Skip to main content
  • SLIDE – 2025

Extremoz da início ao Festival de Quadrilhas Juninas de no Ginásio Estrela do Mar

 

O clima de São João segue em alta na “Terra do Grude” e ganhou ainda mais força na terça-feira (23), com a abertura do Festival de Quadrilhas Juninas de Extremoz. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Conjunto Estrela do Mar, e encantou o público com um verdadeiro espetáculo de cores, luzes, tradição e valorização da cultura nordestina.

A programação segue até o dia 25 de junho e contará com a participação de 33 grupos juninos, entre quadrilhas tradicionais e estilizadas. A grande campeã da categoria Estilizada garantirá vaga para representar o Rio Grande do Norte no Nordestão da UNEJ. As demais colocadas da categoria também serão premiadas, do segundo ao quinto lugar.

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales, destacou a importância do festival para a cidade. “O São João de Extremoz segue a todo vapor. Depois de muito sucesso com os shows musicais, agora vamos abrir espaço para o festival de quadrilhas juninas. Não poderíamos deixar de apoiar e valorizar esse movimento, que é muito forte e possui relevância histórica, cultural e econômica para o município. Tenho plena convicção de que será um sucesso. Todos os grupos se esforçam e ensaiam o ano inteiro para brilhar nas apresentações”, afirmou.

A gestora também ressaltou o impacto econômico dos festejos juninos para a população. “Os arraiás de rua carregam toda aquela tradição, integram as comunidades e contribuem para movimentar a economia local, especialmente para os ambulantes, que aproveitam a oportunidade para ampliar sua renda”, concluiu.

Campanha solidária da Câmara Municipal de Parnamirim já arrecadou mais de meia tonelada de alimentos

Iniciativa une solidariedade e integração entre servidores em benefício de instituições sociais de Parnamirim.

A campanha solidária “Time CMP”, promovida pela Câmara Municipal de Parnamirim, já alcançou uma importante marca: mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis arrecadados. A iniciativa tem como objetivo beneficiar instituições sociais do município e reforçar o compromisso da Casa Legislativa com ações de responsabilidade social.

Inspirada no clima da Copa do Mundo de Futebol, a campanha foi criada para estimular a participação dos servidores e colaboradores da Câmara em uma corrente de solidariedade. Para participar, cada servidor recebeu um álbum temático personalizado com elementos da Câmara Municipal de Parnamirim. A cada 1 kg de alimento não perecível doado, o participante recebe um pacote com 10 figurinhas para completar o álbum.

A ação, voltada exclusivamente ao público interno da instituição, também prevê a entrega de uma camisa temática aos participantes que completarem as 30 figurinhas disponíveis no álbum. A proposta alia espírito de equipe, engajamento e solidariedade, transformando a participação dos servidores em benefícios concretos para quem mais precisa.

O resultado alcançado até o momento demonstra o comprometimento dos servidores e colaboradores com a causa social. A arrecadação superior a 500 quilos de alimentos representa uma contribuição significativa para as entidades assistenciais que serão contempladas pela iniciativa.
A campanha segue em andamento e reforça a importância da união em prol da solidariedade, mostrando que pequenas ações podem gerar grandes impactos na vida de muitas pessoas.

ABC e América podem subir juntos para a Série C 2027

Foto: Guilherme Drovas.

Os torcedores de ABC e América entraram no mata-mata da Série D carregando uma dúvida que já começa a mexer com os admiradores dos clubes: os dois rivais podem conquistar juntos o acesso para a Série C de 2027? Pela nova fórmula da competição, a resposta é sim. Mas, para isso, os clubes terão de atravessar um caminho longo, com quatro fases eliminatórias antes do ponto decisivo da disputa.

