Skip to main content
  • SLIDE – 2025

Prefeitura de Parnamirim decreta ponto facultativo na segunda-feira (29), Dia de São Pedro

A Prefeitura de Parnamirim informa que será ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal.

Durante o ponto facultativo, apenas os serviços essenciais, como limpeza urbana e atendimentos de urgência e emergência, funcionarão normalmente, assegurando o atendimento à população nas áreas indispensáveis ao funcionamento do município.

As atividades administrativas serão retomadas na terça-feira (30), em horário habitual.

CPRE encerra bagunça provocada por motociclistas e apreende cinco motos na Via Costeira

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, realizou uma operação de fiscalização na madrugada desta sexta-feira (26) na Via Costeira, nas proximidades do Relógio do Sol, em Natal.

A ação foi desencadeada após denúncias de que jovens estariam realizando manobras perigosas no local. A fiscalização ocorreu por volta das 2h e contou com o apoio de equipes do Esquadrão Águia.

Durante a operação, os policiais identificaram diversas irregularidades, entre elas condutores sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motocicletas com escapamentos irregulares e veículos sem filtros.

Ao todo, cinco motocicletas foram removidas ao depósito.

RN perde até R$ 230 milhões na educação por falhas no Censo Escolar e sistema de dados

Foto: Reprodução.

O RN deixou de receber cerca de R$ 230,52 milhões em recursos federais destinados à educação entre 2024 e 2026 devido a falhas no Censo Escolar e inconsistências no cadastramento de estudantes na rede estadual, conforme informações da Tribuna do Norte.

Somente em 2025, o Estado perdeu R$ 44,8 milhões por problemas na inclusão de aproximadamente 4,48 mil alunos no sistema do Educacenso, utilizado como base para repasses da União.

As informações constam em processo administrativo da Secretaria de Estado da Educação (SEEC/RN), que trata da contratação de uma empresa para tentar corrigir os gargalos no sistema de dados educacionais da rede.

Segundo o documento, o problema afetou diretamente repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).

No caso do VAAR, as perdas são estimadas em R$ 27 milhões em 2024, R$ 29 milhões em 2025 e R$ 40 milhões em 2026, somando parte relevante do prejuízo total identificado pelo Estado.

O grupo técnico da Secretaria aponta que as falhas estão ligadas à ausência de uma ferramenta mais eficiente para o processamento e cruzamento de dados do Educacenso, o que teria gerado subcontagem de estudantes e impacto direto nos repasses federais.

Diante do cenário, a SEEC/RN propõe a contratação da plataforma Zaori Astrea, por meio de inexigibilidade de licitação, com argumento de solução técnica específica para correção das inconsistências cadastrais e melhoria na alimentação dos dados junto ao Inep.

O processo segue em análise administrativa. O Ministério da Educação ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de recomposição dos valores perdidos.

Câmara de Natal aprova projeto de Samanda que garante meia inscrição para estudantes em corridas de rua

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão da quinta-feira (25), o projeto de lei de autoria da vereadora Samanda Alves (PT), que garante aos estudantes o pagamento de meia inscrição nas corridas de rua realizadas na capital. A proposta busca ampliar o acesso da juventude ao esporte e incentivar a prática de atividades físicas.

O projeto assegura desconto de 50% no valor das inscrições para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino públicas e privadas em corridas promovidas ou autorizadas pelo município. A medida acompanha o crescimento da modalidade em Natal, que reúne milhares de participantes ao longo do ano.

Para Samanda, o incentivo contribui para democratizar o acesso ao esporte e reduzir uma barreira que ainda afasta muitos jovens das competições. “As corridas de rua se consolidaram como uma importante atividade de lazer, saúde e integração social. Com essa aprovação, damos um passo para que mais estudantes possam participar desses eventos, independentemente da condição financeira”, afirmou.

A parlamentar destaca que a prática esportiva promove qualidade de vida, fortalece a convivência comunitária e contribui para a formação cidadã. Após a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do Executivo Municipal.

