Fortes chuvas adiam shows do São João de Natal deste sábado 22

Foto: Rogério Vital

 

Novas datas e horários serão comunicados pela Prefeitura do Natal.

As fortes chuvas registradas neste sábado 22 em Natal fizeram a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), adiar a realização dos shows programados para esta noite dentro do São João de Natal 2024.

A programação contava com a banda Grafith, a dupla Pedro & Erick, cantor Rodrigo Alves e a cantora Aline Reis.

Durante a tarde ainda foi possível realizar o Forraço, mas com a intensificação da precipitação pluviométrica no início da noite, foi decidido o cancelamento do restante da programação visando garantir a segurança do público, dos artistas, e técnicos envolvidos na realização do evento.

Novas datas e horários serão comunicados pela Prefeitura do Natal.

 

Por: agorarn.com.br/

Prefeitura retoma distribuição de remédios para diabetes neste sábado

Foto: Novo Notícias

 

A definição aconteceu após uma audiência pública conduzida pelo Ministério Público do RN.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria municipal de Saúde, anunciou nesta sexta-feira (21), a decisão de retomar a distribuição de Insulina Regular e Insulina NPH nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição da Insulina no Centro de Especialidades Integradas Leste I (Policlínica Dr José Carlos Passos), na Ribeira, entre às 07h e 13h.

A decisão foi divulgada por meio de uma nota. Confira na íntegra:

“A Secretaria municipal de Saúde informa que em audiência pública, conduzida pelo Ministério Público do RN, que contou com a participação do Conselho Municipal de Saúde, Procuradoria Geral do Município de Natal e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte(SESAP) representada pela Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT), ficou compactuado que o município continuará com a distribuição da Insulina Regular e Insulina NPH, sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), conforme forem enviadas pelo Ministério da Saúde. Já a aquisição e distribuição da Insulina análoga de ação prolongada e Insulina análoga de ação rápida, caberá ao Estado do Rio Grande do Norte, através da UNICAT.

Em relação ao tratamento medicamentoso para Diabetes Mellitus Tipo 2, será seguido a regulamentação publicada através da Portaria nº 54/2020 do Ministério da Saúde, cabendo ao Município de Natal continuar com a distribuição dos seguintes medicamentos nas UBS: Cloridrato de Metformina 500 mg e 850 mg, Glimbenclamida 5 mg, Gliclazida 30 mg e 60 mg, Insulina Regular e Insulina NPH, sendo as insulinas conforme houver a disponibilidade pelo Ministério da Saúde. Já a aquisição da Dapagliflozina 10 mg caberá ao Estado do Rio Grande do Norte, através da UNICAT.

Aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1,  que necessitem fazer uso de Insulina análoga de ação prolongada e Insulina análoga de ação rápida, e aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 que necessitem fazer uso de Dapagliflozina 10 mg recomendamos que realizem os seus cadastros junto à UNICAT para obter as devidas instruções e passarem a receber os medicamentos necessários para continuidade do seu tratamento farmacológico.”

Neste sábado, entre 7h e 13h, a Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição da Insulina no Centro de Especialidades Integradas Leste I (Policlínica Dr José Carlos Passos), na Ribeira”. 

 

Por: www.novonoticias.com.br/

Programação do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa é lançada

Foto: Emprotur

 

O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no território do Geoparque Seridó, em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão.

O Fórum de Geoparques é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte (Setur/RN), em parceria com a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e Sebrae/RN, com apoio de instituições dedicadas desenvolvimento sustentável do turismo, principalmente no aspecto ambiental e atrativos naturais, inclusive dos empreendimentos locais.

O 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa lança sua programação que reunirá especialistas, pesquisadores, gestores públicos e membros da comunidade local e internacional para debater sobre a importância dos geoparques como instrumentos de conservação, educação e turismo sustentável. O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho, no território do Geoparque Seridó, em Currais Novos, no Teatro Municipal Ubirajara Galvão.