A Série D deste ano passou a ser disputada por 96 clubes, divididos em 16 grupos com seis equipes. Os quatro primeiros de cada chave avançaram para a segunda fase, iniciando o primeiro mata-mata com 64 participantes. A partir daí, todos os confrontos são em jogos de ida e volta. No caso de ABC e América, integrantes do Grupo A-8, não existe possibilidade de o clássico se repetir logo nas primeiras etapas eliminatórias, já que os cruzamentos separam os classificados da mesma chave.

Se confirmarem a vantagem nos jogos do próximo final de semana, contra Altos e Fluminense-PI, respectivamente, ABC e América ainda terão pela frente a terceira fase e as oitavas de final. Somente depois disso chegarão às quartas, fase que ganhou peso no novo regulamento. Quem vencer nas quartas garante automaticamente o acesso para a Série C. Quem perder ainda terá uma segunda chance no playoff, que reunirá os quatro eliminados para definir mais duas vagas e completar a lista dos seis novos integrantes da Série C na próxima temporada.

Esse detalhe na nova fórmula de disputa é o que torna possível o sonho duplo. ABC e América podem subir juntos de duas formas. A primeira, mais direta, ocorre se ambos chegarem às quartas de final e vencerem seus confrontos. Nesse caso, os dois estariam entre os semifinalistas e carimbariam o retorno do futebol potiguar à Série C com força máxima. A segunda possibilidade é mais sofrida: caso um deles perca nas quartas, ainda poderá buscar o acesso no playoff de consolação. Até mesmo se os dois forem derrotados nas quartas, ainda haverá chance de ambos subirem, desde que não se enfrentem no cruzamento decisivo.

Como mostram as projeções, o clássico só pode voltar a acontecer em um estágio avançado da competição. Antes das quartas, o regulamento impede um reencontro entre clubes que vieram do mesmo grupo. A partir das quartas, dependendo da composição das chaves e da campanha acumulada, ABC e América podem voltar a se enfrentar. Se isso ocorrer nas quartas, um deles garante o acesso direto e o outro ainda poderá buscar a vaga extra no playoff. Se o reencontro ficar para a semifinal ou para a final, os dois já estarão garantidos na Série C.

ABC e América não dependem da queda do rival para subir. Secar a campanha do principal adversário será apenas um hábito mantido pelos torcedores, mas sem impacto real no caminho das equipes. O essencial é que ambos podem transformar a Série D de 2026 em uma jornada histórica para o futebol potiguar.

O acesso conjunto vai exigir regularidade, força mental e capacidade de decisão dos dois elencos. Os maiores clubes do estado têm a oportunidade de recolocar o futebol do RN em um novo patamar no cenário nacional, fazendo da atual temporada o ponto de partida para a reação tão sonhada por alvinegros e alvirrubros.

Tribuna do Norte 

Estrutura desaba durante show de Amado Batista e deixa feridos na Bahia

Estrutura desaba em show de Amado Batista na Bahia
Estrutura desaba em show de Amado Batista na Bahia. Imagem: reprodução/Instagram.

Um incidente marcou a programação do São João de Itapetinga, no interior da Bahia, na noite da última segunda (22). Parte da estrutura montada próxima ao palco principal cedeu enquanto o cantor Amado Batista se apresentava, causando momentos de tensão entre o público.

O que aconteceu

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que parte da estrutura cede. Nas imagens, pessoas aparecem caindo após o desabamento, o que provocou correria e preocupação entre quem acompanhava a apresentação. Diante da situação, o show de Amado Batista precisou ser interrompido.

Apesar do susto, a Prefeitura de Itapetinga informou que nenhuma das vítimas sofreu ferimentos graves. Em nota, o município destacou que os envolvidos receberam atendimento imediato das equipes de emergência que estavam de plantão no evento, incluindo profissionais do Corpo de Bombeiros e da organização da festa. O município não divulgou quantas pessoas precisaram de atendimento médico.