Professora Nilda: a força da mulher está em Deus e no povo

Nilda, passando aqui para registrar o seu aniversário e homenagear uma mulher que já entrou para a história ao se tornar a primeira mulher eleita prefeita de Parnamirim.

Deus tem sido maravilhoso conosco por nos permitir testemunhar esse momento tão importante para a história do Rio Grande do Norte. Sem vitimismo, mas reconhecendo a realidade, você enfrentou inúmeros desafios. Sua origem popular, sua força como mulher negra e todas as barreiras que surgiram ao longo do caminho jamais foram capazes de impedir a realização do propósito que Deus tinha para a sua vida.

Você é uma mãe dedicada, uma esposa presente e uma gestora que enfrenta diariamente grandes responsabilidades. Muitos se perguntam: de onde vem tanta força? Como consegue, mesmo diante do cansaço, das cobranças e das dificuldades, ainda encontrar tempo para acolher, ouvir, confortar e fazer questão de estar presente onde é convidada?

A resposta é simples: essa força tem um nome e uma origem. Ela vem de Deus. É Ele quem renova suas forças todos os dias e lhe concede sabedoria para continuar firme na missão que lhe foi confiada.

Tenho a alegria de dizer que o destino quis que iniciássemos essa caminhada política juntos. E o mesmo destino, guiado pela vontade de Deus, permitiu que você superasse todos os desafios, se tornasse nossa líder e nos desse a oportunidade de conhecer de perto o grande ser humano que você é.

Minha admiração por você vai muito além da gestora. Ela nasce do respeito pelo ser humano diferenciado, humilde, sensível e determinado que você sempre demonstrou ser.

Que Deus continue abençoando sua vida, concedendo saúde, sabedoria, proteção e muitos anos de felicidade. Que esta nova etapa seja marcada por ainda mais conquistas e realizações.

Feliz aniversário, Nilda! Parabéns por sua trajetória, por sua história e por inspirar tantas pessoas com sua fé, coragem e dedicação. Que Deus continue conduzindo cada passo da sua caminhada.

URGENTE: Flávio Bolsonaro se manifesta em suas redes sociais após vídeo de Michelle, fala em ameaças de morte e pede desculpa a ex-primeira dama; VEJA VÍDEO

O senador Flávio Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um pedido de desculpas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Na postagem, Flávio diz que Michelle gravou vídeos após não retornar mensagem dele, afirmou estar de “coração aberto” e que não teve a intenção de ofendê-la.

“Em nenhum momento ofendi ou tive a intenção de ofender a Michelle. Se o fiz em algum momento, mais uma vez, peço desculpas. Tenho por ela respeito e reconhecimento pelo trabalho no PL Mulher, pelo cuidado com meu pai e por tudo o que representa para o Brasil”, afirmou o senador em suas redes sociais.

Flávio fez duas publicações: um texto no X (ex-Twitter), na quarta-feira (24), e, nesta quinta-feira (25), publicou um vídeo com a mesma mensagem no Instagram.

A publicação acontece depois que a ex-primeira-dama acusou Flávio de tratá-la mal após desavenças por acordos para a eleição de 2026. Na noite de quarta, Michelle divulgou vídeos em suas redes sociais em que diz ter sido maltratada e humilhada por Flávio.

Confira o vídeo abaixo!

O senador afirmou que a família Bolsonaro “está passando por um momento difícil” e que entende a angústia de Michelle ao ver Jair “todos os dias, sofrendo com tamanha injustiça”. Flávio afirmou que agendou uma reunião com lideranças femininas para a próxima quarta-feira (1º), em Brasília.

Trecho da publicação feita por Flávio Bolsonaro nas redes sociais — Foto: Reprodução
Trecho da publicação feita por Flávio Bolsonaro nas redes sociais — Foto: Reprodução.