“O Seridó Geoparque Mundial da Unesco é, um dos nossos maiores patrimônios, um verdadeiro cartão de visitas do nosso Estado e uma grande oportunidade de promover a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. Sediar 1º Fórum dos Geoparques da Unesco da Língua Portuguesa é o o compromisso do governo em levar o território a ser conhecido, como destino nacional e internacional. Esse trabalho articulado e coletivo, unindo os setores públicos e privados em prol do desenvolvimento sustentável da região do Seridó, gerando renda para as comunidades, mas sem esquecer da preservação dos territórios”, ressalta a governadora Fátima Bezerra.

Este evento não só reforça o compromisso do Estado com a promoção do turismo sustentável, mas também destaca o papel dos geoparques na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico local. A secretária de Turismo do Estado, Solange Portela, destaca a relevância deste evento para a promoção do turismo sustentável:

“A realização do 1º Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco de Língua Portuguesa representa um avanço significativo na valorização do turismo sustentável em nossa região, permitindo uma integração entre os principais atores do setor. Este encontro será uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos, entre os geoparques do Brasil e Portugal, ocasião que temas relevantes estarão sendo apresentados pelos palestrantes, reforçando nosso compromisso com práticas que respeitam e preservam o meio ambiente nas políticas públicas,” afirma a secretária de Turismo.

“O primeiro Fórum de Geoparques Mundiais da Unesco é um marco para a promoção do turismo sustentável. Servindo como intercâmbio de conhecimentos e experiências, promovendo práticas de turismo que respeitam e preservam o meio ambiente”, declara o Diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.

As inscrições para o Fórum de Geoparques já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https: https://bilheteriaserido.com/evento/forumgeoparques.

 

Por: Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte

 

Parnamirim é premiada por transparência na contratação de bandas e artistas para os festejos juninos

Foto: Aristelson Alves

 

A premiação certifica os municípios que se destacaram na transparência das informações sobre a contratação de atrações para os festejos juninos. A cerimônia foi marcada por discursos que ressaltaram a importância da clareza e da prestação de contas no uso dos recursos públicos.

Parnamirim foi premiada com o Selo de Transparência do Painel ‘Festejos Juninos’. A cerimônia foi realizada na tarde desta sexta-feira (21), pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) e o Ministério Público de Contas do RN (MPC/RN).
A premiação certifica os municípios que se destacaram na transparência das informações sobre a contratação de atrações para os festejos juninos. A cerimônia foi marcada por discursos que ressaltaram a importância da clareza e da prestação de contas no uso dos recursos públicos.

O prefeito Rosana Taveira, presente na cerimônia, destacou o compromisso da administração municipal com a transparência e a responsabilidade na gestão pública. “Receber este selo é um reconhecimento do nosso esforço em garantir que todos os processos de contratação para os festejos juninos sejam conduzidos de maneira aberta e acessível à população. A transparência é fundamental para fortalecer a confiança da comunidade na administração pública,” afirmou.

O Selo de Transparência do Painel ‘Festejos Juninos’ é concedido aos municípios que demonstraram excelência na divulgação de informações detalhadas sobre os contratos, incluindo os valores, os critérios de seleção e as empresas contratadas. “A conquista do selo representa um avanço significativo para Parnamirim, que se junta a outros municípios do Rio Grande do Norte na busca por uma administração pública mais transparente e eficiente”, destacou o secretário de turismo, Jarbas Filho, que também estava presente na solenidade.

 

Fonte: ASCOM – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

 

 

Estudo revela que sete grandes cidades brasileiras podem ser engolidas pelo Oceano

Foto: Náutica

 

Segundo estudo feito pela Climate Central, várias cidades brasileiras serão engolidas pelo oceano. Entenda o motivo e quais serão.

Das mudanças provocadas pelo aquecimento global, uma das mais preocupantes é o aumento do nível do mar. Até porque, à medida que ele vai aumentando o risco de cidades litorâneas sumirem do mapa também aumenta. E por mais que muitas pessoas acreditem que isso está longe de acontecer, não é bem verdade. Tanto que cidades do Brasil podem ser engolidas pelo oceano.

Por conta da emergência climática que estamos vivendo, sete cidades brasileiras estão sob ameaça de serem engolidas pelo oceano. São elas: Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.  Juntas, essa cidades tem uma população de cerca de dois milhões de pessoas que estarão em risco.