Felizmente, os ferimentos registrados foram leves e os envolvidos receberam atendimento imediato pelas equipes do Corpo de Bombeiros e demais profissionais de apoio presentes no local.
Prefeitura de Ipatinga em nota enviada a Splash

No mesmo comunicado, a Prefeitura de Itapetinga informou que a estrutura passou por uma nova avaliação técnica e pelos ajustes necessários antes de ser liberada novamente. Segundo o município, após a confirmação de que o local oferecia condições seguras para o público, a programação do São João foi retomada e seguiu normalmente com o show.

Assista ao vídeo abaixo!

Vereador de Parnamirim, Professor Diego Américo declara apoio a Cadu de Lula

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte pelo PT, Cadu de Lula, recebeu nesta terça-feira (23) mais um importante reforço político vindo da terceira maior cidade do estado. O vereador de Parnamirim, Professor Diego Américo, oficializou seu apoio ao projeto liderado pelo petista.

O movimento reforça ainda mais a expansão do palanque de CaduVereador de Parnamirim, Professor Diego Américo declara apoio a Cadu de Lula na região metropolitana, fortalecendo a base do chamado “Time de Lula” em um colégio eleitoral estratégico para a disputa estadual.

Durante o encontro, Cadu e Diego conversaram sobre planos para o futuro do Rio Grande do Norte, de modo que impacte diretamente a vida dos cidadãos potiguares, não deixando de falar sobre as demandas e necessidades da população de Parnamirim.

A adesão ao projeto representa um alinhamento com as metas de desenvolvimento para o estado, e serve também para estreitar o diálogo e definir prioridades que serão levadas aos eleitores ao longo da pré-campanha.

Prefeita Nilda anuncia Via Celeste, maior projeto de mobilidade urbana das últimas três décadas

Durante entrevista nesta terça-feira (23), a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz anunciou a apresentação oficial, prevista para o próximo mês de julho, do projeto da Via Celeste, considerada a maior intervenção em mobilidade urbana planejada para Parnamirim nos últimos 30 anos. Na ocasião, a gestora também destacou os avanços alcançados pela administração municipal em áreas como saúde, segurança pública, desenvolvimento econômico e infraestrutura, ressaltando que Parnamirim tem se consolidado como uma das cidades que mais crescem no estado, ocupando posição de destaque nos indicadores econômicos.

A iniciativa da Via Celeste surge após uma série de reuniões da prefeita com equipes técnicas da Prefeitura e representantes do setor produtivo do município, que resultaram na construção de uma alternativa viável ao antigo projeto da Via Verde.

A nova proposta prevê a ligação entre a Avenida Maria Lacerda Montenegro e a Avenida José Adeodato dos Reis, dois dos mais importantes corredores de tráfego da cidade. O projeto contempla, inclusive, a construção de uma ponte, criando uma nova rota estratégica para motoristas e promovendo uma integração inédita entre regiões que concentram grande fluxo de veículos diariamente.

A Via Celeste nasce com o objetivo de enfrentar alguns dos principais desafios da mobilidade urbana de Parnamirim, reduzindo congestionamentos, melhorando a fluidez do trânsito, aumentando a segurança viária e oferecendo mais qualidade de vida para quem vive, trabalha ou circula pelo município.

A prefeita Nilda destaca que a obra representa uma visão de futuro para a cidade.
“Estamos falando de um projeto estruturante, pensado para acompanhar o crescimento de Parnamirim e preparar a cidade para as próximas décadas. É uma intervenção que vai impactar positivamente a economia, a mobilidade e o desenvolvimento urbano do município”, afirmou.

Emirados: operação conjunta do MPRN e Polícia Civil combate lavagem de dinheiro e sonegação fiscal

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e a Polícia Civil deflagraram nesta terça-feira (23) a operação Emirados para apurar crimes de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, associação criminosa e falsidade ideológica. A investigação conjunta identificou um esquema estruturado para obter vantagens financeiras ilegais em prejuízo dos cofres públicos. O empresário apontado como chefe das fraudes tem atuação e influência no ramo de postos de combustíveis na Grande Natal e foi preso.