“Hoje (quarta) pela manhã, eu mesmo fiz questão de ligar para Michelle e convidá-la, pessoalmente. Fiz mais um gesto não correspondido. Não atendeu. Deixei mensagem. Também não retornou. Para minha surpresa, na tarde de hoje ela publicou o vídeo”, disse Flávio, que diz manter o convite “de coração aberto”.

Segundo Flávio Bolsonaro, as suas decisões “sempre são tomadas com o respaldo” de Jair e que ele está “cumprindo uma missão designada por Jair Messias Bolsonaro”.

No vídeo, diferentemente do texto publicado no X, Flávio faz um apelo direto ao espectador e afirma que a família Bolsonaro é como qualquer outra, dizendo que seus integrantes “erram, acertam, têm divergências” e que conseguirão superar o momento de tensão.

A gravação teve como objetivo passar uma imagem mais “calorosa” do senador, de acordo com interlocutores. No vídeo, Flávio veste uma camisa branca, que se tornou padrão de figuras públicas em comunicados desse tipo.

Deniza Gurgel, pesquisadora do impacto da imagem na percepção do eleitor, afirma que o uso da peça parece intencional. “Sempre que um político faz alguma coisa errada, acaba surgindo um vídeo dele com essa camisa branca. É interessante observar o contraponto com o vídeo da Michelle. Ela aparece com uma camisa azul-marinho, que confere mais força à imagem dela. É uma cor que ajuda a transmitir autoridade e confiança”, diz.

A esposa do senador, Fernanda Bolsonaro, também se manifestou nas redes. “Como esposa, eu escolho olhar para aquilo que vejo todos os dias: um homem leve, respeitoso, carinhoso, restaurado e um pai dedicado às nossas duas filhas”, publicou.

Vídeos nas redes sociais

Em dois vídeos, Michelle expõe uma briga com Flávio e diz que eles não se falam desde o fim de 2025. A discussão dos dois envolve a disputa pelo palanque do PL no Ceará, em que o partido tentou se aliar com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) — apoio criticado por Michelle (leia mais abaixo).

“Voltando ao Flávio. Telefonei para ele, tentei algumas vezes, mas ele não atendeu. Algumas horas depois da postagem, ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para falar o que ele me falou, seria melhor se ele não tivesse ligado. Ele foi muito ríspido, me desrespeitou e me maltratou o telefone. E eu não tinha feito nada contra ele”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Ele disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, eu disse a ele que estava tudo bem. Entendi que ele não queria o meu apoio ou que este era insignificante. E então eu me recolhi. Fiquei na minha e assim permaneço”, continuou.

Ao longo do depoimento, Michelle se refere a Flávio pelo nome, como “meu enteado” e “pré-candidato”, sem usar o sobrenome “Bolsonaro” em nenhum momento.

Críticas à aproximação do PL com Ciro Gomes

O episódio aconteceu, segundo Michelle, após um comício em que participou no Ceará, no fim do ano passado. À época, Michelle criticou a negociação de palanque no Ceará em que o PL estava em busca do apoio de Ciro Gomes (PSDB), que havia criticado Jair Bolsonaro à época em que ele era presidente.

À época, Michelle estava no palco do evento em Fortaleza e apontou para o deputado André Fernandes (PL-CE), um dos articuladores da aproximação com Ciro, e afirmou que a aliança havia sido “precipitada”.

“É sobre isso. É sobre essa aliança que vocês se precipitaram a fazer. Eu tenho orgulho de vocês, mas fazer aliança com o homem que é contra o maior líder da direita, assim não dá”, disse Michelle, olhando para Fernandes, na oportunidade.

 

Michelle e Flávio Bolsonaro entraram em atrito por divergências de apoios no Ceará — Foto: Reprodução
Michelle e Flávio Bolsonaro entraram em atrito por divergências de apoios no Ceará — Foto: Reprodução.

Gomes é pré-candidato ao governo do Ceará. Pesquisa Quaest divulgada em abril sobre as eleições locais indicam Ciro Gomes na liderança das intenções de voto, com 41%, e Elmano de Freitas (PT) com 32%. Eduardo Girão (Novo) é o terceiro, com 4%. A aliança do PL previa o apoio de Gomes à candidatura presidencial de Flávio com palanque no estado.

