Skip to main content

Biblioteca Municipal de Parnamirim/RN, Elienai Cartaxo, firma parceria com os Correios e envia cartas para o RS

O Projeto “De Norte a Sul: um Rio de Afetos”, tem como objetivo utilizar a escrita para estabelecer uma comunicação entra as crianças do RN e do RS.

A Secretaria de Educação (SME), através da Biblioteca Municipal de Parnamirim, Elienai Cartaxo, criou, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), o projeto “De Norte a Sul: um Rio de Afetos”, que tem como objetivo utilizar a função social da escrita para estabelecer uma comunicação entre as crianças do município e aquelas que vivem nesse estado atingido por tamanha calamidade. Na última terça-feira (18), após realizarem a confecção das cartas, as crianças foram até a agência dos Correios de Parnamirim e enviaram as postagens para os pequeninos gaúchos.

São cartas escritas por crianças que visitam a biblioteca regulamente e em seguida as enviam para os pequeninos gaúchos. A primeira parte do projeto aconteceu na própria biblioteca, onde os usuários puderam conhecer como funciona o manuscrito e a máquina de escrever. Também mantiveram contato com obras importantes como “Cartas para Pessoas Distantes” do escritor Fábio Monteiro; a “Carta de Pero Vaz de Caminha”, considerada o primeiro documento escrito no Brasil; entre outras.

O gestor dos Correios de Parnamirim , Leandro Ferreira, mostrou satisfação com o projeto, e durante a visita, falou um pouco, para os participantes, sobre a importância a importância e a logística da empresa.  Apesar de estarem distantes cerca de 4 mil quilômetros, as crianças do Rio Grande do Norte (RN) e Rio Grande do Sul (RS), são aproximadas pela força dos manuscritos, e a Biblioteca Municipal de Parnamirim, tem a honra de participar dessa história de sensibilização.

Qualquer criança pode participar. Para isso, entregar sua carta na Biblioteca que fica localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 151, Centro. Elas serão enviadas pela própria biblioteca até o último dia útil do mês.

 

Por: parnamirim.rn.gov.br/

 

Prefeitura de Parnamirim/RN realiza assinatura de contratos para empreendimento Ilhas do Caribe

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Seahf), realizou na manhã desta quarta-feira (19), a assinatura dos contratos dos apartamentos do empreendimento Ilhas do Caribe. O evento, realizado no ginásio do bairro de Liberdade, contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal e dos contemplados pelo programa habitacional.

Para o prefeito Rosano Taveira, a assinatura dos contratos é um passo significativo rumo à realização do sonho da casa própria. “As unidades habitacionais fazem parte de um projeto maior de desenvolvimento urbano e melhoria das condições de vida dos cidadãos de Parnamirim”, disse.

Nesta quinta-feira (20) será realizada a entrega oficial das chaves dos apartamentos. A cerimônia marcará um momento de realização para as famílias contempladas, que  poderão desfrutar de seus novos lares.

O secretário Rogério Santiago reforça que a iniciativa é parte de um esforço contínuo para garantir que mais famílias em Parnamirim tenham acesso a habitações seguras e confortáveis, promovendo assim o bem-estar social e a inclusão.

 

Por: parnamirim.rn.gov.br

Wesley Safadão revela acerto para jogar por clube da Série D do Brasileiro e empolga torcida: ‘Futuro dono da SAF’

Um dos maiores nomes da música brasileira nos últimos anos, Wesley Safadão irá se aventurar no futebol. Nas redes sociais, vestindo a camisa do Treze, o cantor garantiu que assinou com uma equipe da Paraíba para a disputa da Série D.

“Vou logo falar a verdade para vocês. Tem uns quinze dias que fui contratado por um time da Paraíba para jogar um jogo da temporada. Vou entrar com 20 minutos do segundo tempo, e vou jogar os últimos 25 minutos”, contou.

No entanto, a músico terá que conciliar o período de treinos com os shows. Ao todo, são 27 marcados para o mês de junho.

“Eu preciso estar pronto. Já estou no terceiro dia de treino”, completou.

Safadão é um dos donos da casa de apostas que patrocina o Treze. Nos últimos dias, o cantor tem feito diversas postagens com a camisa do clube paraibano nas redes sociais.

Os torcedores da equipe Campina Grande ficaram eufóricos nas redes sociais. Por lá, até sugeriram que o cantor assumisse a SAF do clube.

“O que será que vem por aí, além da SAFadão”, disse um.

“O futuro dono da SAF do Galo”, brincou outro.

 

Por: espn.com.br

 

Orquestra Sinfônica do RN e Deusa do Forró inauguram o São João Potiguar, em concerto gratuito no Papódromo

Apresentação celebra a cultura nordestina com acordes da música clássica e promete animar a plateia que for ao Espaço Cultural João Paulo II, nesta quarta-feira (19)

Para amantes dos festejos juninos e da boa música, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto, apresenta uma programação especial para celebrar a abertura dos festejos juninos. Nesta quarta-feira (19), às 19h30, o Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) se unirá à cantora Deusa do Forró, no Espaço Cultural João Paulo II, o Papódromo, no Centro Administrativo, para apresentar o Concerto de Abertura Oficial do São João Potiguar. O acesso ao evento é gratuito e restrito a duas mil pessoas.

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO – FJA

Polícia Civil prende homem em flagrante por fraude eletrônica em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/NATAL) prenderam em flagrante, na tarde da última terça-feira (18), um homem, de 27 anos, por associação criminosa e furto mediante fraude eletrônica. A ação resultou na interceptação de uma compra fraudulenta no valor de R$ 44.352,42, realizada com cartão clonado em uma loja de objetos de energia solar, localizada na Zona Sul de Natal.

