas falando mal dos adversários.

“O sentimento das ruas, o sentimento da população de Parnamirim mostra que a população não quer entrar numa interrogação, nenhuma aventura. Parnamirim quer avançar e o PL vai apresentar essa proposta. O PL vai mostrar pelos quatro cantos de Parnamirim: de Pium a Santa Tereza, do Parque das Nações à COPHAB que nós vamos apresentar ideias, propostas. Não vamos para as ruas pra falar mal de ninguém! Não vamos para rua xingar ninguém! Nós vamos para as ruas para falar como vamos apresentar uma proposta séria, concreta e objetiva. Eu não quero ser prefeito para ficar falando de quem não fez, para ficar apontando o problema. Eu quero ser prefeito para solucionar o problema, para resolver”, enfatizou.

Ao lado do deputado federal Sargento Gonçalves, Salatiel agradeceu a presença do parlamentar e disse que a nova sede do PL em Parnamirim está à disposição para ser, também, um anexo do gabinete do parlamentar, instalado na Zona Norte de Natal. “O senhor é do PL, defende o que nós defendemos, pensa com o nós pensamos e essa é sua casa, seja bem-vindo ao PL de Parnamirim. Deus o abençoe”, pontuou Salatiel.

São João no Parque das Dunas é celebrado neste domingo (23)

Foto: Tiago Lima

Bosque Encena apresentará o Arraiá da Funfest, contando com a presença especial da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

O Bosque Encena apresentará o Arraiá da Funfest, contando com a presença especial de Emília e Visconde, da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Enquanto isso, o Som da Mata traz a Big Band Jerimum Jazz.

O Bosque Encena do próximo domingo (23) recebe às 10h o Arraiá da Funfest, no Parque das Dunas, capitaneado pelos cantores Ney Cesar Freitas, Chimene Nunes e seus bailarinos. Além de muita música e animação, nessa apresentação eles vão receber no palco dois convidados pra lá de especiais: Emília e Visconde, da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Juntos, eles farão um passeio lúdico pelo universo das festas de São João, com um repertório especial recheado de clássicos juninos, sucessos infantis e músicas autorais, para serem cantados e dançados por todos os presentes. Vista seu traje matuto, convide a família e amigos, pois a festa vai rolar!

A partir das 16h30, o Som da Mata recebe a Big Band Jerimum Jazz, que realiza concertos de cunho artístico e didático, apresentando ao público importantes personagens da história da música popular que se tornaram conhecidas através do som desse tipo de banda.

A banda também interpreta compositores e arranjadores brasileiros que, por meio de seus trabalhos, contribuem de forma efetiva para a consolidação do repertório da Jerimum Jazz. O grupo tem como objetivo apresentar um repertório internacional escrito especificamente para esse tipo de formação e trabalhar a música brasileira, sobretudo a composta por autores nordestinos.

O Bosque Encena e o Som da Mata acontecem graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, além do apoio do Governo do Estado através do Idema e da Padaria Hora do Pão. A realização fica por conta da SADEPAULA Produções Criativas, empresa radicalizada há mais de 20 anos na cidade.

Programação

Dia: 23/06 (domingo)

· Bosque Encena apresenta o Arraiá da Funfest com os convidados especiais Emília e Visconde, da turma do Sítio do Picapau Amarelo.

Horário: 10h

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

· Som da Mata com a Big Band Jerimum Jazz

Horário: 16h30

Local: Parque das Dunas, no Anfiteatro Pau-Brasil

Acesso ao Parque: R$ 1,00

Fonte: IDEMA/RN