Segundo Michelle, Ciro Gomes foi o principal responsável “pelo processo que levou à inelegibilidade do meu marido”, e citou que o ex-governador do Ceará havia chamado Bolsonaro e seus filhos, incluindo Flávio, de corruptos e bandidos.

Outro ponto de conflito está na vaga para disputar o Senado no Ceará. Enquanto Michelle apoia a deputada federal Priscila Costa (PL), André Fernandes tem articulado que o partido lance seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), como candidato.

Atuação na pré-campanha de Flávio

Parte dos aliados de Bolsonaro pressionam que a ex-primeira-dama contribua para a pré-campanha de Flávio e alegam que ela não tem se esforçado nessa missão. No vídeo, a ex-primeira-dama nega que tenha exigido um pedido de desculpas de Flávio para anunciar apoio à candidatura.

“Eu nunca pedi, cobrei ou condicionei desculpas públicas de ninguém. Não preciso disso. Eu já liberei o perdão faz muito tempo”, afirmou.

Em outro momento dos vídeos, sem citar nomes, Michelle afirma que sofre ataques diários de um grupo que está no exterior, que “alguns deles” aparecem em fotos com Flávio e que a filha adolescente, Laura, sofre com isso, porque “acompanha tudo”. Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o ano passado.

“Fazem postagens e vídeos retirando do meu nome o sobrenome Bolsonaro, na tentativa de me atingir. Não me atingem, eu sei quem eu e o meu marido somos. Mas será que eles pensam no que estão provocando na vida da minha filha? Ela é uma adolescente que acompanha tudo, que lê tudo e que sente tudo”, diz.

Morre Helga Oliveira aos 48 anos

 

M0rre Helga Oliveira aos 48 anos
FOTO: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS.

Morreu nesta quinta-feira (25), aos 48 anos, a jornalista Helga Oliveira, uma das pioneiras da cobertura esportiva no Rio Grande do Norte. Ela enfrentava uma leucemia há cerca de cinco anos e estava internada nas últimas semanas após uma gripe evoluir para uma pneumonia grave.

Helga marcou a história do jornalismo potiguar ao se tornar uma das primeiras mulheres a atuar na cobertura esportiva da televisão no estado, com destaque para seu trabalho na TV Cabugi. Ao longo da carreira, conquistou reconhecimento pela dedicação ao esporte e ajudou a abrir espaço para a presença feminina em uma área tradicionalmente dominada por homens.

A jornalista deixa o marido, o também jornalista Luis Henrique, e dois filhos.

Até a publicação desta matéria, a família ainda não havia divulgado informações sobre o velório e o sepultamento.

COM INFORMAÇÕES DE @96FMNATAL.

URGENTE: Lemann e Sicupira, bilionários que lideram lista dos mais ricos do Brasil, são investigados pela PF

URGENTE: Lemann e Sicupira, bilionários que lideram lista dos mais ricos do Brasil, são investigados pela PF
Os empresários Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Veiga Sicupira Imagem: Divulgação e Folha de S.Paulo.

A Polícia Federal cumpre na manhã de hoje mandados de busca e apreensão contra Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira em uma nova fase da investigação sobre as fraudes na Americanas. Os dois bilionários são acionistas da empresa e outras grandes marcas mundiais, como a Ambev e Kraft Heinz. A nova fase que mira os dois bilionários é um desdobramento da investigação sobre o rombo de R$ 54 bilhões na contabilidade da Americanas.

Ao todo, são cumpridos nove mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além das buscas, a 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro ordenou o sequestro de bens de até R$ 54 bilhões dos investigados. Os crimes investigados são manipulação de mercado e associação criminosa. De acordo com a investigação, os acionistas de referência tinham conhecimento sobre as operações de Verbas de Propaganda Cooperada (VPC) e Risco Sacado, que estão no centro da fraude contábil da Americanas. “Segundo as investigações, os suspeitos teriam conhecimento de supostas fraudes contábeis praticadas ao longo de anos, relacionadas a operações de risco sacado e a contratos de verba de propaganda cooperada (VPC) supostamente contabilizados sem lastro econômico”, diz a PF.

