Com mais de 25 mil participantes, Festival de Quadrilhas resgatado pela prefeita Nilda se consolida como a maior festa cultural de Parnamirim

O resgate do Festival de Quadrilhas de Parnamirim, promovido pela gestão da prefeita Nilda, já se consolida como um dos maiores acertos da atual administração e uma das mais importantes manifestações culturais do município. Realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Parque Aristófanes Fernandes, o evento reuniu mais de 25 mil pessoas e confirmou o sucesso de uma iniciativa que devolveu à cidade uma tradição que estava há cerca de 20 anos sem ser realizada.

A grandiosidade da festa também atraiu importantes lideranças políticas do estado, que prestigiaram o evento e acompanharam de perto o sucesso do resgate cultural promovido pela gestão municipal. Estiveram presentes a governadora Fátima Bezerra, a senadora Zenaide Maia, o deputado estadual Kleber Rodrigues, Kelps Lima, além de outras autoridades e lideranças regionais, reforçando o reconhecimento e a relevância que o Festival de Quadrilhas de Parnamirim já alcançou.

Em sua segunda edição após o retorno, o festival reafirma a valorização da cultura popular nordestina e fortalece Parnamirim como referência no calendário junino do Rio Grande do Norte. Durante os dois dias de programação, milhares de pessoas prestigiaram apresentações culturais, shows musicais e uma ampla estrutura preparada para receber o público com conforto, segurança e organização.

A programação contou com a participação de mais de 30 quadrilhas juninas de diversas regiões do Rio Grande do Norte, que encantaram o público com espetáculos marcados pela criatividade, tradição e beleza. Além disso, mais de 30 ambulantes e comerciantes tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos, fortalecendo a economia local e gerando emprego e renda para dezenas de famílias.

A estrutura montada pela Prefeitura de Parnamirim no Parque Aristófanes Fernandes recebeu elogios do público e dos participantes. Com segurança reforçada, acessibilidade, conforto e uma programação diversificada, o festival se transformou em um grande espaço de celebração da cultura nordestina e de convivência para famílias e visitantes. Ao todo, seis atrações musicais passaram pelo palco do evento.

Mais do que uma celebração junina, o Festival de Quadrilhas de Parnamirim reafirma o compromisso da gestão da prefeita Professora Nilda com a preservação das tradições, o fortalecimento da identidade cultural do município e a promoção do desenvolvimento econômico por meio da cultura. O sucesso de público, a qualidade da organização e o impacto social e econômico demonstram que a festa não apenas voltou, mas já se consolidou como uma das maiores e mais importantes manifestações culturais de Parnamirim.

“Resgatar o Festival de Quadrilhas de Parnamirim foi resgatar parte da nossa identidade, da nossa história e das nossas tradições. Este festival voltou para ficar e já se consolida como uma das maiores manifestações culturais da nossa cidade. Seguiremos investindo na cultura, porque ela gera oportunidades, movimenta a economia e mantém viva a nossa essência nordestina”, destacou a prefeita Nilda.

PREFEITO DE CEARÁ-MIRIM/RN ANTÔNIO HENRIQUE REAFIRMA COMPROMISSO COM A GERAÇÃO DE EMPREGO DURANTE FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DO OCEAN SCHOOL

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZgly5i0RsABEUJqeXZ3rkwYmY2gOobvwGh8HJQ9lcTE0rdjQn6ZgGAH2YHoFFO4wnK6HK_Om_fZupiXu26ODIvoamvC98p8-cYiE0tprOV6nYqfPqEKYMBBzWpR8Gr-QGMeM6U2z5qk5W2dfTiTSQYw469QVjKY5MQGEdL2wj2YDsHo-eOMpj9v3tA_1_/s1320/WhatsApp%20Image%202026-06-27%20at%2020.18.14.jpeg

A Prefeitura de Ceará-Mirim realizou, nesta sexta-feira (26), a formatura da primeira turma da Ocean School, iniciativa desenvolvida em parceria com o Hotel Ocean Palace, que certificou 46 alunos para atuar no setor de hotelaria. A ação representa mais um passo da gestão do prefeito Antônio Henrique no fortalecimento da qualificação profissional e na ampliação das oportunidades de emprego e renda para a população.

“É muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada um de vocês. Hoje, mais do que receber um certificado, vocês conquistam uma oportunidade de mudar de vida por meio do trabalho. Estão preparados para ingressar no mercado e podem ter a certeza de que nossa gestão continuará investindo em parcerias que gerem emprego, renda e esperança para o povo de Ceará-Mirim. Quero fazer um agradecimento especial à direção do Hotel Ocean Palace, em nome de Denise Gaspar, filha de Ceará-Mirim, que acreditou nessa iniciativa e abriu as portas para que essa parceria se tornasse realidade. Juntos, estamos criando oportunidades, formando profissionais e transformando vidas”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Ao longo de uma semana de capacitação, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas em diferentes áreas da hotelaria, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a vocação do município para o desenvolvimento do setor de serviços.