Cidades engolidas pelo oceano

Para saber quais regiões estavam em risco, a Climate Central, uma organização não governamental que monitora o impacto das mudanças climáticas, fez o mapeamento de 100 cidades em 39 países.

Nos últimos 30 anos foi observado um aumento de nove centímetros no nível do mar. E a projeção é que até o ano de 2100 ele aumente até 80 centímetros. Por mais que isso não pareça muito, isso iria afetar aproximadamente 800 milhões de pessoas no mundo todo.

De acordo com o estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP), foi destacado uma elevação específica de 20 centímetros no nível do mar no estado de São Paulo nos últimos 73 anos. Além disso, o estudo previu um aumento de até 36 centímetros até 2050, tendo como base os níveis de emissão de gases de efeito estufa atuais.

Claro que com previsão de que cidades brasileiras irão ser engolidas pelo oceano medidas adaptativas já estão sendo implementadas nos locais que poderão ser afetados. No caso do Rio de Janeiro, a cidade firmou uma parceria com a NASA para fazer o monitoramento do nível do mar.

Já em Recife, as áreas de risco já estão sendo evacuadas. E, em Fortaleza, o plano é de construir um lago subterrâneo para que o avanço das águas seja diminuído.

Estudo

Como dito, até 2100 várias regiões do Brasil podem ficar submersas, conforme apontado pelo estudo. Essas regiões são vistas em cinco estados. São elas:

Rio de Janeiro – várias cidades costeiras do estado podem ser afetadas, como por exemplo, a Ilha do Governador, Duque de Caxias e Campos Elísios. Além da capital, outras regiões também podem ser afetadas, como Campos dos Goytacazes e Cabo Frio.

Pará – esse estado será uma das regiões mais afetadas pelo aumento do nível do mar. Tanto que a maioria da ilha de Marajó deve ficar submersa, assim como partes de Belém e Bragança.

Amapá – de acordo com o estudo, até 2100, a água do mar deve fazer com que a Reserva Biológica do Lago Piratuba e a Ilha de Maracá, além da cidade de Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, e algumas partes da capital Macapá fiquem submersas.

Maranhão – mais regiões submersas no Brasil vão ser parte da costa de São Luís e as ilhas de Santana e Carrapatal. E o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses deve ficar submerso parcialmente.

Rio Grande do Sul – infelizmente já estamos vendo as tragédias nesse estado, mas nas próximas décadas,  Porto Alegre, Pelotas e Canoas podem ficar submersas. Além das ilhas de Torotama e Machadinho.

 

Por: www.fatosdesconhecidos.com.br/

Quina de São João 2024: o que você faria com R$ 220 milhões?

Foto: divulgação

 

Sorteio do concurso especial número 6462 acontece neste sábado (22), às 20h (horário de Brasília); não deixe para última hora.

O que você faria com R$ 220 milhões da Quina de São João 2024? Essa é a fortuna do prêmio do concurso especial número 6462, que será sorteado no dia 22 de junho, às 20h (horário de Brasília).

Caso você tenha a sorte de acertar sozinho as dezenas premiadas e decida aplicar todo o dinheiro na poupança, receberá mensalmente a quantia de R$ 1,1 milhão só em juros. O valor de rendimento da poupança considerado é fixo em 6,17% anual.

Por outro lado, se sua vontade for curtir esse caminhão de dinheiro, o Arraiá R7, aproveitando a temática junina, levantou algumas possibilidades que vão desde a compra de 22 milhões de espigas de milho a 200 fazendas de 40 mil hectares no interior da Bahia. Confira!

 

10 sugestões para gastar os R$ 220 milhões da Quina de São João 2024:

1 – 22 milhões de espigas de milho

Preço (médio) do milho cozido: R$ 10

2 – 31 milhões de pés de moleque

Preço (unidade/110g): R$ 7

3 – 12,5 milhões de bolos de fubá

Preço (médio/inteiro/500g): R$ 18

4 – 4 mil tratores agrícolas

Preço (médio): R$ 50 mil

5 – 100 mil colheitadeiras

Preço (médio): R$ 2 milhões

6 – 1 jato particular igual ao do Neymar

Preço: R$ 220 milhões

7 – 1 carro de luxo mais caro do mundo

Preço: R$ 147 milhões

8 – 10 mansões de 970 metros quadrados no bairro do Morumbi (São Paulo/SP)

Preço: R$ 21 milhões

9 – 200 fazendas de 40 mil hectares (Cocos/BA)

Preço: R$ 1 milhão

10 – 2,2 mil carros elétricos (modelo básico)

Preço (médio): R$ 100 mil

 

Como jogar na Quina de São João 2024?