O VPC envolve a concessão de créditos por parte dos fornecedores aos varejistas e, como explica a PF em seu relatório das primeiras fases do caso Americanas, podem ser utilizadas para abater dívidas com o fornecedor em questão, culminando em uma melhora nos resultados financeiros da empresa.

“Criavam-se lançamentos contábeis fraudulentos, referentes a VPC inexistentes. O registro contábil era efetuado sem qualquer documentação de suporte. Documentos falsos para amparar esses lançamentos contábeis seriam criados, quando e se necessários, apenas para atender eventual demanda de comprovantes pela auditoria externa”, disse um dos delatores do caso Americanas.

O Risco Sacado, por sua vez, é uma operação normal de empresas que atuam no varejo em que se faz um empréstimo com um banco para pagar o fornecedor.

A empresa, então, ganha condições melhores para gerir seu fluxo de caixa. A fraude nas Americanas consistia em lançar incorretamente essa informação no balanço. (reportagem em atualização)

COM INFORMAÇÕES DE UOL

Prefeitura de Mossoró nomeia candidatos aprovados no cadastro reserva do concurso da Saúde

Divulgação/PMM
Divulgação/PMM.

A Prefeitura de Mossoró publicou a portaria nº 596, de 23 de junho de 2026, nomeando candidatos aprovados no cadastro reserva do Concurso Público da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O documento consta no Diário Oficial de Mossoró (DOM), da última terça-feira (23).

Os nomeados são para os cargos de Enfermeiro, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Raio X e Técnico de Segurança do Trabalho. 

Os candidatos nomeados ficam convocados a apresentar os documentos e exames médicos na Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe), situada na Prudente de Morais, nº 976, Santo Antônio, no horário das 7h às 17h.

A posse dos aprovados e nomeados relacionados no Anexo I será realizada em até trinta dias, contados da data da publicação da portaria. A apresentação deverá ocorrer até a data da posse. O não comparecimento do nomeado para tomar posse no prazo legal tornará a nomeação sem efeito.

Adolescente é baleado após trocar tiros com policiais da Força Tática na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação/PMRN.

Um adolescente de 17 anos foi baleado durante uma intervenção policial na noite desta quarta-feira (24), no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal. Ele teria efetuado disparos contra equipes da Força Tática do 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM), segundo a corporação.

De acordo com a PM, a ocorrência teve início após denúncias de que três indivíduos estariam reunidos em uma vila na Rua Comunidade em Ação, supostamente planejando a prática de assaltos na região. Ao chegar ao local para averiguação, os policiais encontraram o adolescente portando um revólver calibre .38.

Ainda segundo a Polícia Militar, ao perceber a presença das equipes, o suspeito teria efetuado um disparo contra os agentes e, em seguida, correu para dentro de um imóvel, de onde voltou a atirar contra os policiais.

Diante da situação, os militares revidaram para conter a agressão e cessar a ameaça. O adolescente foi atingido e socorrido pelos próprios policiais ao Hospital Santa Catarina. Não há atualização sobre seu estado de saúde.

Durante a ocorrência, foi apreendido um revólver calibre .38 e quatro munições deflagradas. O material foi encaminhado à autoridade policial para os procedimentos cabíveis.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Secretaria da Mulher e Patrulha Maria da Penha promovem ação de conscientização durante o São João de Extremoz

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, está realizando uma importante ação de conscientização e combate à violência contra a mulher durante a programação do São João “Grude em Nós 2026”. A iniciativa acontece no Largo da Estação Estrela do Mar e também durante as apresentações das quadrilhas juninas no ginásio poliesportivo, contando pela primeira vez com a participação da Patrulha Maria da Penha junto à população durante os festejos juninos.