O trabalho aponta que os envolvidos utilizavam mecanismos para esconder bens e valores obtidos por meio de ilícitos fiscais. A apuração é conduzida pela 56ª Promotoria de Justiça de Natal, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD).

Além do mandado de prisão, a operação Emirados e cumpriu 33 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar contra os alvos. Também foram aplicadas 75 medidas cautelares diversas da prisão. Os mandados foram cumpridos nas cidades potiguares de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

No âmbito patrimonial, a Justiça determinou o sequestro de 18 imóveis e de uma lancha, com o objetivo de assegurar eventual reparação dos danos e impedir a dissipação do patrimônio investigado. Ao todo, 4 promotores de Justiça, 9 servidores do MPRN e mais de 120 policiais civis, entre delegados e agentes. Na casa do chefe do esquema, foram apreendidos mais de R$ 90 mil, dólares e euros em espécie, joias, documentos, celulares e computadores.
O esquema

O principal investigado é um empresário que liderava um arranjo voltado à ocultação de patrimônio. Para proteger os bens e evitar cobranças judiciais, ele registrava propriedades e veículos em nome de parentes e de funcionários de confiança, que atuavam como “laranjas”. As investigações também apontam que o chefe do grupo exercia o controle real sobre várias empresas de fachada, como distribuidoras, bares e postos de combustíveis, sem constar oficialmente nos contratos sociais.

A fraude contava com empresas utilizadas para deixar de pagar tributos estaduais de forma sistemática. Entre as condutas identificadas estão a omissão de entrada de mercadorias, a falta de emissão de notas fiscais e a criação de firmas em série em nome de terceiros. O esquema usava inclusive pessoas de baixa renda e beneficiários de programas assistenciais federais como sócios de fachada para blindar os verdadeiros donos dos negócios.
Sonegação, carro de luxo e mansão

As empresas vinculadas ao grupo econômico acumulam juntas um passivo tributário global que chega ao montante de R$ 72.922.514,57 inscritos na Dívida Ativa do Estado do Rio Grande do Norte. Os débitos estão concentrados no não recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Desse total sonegado, duas distribuidoras de alimentos respondem pelas maiores fatias da dívida fiscal.
Um dos fatos que motivou a abertura de uma linha de investigação específica foi a compra de um carro importado de luxo avaliado em cerca de R$ 800 mil. O veículo foi registrado em nome de um funcionário que exercia a função de auxiliar de contabilidade e contador com uma remuneração de R$ 1.954. A capacidade financeira declarada era incompatível com o valor do automóvel, enquanto o líder do esquema ostentava o bem como próprio. O mesmo funcionário também aparecia como o comprador formal de uma residência de alto padrão em um condomínio fechado pelo valor declarado de R$ 2.558.000,00. As diligências policiais e os exames de documentos constataram que o imóvel servia de moradia real para o próprio coordenador da organização. O grupo utilizava contas dessas firmas satélites para pagar contas e despesas de moradias de luxo da família do investigado.

Em razão do prejuízo causado aos cofres públicos e do risco de dissipação de ativos, a Justiça determinou o sequestro, a indisponibilidade de bens e o bloqueio de valores em contas bancárias no valor total de R$ 72.922.514,57. A medida alcança contas de pessoas físicas e jurídicas, incluindo nove empresas de um ecossistema contemporâneo de fachada e contas de passagem utilizadas pelo líder do esquema de fraudes.
Gaesf

A atuação do MPRN na operação Emirados é resultado da articulação conjunta das forças de segurança do RN que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf). O grupo especializado trabalha na identificação de fraudes complexas e na recuperação de ativos desviados por meio de crimes tributários. Através da análise técnica e da integração com outros órgãos, o Gaesf garante que grandes sonegadores sejam processados e que os valores devidos ao Estado retornem para o financiamento de políticas públicas. O MPRN é representado no Gaesf pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

PF faz operação contra Edir Macedo, e Justiça bloqueia R$ 670 milhões

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, que mira a cúpula do Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Um dos investigados é o próprio líder religioso. Ao todo, mais de 50 policiais federais saíram às ruas para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo.