As apostas podem ser feitas nas Lotéricas, pelo portal loteriasonline.caixa.gov.br ou pelo App Loterias CAIXA (disponível para os sistemas iOS e Android). A aposta simples custa R$ 2,50. Entretanto, quanto mais números marcar, maior o preço de cada uma, e as chances de ganhar aumentam também.

Para jogar, basta escolher de 5 a 15 números dentre os 80 disponíveis no volante. Caso prefira, com a Surpresinha, o sistema seleciona os números para você.

Assim como em todos os concursos especiais das Loterias CAIXA, o prêmio da Quina de São João não acumula. Portanto, caso ninguém acerte as cinco dezenas, ele será dividido para as apostas que acertarem quatro dezenas, e assim por diante. Não fique de fora!

As apostas podem ser realizadas somente no Brasil e por maiores de 18 anos.

Como funciona o Bolão da Quina de São João 2024?

Para aumentar as chances de ganhar, o apostador ainda pode fazer jogos em grupo, por meio do Bolão. Para isso, é só preencher o campo próprio no volante ou fazer o pedido ao atendente da Lotérica. Os bolões da Quina têm o preço mínimo de R$ 12,50 e precisam ter entre 2 e 50 cotas, com valores a partir de R$ 3,50 cada.

A novidade é que agora as cotas de Bolão organizadas pelas Lotéricas também podem ser adquiridas pelo portal Loterias Online da CAIXA, com tarifa de 35% do valor da cota.

Onde conferir o resultado da Quina de São João 2024?

  • O resultado será transmitido ao vivo, no dia 22/6 (sábado), às 20h (horário de Brasília), pelo canal da CAIXA no YouTubee pela página oficial das Loterias CAIXA no Facebook.
  • O site oficial da CAIXAé quem publica os resultados.

Como resgatar o prêmio da Quina de São João?

  • Para receber o prêmio, vá a qualquer Lotérica credenciada ou às agências CAIXA.
  • As apostas online também podem ser recebidas por meio de pagamento digital, até o limite de isenção do IR.
  • Caso o prêmio bruto seja superior a R$ 2.259,20, o pagamento ocorrerá somente nas Agências CAIXA, mediante apresentação de comprovante de identidade original com foto e CPF e recibo de aposta premiado.

 

Por: www.r7.com

Ministério das Cidades autoriza construção de 480 moradias do Minha Casa Minha Vida em São Gonçalo do Amarante

 

Uma portaria publicada nesta sexta-feira (21) pelo Ministério das Cidades, autoriza a contratação do projeto que visa a construção de 480 unidades habitacionais no município de São Gonçalo do Amarante. Este é um passo crucial para o início efetivo das obras, trazendo esperança para centenas de famílias.

O programa do Governo Federal ‘Minha Casa, Minha Vida’ utiliza recursos do Fundo de Arrendamento Residencial para subsidiar a construção de novas unidades habitacionais em áreas urbanas.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, em parceria com o deputado federal Fernando Mineiro, trabalhou em Brasília para ampliar o número de moradias destinadas ao município, alcançando a meta atual de 480 casas. As unidades habitacionais são destinadas a famílias com renda de até dois salários mínimos. Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Família receberão subsídios de 100%, o que significa que os imóveis serão entregues sem custo para essas famílias.

Em declaração, o prefeito Eraldo Paiva celebrou a conquista e expressou sua gratidão: “A construção dessas moradias está cada vez mais próxima de ser iniciada. Agradeço ao presidente Lula pela agilidade no processo e pela garantia de moradia para o povo de São Gonçalo do Amarante. Este é um marco para nossa cidade e uma grande vitória para todas as famílias que serão beneficiadas.”