Ao longo dos três dias de evento, equipes da Secretaria da Mulher e da Patrulha Maria da Penha distribuem materiais informativos, orientando moradores e visitantes sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, os canais de denúncia e os serviços de apoio disponíveis no município.

“Este é o segundo ano em que participamos levando conscientização para a população. Pela primeira vez, a Patrulha Maria da Penha está aqui ao nosso lado durante o São João, fortalecendo esse trabalho de prevenção. A maior prevenção é a informação. O feminicídio e a violência doméstica dão sinais, por isso é fundamental que as mulheres e toda a sociedade estejam atentas e saibam onde buscar ajuda”, afirmou a secretária municipal da Mulher, Sheila Freitas.

A campanha reforça informações sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha — física, psicológica, sexual, moral e patrimonial — além de divulgar os telefones 180, para denúncias e orientações, e 190, para situações de emergência.

Festa e conscientização

“O São João é um momento de celebração, mas também uma oportunidade de levar cidadania e informação para perto das pessoas. A presença da Secretaria da Mulher e da Patrulha Maria da Penha durante a festa demonstra o compromisso da gestão da prefeita Jussara Sales com a proteção das mulheres. Muitas vezes, uma orientação recebida em uma ação como essa pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa de ajuda”, destacou a secretária municipal de Articulação Política, a advogada Dalliany Tavares.

A Patrulha Maria da Penha, vinculada à Guarda Municipal de Extremoz, atua no acompanhamento e proteção de mulheres em situação de violência doméstica, fortalecendo a rede de apoio existente no município.

A ação educativa seguirá durante os três dias de shows do São João e também durante os três dias de apresentações das quadrilhas juninas, reforçando a mensagem de que a violência contra a mulher deve ser denunciada e combatida por toda a sociedade.

TV Ponta Negra/SBT transmite Japão x Suécia nesta quinta-feira

Japão e Suécia se enfrentam às 20h (de Brasília)

A definição dos classificados para a segunda fase da Copa do Mundo FIFA 2026 continua nesta quinta-feira (25), e um dos jogos mais importantes do dia pode influenciar diretamente o caminho do Brasil no mata-mata. Japão e Suécia se enfrentam às 20h (de Brasília), no AT&T Stadium, em Dallas, pela última rodada do Grupo F, e você assiste na tela da TV Ponta Negra/SBT e na N Sports.

Já classificado, o Brasil aguarda a definição de seu adversário no mata-mata. Com quatro pontos, o Japão joga pelo empate para avançar, enquanto a Suécia, com três, precisa vencer para garantir a classificação sem depender de outros resultados. No outro duelo do Grupo F, a Holanda, também com quatro pontos, enfrenta a já eliminada Tunísia. O segundo colocado da chave encara a Seleção Brasileira na segunda-feira (29), às 14h (de Brasília).

A bola rola às 20h (de Brasília), mas a cobertura começa meia hora antes, às 19h30, com o “Vem pro Jogo”. Tiago Leifert narra a partida, com comentários de Juninho Paulista e Raphael Rezende, análise de arbitragem de Nadine Basttos e reportagens de André Galvão, direto do estádio.

Às 23h55 (de Brasília), Carol Barcellos e Wallace Neguerê comandam mais uma edição do “Balanço da Copa”. O programa repercute a definição do adversário do Brasil na próxima fase, analisa os confrontos já confirmados e debate os principais assuntos do Mundial. A atração recebe Mano, Nina Galiotte e o cantor Julio Sereno.

Parnamirim alcança maior pontuação de sua história em ranking nacional da Secretaria do Tesouro Nacional

A Prefeitura de Parnamirim alcançou, em 2026, a maior pontuação já registrada pelo município no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), consolidando uma trajetória de crescimento que vem colocando a cidade entre os destaques nacionais em gestão pública.