Além de autorizar as buscas, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e autorizou o bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões – medida considerada essencial para impedir eventual ocultação de patrimônio.

A ação ocorre após uma investigação baseada em relatórios produzidos pelo Banco Central, que identificaram indícios de uma série de irregularidades na condução da instituição financeira.

Segundo a PF, há suspeitas de que administradores da instituição tenham criado mecanismos para apresentar uma situação financeira mais favorável do que a real, por meio da alteração de informações contábeis e da geração artificial de receitas.

A prática teria permitido inflar o valor de ativos e esconder problemas que poderiam comprometer a saúde financeira da instituição. As movimentações sob suspeita envolvem cifras de centenas de milhões de reais.

A Polícia Federal também apura se recursos do banco foram direcionados, de forma irregular, para beneficiar a empresa que controla a instituição financeira. Outro foco das investigações é a suspeita de manipulação de dados enviados aos sistemas oficiais utilizados pelo Banco Central para fiscalizar o mercado.

Os investigados poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, entre eles gestão fraudulenta, prestação de informações falsas em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito proibidas pela legislação.

Mãe, padrasto e tio são presos após morte de criança de 8 anos por disparo em casa em Natal

Mikellyson Valter Tavares, chegou a ser socorrido e levado à UPA de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos – Foto: Reprodução.

A mãe, o padrasto e um tio de uma criança de 8 anos que morreu após ser atingida por um disparo de arma de fogo dentro de casa foram presos em flagrante no sábado (20), no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal. A informação foi confirmada pela Polícia Civil. Notícias do Brasil

A vítima, identificada como Mikellyson Valter Tavares, chegou a ser socorrida e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos, apesar das tentativas de reanimação da equipe médica.

Segundo relato de familiares, o disparo teria ocorrido de forma acidental enquanto a criança estaria em casa com o irmão de 11 anos. A versão é investigada pela Polícia Civil.

De acordo com a Polícia Militar, o padrasto da vítima admitiu ter adquirido de forma irregular uma arma de fogo de calibre restrito no município de Mossoró. A arma não foi localizada no imóvel, sendo encontrados apenas dois carregadores.

Ainda segundo a PM, o tio da criança foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e também autuado por fraude processual qualificada, em razão de indícios de alteração da cena do crime. A mãe e o padrasto foram presos por posse irregular de arma de fogo e omissão de cautela, conforme previsto no Estatuto do Desarmamento.

O caso foi inicialmente registrado como morte suspeita e está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que apura as circunstâncias do disparo e eventuais responsabilidades.

Em depoimento, a Polícia Militar informou ainda que a cena do crime teria sido alterada antes da chegada das equipes, o que dificultou o início das investigações no local. Foram apreendidos carregadores com munições de calibre 9mm na residência.

TJRN leiloa nesta quinta-feira mais de 80 imóveis em vários bairros de Natal

 

Foto: Divulgação.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) vai realizar, na próxima quinta-feira (25), um leilão com mais de 80 imóveis de vários bairros de Natal. O primeiro pregão tem previsão de começar às 9h.

Entre os imóveis, há um duplex no bairro Petrópolis e quatro apartamentos no mesmo edifício em Ponta Negra. Há ainda lotes nos bairros Tirol, Cidade Alta, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova.

O leilão será on-line e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pela internet, através do site www.lancecertoleiloes.com.br. Os lotes em questão foram penhorados para o pagamento de dívidas.

O evento será realizado pelo leiloeiro Francisco Doege, da Lance Certo Leilões e presidido pelo juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal.

Todos os imóveis podem ser arrematados com até 50% do valor da avaliação e o pagamento pode ser feito em até 30 parcelas (acrescidas de juros Selic), com 25% do valor em entrada no ato.