As investigações tiveram início após a descoberta da compra suspeita. Diligências externas permitiram identificar a vítima, residente no Estado de São Paulo (SP), que confirmou a clonagem do cartão e negou reconhecer a transação.

Durante a apuração, descobriu-se que o mesmo grupo criminoso já havia aplicado um golpe semelhante no mês de maio, em uma loja de materiais de construção, resultando em um prejuízo de R$ 90.000. Os criminosos utilizavam cartões clonados para efetuar compras on-line. Posteriormente, um membro do grupo retirava os materiais adquiridos e, dias depois, o banco sustava a compra, deixando o comerciante no prejuízo.

O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar e responsabilizar os demais envolvidos nesse esquema criminoso.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

 

PT acionará Justiça contra Campos Neto, presidente do Banco Central, em dia de divulgação da Selic

Foto: Rodrigo/Romeo Alesp
Foto: Rodrigo/Romeo Alesp

O PT (Partido dos Trabalhadores) deve entrar nesta quarta-feira (19.jun.2024) com uma ação popular na Justiça contra o presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto. O movimento será feito no mesmo dia em que o Copom (Comitê de Política Monetária) divulgará a taxa básica de juros, a Selic. A expectativa é que o ciclo de cortes seja interrompido.

Como parte da ofensiva à Campos Neto, a presidente nacional da sigla, deputada federal, Gleisi Hoffmann (PR), ainda fará uma live, às 19h, com o presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Márcio Pochmann, depois do anúncio do novo patamar, que deve ser divulgado por volta das 18h. No último anúncio do Copom, a entidade monetária diminuiu a taxa em 0,25 p.p.(ponto percentual) –depois de meses de sucessivos cortes de 0,5 p.p.

Fonte: Poder360

Idema ainda não tem prazo para liberar licença da obra de engorda

A Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra) apresentou nesta terça-feira (18) os projetos de execução para a obra de engorda na Praia de Ponta Negra e as respostas às condicionantes exigidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). A Prefeitura já solicitou a Licença de Instalação e Operação (LIO), contudo, o órgão ambiental do Estado ainda não deu estimativas de quando essa autorização será dada. Segundo informou, falta oficializar detalhes sobre a obra complementar de drenagem da praia, que já foram, inclusive, apresentados nesta terça.

A indefinição do Idema sobre data para a licença foi informada por meio da sua assessoria de imprensa. “São 120 dias para analisar, pela égide da Lei Federal Complementar 140, mas não dá para fazer previsão, porque não constam, no processo, informações sobre a drenagem, necessária para a engorda. Com isso, a análise já está prejudicada”, explicou.

Carlson Gomes, titular da Seinfra, explicou que a licença para a drenagem foi retirada do processo do Idema e emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “O serviço de drenagem está 50% concluído e deve ser finalizado em julho”, comentou Gomes. O Idema, por sua vez, disse que, ainda assim, informações sobre o serviço [de drenagem] precisam ser comunicadas ao Idema no processo, “pois a Licença Prévia foi concedida vislumbrando a drenagem”.

As tubulações necessárias para a execução das obras já estão na Via Costeira, segundo Carlson. “Foram 30 carretas com as tubulações que chegaram semana passada. A draga, que vem de Las Palmas, na Espanha, já se encontra no porto de Fortaleza, onde está sendo realizada uma cabotagem para que seja enviada em breve para Natal”, esclareceu.

De acordo com o titular da Semurb, Thiago Mesquita, as informações sobre a drenagem estão sendo encaminhadas para o Idema nos próximos dias. Ele disse que a drenagem está sendo executada porque ela entrou dentro de um decreto municipal emergencial, com parecer da Defesa Civil, por causa de uma situação de risco de desabamento em Ponta Negra. “Essa informação da drenagem foi esclarecida hoje (ontem). Quando está em caráter de emergência, de urgência, não é exigida a licença. É lei federal. Então, com certeza, não é esse o motivo de não liberar a licença, porém, é uma questão de poucos dias para ser formalizado. O IDEMA demonstrou bastante razoabilidade”, esclareceu Mesquita.

Projeto
O secretário Carlson Gomes destacou que o projeto de execução da engorda prevê a forma com será o aterramento da praia, os bloqueios da navegação em torno da jazida e como ficará a questão dos ribeirinhos. Participaram do encontro, além do Idema e da Seinfra, representantes da Funpec, contratada para responder às demandas das condicionantes. “O Idema irá gerar um protocolo e depois um check-list para discutirmos os projetos em si. Mas, o tempo de análise do processo depende do Idema, embora nós estejamos fazendo as apresentações para tentar agilizar”, comentou Gomes.

Os processos para dar andamento às obras do aterro hidráulico da Praia de Ponta Negra são antigos, mas somente em abril deste ano o consórcio DTA-AJM foi anunciado para a execução dos serviços, após vencer o edital de licitação com uma proposta de R$ 73,7 milhões. Em Ponta Negra, a expectativa é que sejam utilizados cerca de 1 milhão e 100 mil metros cúbicos de areia para a obra da engorda. Os trabalhos contarão com uma draga de sucção e aos poucos será depositada em trechos a cada 200m na praia.

Após o transporte de areia, será necessária uma terraplanagem com espalhamento, compactação e nivelamento do aterro por meio de tratores. Parte anterior à obra da engorda, o enrocamento de Ponta Negra já está concluído desde dezembro do ano passado. A proteção costeira de cerca de 1,1km foi viabilizada como parte do plano de trabalho para que a engorda pudesse ser iniciada. Além disso, a mesma empresa foi a vencedora da licitação acerca das obras de drenagem.

Tribuna do Norte