De acordo com os dados referentes ao exercício de 2025, Parnamirim obteve 173,63 pontos e atingiu 89% de conformidade na avaliação realizada pela STN. O resultado representa o melhor desempenho da história do município desde o início do ranking, que mede a qualidade das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos ao governo federal.

O avanço dá continuidade ao processo de melhoria iniciado na atual gestão. Em 2025, no primeiro ano da administração da prefeita Nilda Cruz, Parnamirim já havia conquistado reconhecimento nacional ao receber o Prêmio da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional em razão da evolução apresentada pelo município.

Além do crescimento na pontuação, o município também registrou uma expressiva ascensão no ranking nacional. No último ano da gestão anterior, referente aos dados de 2024, Parnamirim ocupava a 5.160ª colocação entre os municípios brasileiros avaliados. Já no primeiro ano da atual gestão, a cidade avançou para a 2.677ª posição, subindo 2.483 colocações e passando a integrar o grupo dos municípios com melhor desempenho do país.

Agora, com a divulgação dos resultados referentes a 2025, o município volta a registrar avanço e alcança sua melhor marca histórica, reforçando a consistência do trabalho desenvolvido na área de gestão fiscal e contábil.

Para a administração municipal, o resultado demonstra o compromisso com a transparência, a responsabilidade fiscal e o aperfeiçoamento dos processos administrativos, fatores que contribuem para elevar a qualidade das informações prestadas aos órgãos de controle e à população.

O novo desempenho confirma a evolução contínua de Parnamirim nos indicadores nacionais e consolida o município como referência em qualidade da informação contábil e fiscal no cenário brasileiro.

URGENTE: PF detém investigados e bloqueia R$ 54 bilhões em bens no caso lojas Americanas

 

URGENTE: PF detém investigados e bloqueia R$ 54 bilhões em bens no caso lojas Americanas

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25), uma nova fase da investigação sobre as fraudes contábeis nas Lojas Americanas, caso que revelou um rombo estimado em R$ 24 bilhões e se tornou um dos maiores escândalos financeiros do país.
A operação tem como alvo ex-diretores da companhia, suspeitos de participação no esquema de manipulação de dados contábeis que teria inflado resultados financeiros ao longo de anos, conforme informações da coluna Mirelle Pinheiro, do Metrópoles.

Ao todo, cerca de 180 policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. A ação também conta com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Ministério Público Federal (MPF).

Por decisão da Justiça, foi autorizado ainda o sequestro de bens e valores dos investigados. As medidas patrimoniais podem chegar a R$ 54 bilhões, com bloqueios individuais que alcançam até R$ 500 milhões.

Segundo a PF, as investigações apuram a atuação de ex-executivos em um esquema de distorção das demonstrações financeiras da empresa, com uso de mecanismos como as chamadas verbas de propaganda cooperada (VPC), que teriam sido usadas para mascarar resultados.

Os investigados podem responder por crimes como manipulação de mercado, falsidade em demonstrações financeiras, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As apurações seguem para identificar a responsabilidade individual de cada envolvido no caso que levou à revelação das inconsistências bilionárias e à recuperação judicial da varejista em 2023.

Com informações de @agenciabrasil

Câmara de Parnamirim aprova projeto que cria Carteira de Identificação para protetores de animais

 

Câmara aprova projeto que cria Carteira de Identificação para protetores de animais

A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, durante a 61ª Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (25), o Projeto de Lei nº 229/2025, de autoria do vereador Michael Borges, que institui a Carteira de Identificação do Protetor e Cuidador de Animais Comunitários.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade e reconhecimento às pessoas que dedicam tempo e recursos ao cuidado de animais em situação de vulnerabilidade. “O objetivo dessa carteirinha é fazer com que essas pessoas saiam da invisibilidade. Nosso papel nesta Casa é mostrar que elas existem”, destacou Michael Borges.

A carteira servirá como instrumento de identificação e reconhecimento oficial dos protetores e cuidadores, além de fortalecer a relação entre esses cidadãos e o Poder Público, facilitando a participação em ações e programas voltados ao bem-estar animal.