O “Anjo de Natal”

Padre João Medeiros Filho

Passado mais de um século, Padre João Maria Cavalcanti de Brito continua a encantar os fiéis. Seu exemplo de amor a Cristo e ao Evangelho convida-nos a uma postura despojada, voltada para os valores éticos e evangélicos, distantes de interesses mesquinhos, desprovidos de solidariedade. Sua história mantém-se viva na memória de muitos. Volto a insistir: apesar de não ter sido ainda canonizado, foi elevado pela fé e devoção popular à honra dos altares de nossos corações e do reconhecimento do povo. Suas virtudes e carismas – sinais da presença de Deus em sua vida – suplantam os meandros burocráticos. Ninguém consegue aprisionar a graça divina e a força da fé.

Padre João Maria toca cada vez mais nossos corações. Nosso Arcebispo Metropolitano Dom João Santos Cardoso, nos albores do seu episcopado em Natal, num gesto de reverência, piedade e delicadeza, depositou flores diante do busto do “Anjo de Natal” e rezou pelo seu novo rebanho. Em apenas dois anos de pastoreio entre nós, Dom João retomou o processo de beatificação do Servo de Deus, Padre João Maria. Concluiu a fase diocesana e enviando a documentação à Santa Sé.

Em 1955, ao chegar ao Seminário de Natal, o Reitor, Monsenhor Alair Vilar, reuniu os novos seminaristas (inclusive, os de outras dioceses) para dar-lhes as boas-vindas. Em sua fala cheia de ternura paterna, fez-nos duas recomendações: “Sejam santos e piedosos como este” (apontando para uma pintura de Moura Rabelo, retratando o “Apóstolo da Caridade” diante de um tugúrio, visitando os doentes). E defronte da foto de Cônego Monte, acrescentou: “Sejam estudiosos e sábios como ele.” Tornei-me admirador de ambos. Sabendo que não seria como eles, supliquei a Deus que me desse um pouco da humildade do primeiro e da erudição do segundo. Na mesa de cirurgia, ao ser submetido ao terceiro transplante de córnea, pedi a intercessão de Padre João Maria. Ao recuperar a visão, aumentou minha devoção por ele.

Em julho próximo, a Dandara Turismo, sob a supervisão da Arquidiocese, irá inaugurar o projeto de excursões peregrinantes em homenagem ao grande apóstolo natalense. Intitulam-se “Nos caminhos do Seridó, na cultura e na fé de Padre João Maria.” As romarias convidam-nos a reviver alguns passos do abnegado presbítero, visitando a região onde nasceu e exerceu os primeiros anos de sacerdócio. Na diocese de Caicó, foi capelão de sua terra natal (Jardim do Piranhas) e como tal benzeu as águas do Rio Piranhas-Açu). Segundo testemunho de pessoas mais idosas, esteve em Barra de Sant’Ana (município de Jucurutu), hoje inundada pela barragem de Oiticicas, integrante do Complexo Hidrossocial Dom José Delgado.

“O Santo de Natal” foi pároco de Nossa Senhora da Guia, que compreendia os municípios de Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Cruzeta, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino. Além do imenso território seridoense que compunha a sua grei, era encarregado da Paróquia de Picuí, incluindo Cuité, Cubati, Frei Martinho, Nova Palmeira, Nova Floresta e Pedra Lavrada. Em extensão, seu campo de apostolado era maior que a superfície do bispado seridoense.

Monsenhor Paulo Herôncio de Melo, outro apóstolo dos pobres, fundou em Currais Novos o Hospital Padre João Maria, a quem costumava denominar “Colo de Deus para os esquecidos e sofridos.” Que do Céu, o “Anjo de Natal” ilumine nossos pastores, especialmente Monsenhor Lucas, cujo natalício coincide com o seu, em 23 de junho. Guie, igualmente, a equipe encarregada de divulgar sua devoção. Seja sempre glorificado no templo de nossa gratidão. “Cristo virá para ser glorificado em seus santos e reconhecido Admirável” (2Ts 1, 10).

Prefeito de Umarizal sofre grave acidente na BR-226; motorista de outro veículo teria morrido

Foto: Reprodução/Notícias do RN

O prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, se envolveu em um grave acidente de trânsito na noite desta segunda-feira (22), em um trecho da BR-226, entre os municípios de Patu e Olho d’Água dos Borges, no Oeste do RN. As informações são do perfil Notícias do RN.

Segundo relatos de testemunhas, o veículo em que o gestor estava colidiu com um automóvel utilizado para transporte de frutas. Com a força do impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados.

Informações que circulam em grupos de mensagens apontam que o condutor do outro veículo não teria resistido aos ferimentos. No entanto, até a publicação desta matéria, não havia confirmação oficial sobre a morte.

Equipes de resgate foram acionadas para prestar socorro aos envolvidos. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser apuradas pelas autoridades.

Em nota divulgada nas redes sociais, a assessoria do prefeito informou que Raimundo Pezão retornava de uma agenda administrativa em Natal acompanhado dos assessores Paulo Henrique e Ítalo Rodrigues.

Segundo o comunicado, Ítalo recebeu atendimento médico em Olho d’Água dos Borges. Já o prefeito e Paulo Henrique foram levados para o Centro de Saúde de Umarizal, onde receberam os primeiros atendimentos.

Ainda de acordo com a assessoria, os três foram transferidos posteriormente para Mossoró, onde passarão por exames complementares por precaução.

A nota afirma que, apesar do susto, “graças a Deus estão todos bem” e que novas informações sobre o caso serão divulgadas conforme atualização do quadro e das investigações.

Confira o comunicado abaixo:

Foto: Reprodução/Instagram.

[VÍDEO] “Não importa quantas cirurgias faça, se nasceu com DNA masculino, nunca será uma mulher”, diz Trump

Imagens: Reprodução/Diário360

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se posicionar de forma contundente sobre identidade de gênero em uma nova declaração pública que repercutiu nas redes sociais e na imprensa internacional. As informações são do Diário360.

Trump afirmou que, independentemente de cirurgias ou tratamentos hormonais, o sexo biológico não pode ser alterado. “Não importa quantas cirurgias você faça ou quantas substâncias químicas injete, se nasceu com DNA masculino em cada célula do seu corpo, nunca poderá se tornar uma mulher. Você não vai ser uma mulher”, disse.

A fala reforça o discurso recorrente do presidente sobre a definição biológica de sexo, tema que tem sido central em debates políticos e culturais nos Estados Unidos e em outros países.

A declaração rapidamente gerou reações divergentes nas redes sociais, com apoiadores destacando a defesa do conceito biológico de sexo e críticos apontando o tom da fala como controverso.

 

Ceará Junino é a grande campeã do Concurso Interestadual do “Mossoró Cidade Junina” 2026

Wilson Moreno (SECOM/PMM)

No último domingo (21), ocorreram as últimas apresentações dos grupos juninos no Concurso Interestadual de Quadrilhas do “Mossoró Cidade Junina”, na Arena Deodete Dias. Aproximadamente 20 quadrilhas de vários estados abrilhantaram os três dias de disputa que consagrou a Ceará Junino como a grande campeã do festival em 2026.

Vinda do estado do Ceará, a quadrilha junina obteve 69.60. Os integrantes do grupo junino sacudiram os presentes na arquibancada da Arena Deodete Dias e registraram a maior pontuação do concurso, com a apresentação mostrando a nordestinidade.

“Todo mundo sabe da importância que esse título tem para nós. Preparamos a quadrilha para todos os festivais em nível de Brasil, mas é diferente quando a gente vem a Mossoró. Existe uma reciprocidade, uma energia entre o povo de Mossoró e a Ceará Junino que ninguém consegue explicar. Esse é o décimo título que recebemos no ‘Mossoró Cidade Junina’”, falou Robertino Severiano, presidente da Ceará Junino, logo após o anúncio da vitória do grupo junino de Fortaleza-CE.

Premiação. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Coordenador do Polo Arena Deodete Dias, Magdyell Menahem destacou mais um ano de sucesso dos concursos de quadrilha no espaço: “Encerramos mais um ano de Arena Deodete Dias com essa última noite do concurso interestadual de quadrilhas. Para mim, é uma satisfação muito grande. São cinco anos que estou à frente do polo e cada ano com sucesso. Registramos grandes apresentações das diversas quadrilhas que passaram pela arena nas onze noites que tivemos apresentações. Tivemos todas as noites lotação na Arena”.

Quadrilha campeã Ceará Junino. Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM)

Confira os seis primeiros lugares do concurso interestadual:

Primeiro lugar: Ceará Junino – 69.60

Segundo lugar – Lume da Fogueira – 69.40

Terceiro lugar – Junina Bairro Ellery – 69.20

Quarto lugar – Nova Emoção – 69.10

Quinto lugar – Junina Caiçara – 68.90

Sexto lugar – Explosão Nordestina – 68.70

Seu período de teste Premium terminou

Governo muda as regras para o exercício da medicina

estudantes medicina.jfif

O governo federal publicou, na última semana, uma medida provisória que muda as regras para o exercício da medicina no Brasil. A partir de agora, estudantes que ingressarem no curso após a publicação da norma só poderão obter o registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) se forem aprovados no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

Criado em 2025 para avaliar a qualidade dos cursos de medicina e selecionar candidatos à residência médica, o Enamed passa a ter também a função de certificar a proficiência dos futuros profissionais. Segundo o Ministério da Educação, será necessário alcançar pelo menos 60 pontos para ser considerado apto ao exercício da profissão.

A exigência não valerá para estudantes que já estão matriculados nas faculdades de medicina. Quem concluir o curso e não atingir a nota mínima poderá refazer o exame quantas vezes forem necessárias até obter a aprovação e, consequentemente, o registro profissional.

O novo modelo prevê duas avaliações ao longo da graduação. A primeira será aplicada ao final do quarto ano e terá caráter diagnóstico, permitindo que estudantes e instituições identifiquem eventuais deficiências antes do início do internato. A segunda ocorrerá no sexto ano e será a única com efeito oficial, passando a integrar o histórico escolar e servindo como requisito para o registro profissional.

Durante a apresentação da medida, o governo comparou o novo sistema ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas destacou que, no caso da medicina, a avaliação será conduzida diretamente pelo Estado. Segundo o Ministério da Saúde, a medida leva em conta as particularidades da profissão e busca garantir que apenas profissionais com a formação considerada adequada possam atuar.

A principal justificativa para a mudança são os resultados da primeira edição do Enamed. Dados do MEC mostram que apenas 67% dos 39.258 concluintes avaliados em 2025 atingiram o nível mínimo de proficiência, enquanto cerca de 13 mil estudantes ficaram abaixo do desempenho exigido.

O governo também relaciona a nova exigência ao crescimento acelerado da oferta de cursos de medicina nos últimos anos. Segundo o MEC, a medida amplia os mecanismos de controle sobre a qualidade da formação e fortalece a supervisão das instituições de ensino.

Atualmente, o ministério mantém 93 processos de supervisão contra cursos com desempenho considerado insuficiente. Entre as medidas adotadas estão a suspensão de novos ingressos, a redução de vagas e a proibição da abertura de novas turmas. A medida provisória também determina que os sistemas estaduais e municipais de ensino utilizem os resultados do Enamed em suas ações de regulação e fiscalização.

A iniciativa foi criticada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que afirmou não ter participado da elaboração da medida. Em nota, a entidade informou que apresentará emendas ao texto no Congresso Nacional e argumentou que a proposta não garante a qualificação, o treinamento e a aprendizagem considerados indispensáveis à formação médica, podendo comprometer a segurança da população.