A Ocean School integra a política municipal de incentivo à qualificação profissional, aproximando o poder público da iniciativa privada para construir caminhos que promovam inclusão social, desenvolvimento econômico e mais oportunidades para os cearamirinenses. A expectativa é que novas turmas sejam realizadas, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando ainda mais famílias do município.

Iluminação da estátua de Iemanjá é furtada pela terceira vez na Praia do Meio, diz Prefeitura

Semsur registrará boletim de ocorrência e solicitará o reforço do patrulhamento ostensivo na região – Foto: Semsur.

A iluminação cênica da estátua de Iemanjá, na Praia do Meio, voltou a ser alvo da ação de criminosos. Durante a madrugada da sexta-feira (26), foram furtados refletores, chaves magnéticas, conectores, cabos elétricos e o medidor de energia que alimenta o sistema de iluminação do monumento. Esta é a terceira ocorrência registrada no local, e o prejuízo estimado ultrapassa R$ 45 mil.

Segundo a Prefeitura de Natal, além dos danos ao patrimônio público, o furto compromete novamente a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla da capital potiguar e gera novos custos para a recuperação da estrutura.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a reincidência da ação criminosa e informou que a Prefeitura avaliará a reposição dos equipamentos.

“É revoltante ver um patrimônio da cidade ser atacado pela terceira vez. Não se trata apenas do prejuízo financeiro, mas do desrespeito com um espaço que pertence à população. Vamos avaliar tecnicamente a reposição dos equipamentos, considerando essa sequência de furtos e a necessidade de adotar medidas que reforcem a proteção do local”, afirmou.

Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), a reposição do sistema dependerá da avaliação técnica sobre as condições de segurança da área e das medidas que possam reduzir o risco de novas ocorrências.

A Semsur informou que vai registrar um boletim de ocorrência e solicitar o reforço do patrulhamento ostensivo na região, com o objetivo de coibir novos furtos e ajudar na identificação dos responsáveis.

Liberdade, igualdade e justiça

Dr. Marcelo Alves Dias

O princípio da persuasão racional do juiz ou da liberdade na interpretação da lei, no Brasil de hoje, parece entrar em conflito com a busca de uma Justiça mais uniforme, estável e previsível. Mesmo com a criação de vários mecanismos de uniformização/precedentes vinculantes, ainda é inegável em nosso país a multiplicidade de processos semelhantes, em várias instâncias do nosso Poder Judiciário, com decisões paradoxalmente diversas, relativas às legislações tributária, previdenciária, administrativa e mesmo penal e processual, para ficar apenas nos mais publicistas ramos do direito.

Isso sempre acarreta a necessidade de se rediscutirem os limites para a aplicação do princípio da persuasão racional do juiz, sob pena de chegarmos ao total descrédito do Poder Judiciário por parte da população. Certamente, não se propõe acabar com esse princípio, transformando a decisão do juiz numa simples mecânica de aplicar o texto legal ou o precedente já existente ao caso em julgamento. Contudo, uma visão mitológica e absoluta da persuasão racional do juiz é de uma falta de pragmatismo inconcebível, pois, em prol de um suposto livre convencimento, jogam-se fora todas as vantagens dos valores da celeridade, economicidade, estabilidade, previsibilidade e, sobretudo, da igualdade na aplicação do direito. Cuida-se de uma visão romântica, irreal e, sobretudo, contrária ao interesse público.

O princípio da persuasão racional do juiz, por mais importante que seja, há de ser conciliado com o princípio constitucional da igualdade de todos perante a lei, que, proclamado em termos jurídicos diretos e expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), art. VII, vem sendo consagrado, como um verdadeiro dogma político e jurídico, nas mais diversas constituições, dos mais diversos países, como é o caso da Carta brasileira de 1988. Pode-se dizer, sem medo de errar, que é uma afirmação constante dos ordenamentos jurídicos de todos os países democráticos.

Ele, o princípio da igualdade perante a lei, não pode ficar apenas no plano normativo. Ele tem seu lugar, talvez de maior destaque, na solução dos casos concretos na vida em sociedade. Na verdade, sempre que a casos iguais sejam aplicadas decisões judiciais divergentes, sendo isso fruto de um apego quase religioso à liberdade de convicção do juiz, o princípio constitucional da igualdade de todos perante a lei, no seu conteúdo, é aniquilado. Em outras palavras, a expressão constitucional contida no caput do art. 5º da CF restará como uma fórmula vã se não conciliarmos os dois princípios e, para haver conciliação, pressupõe-se, necessariamente, não aniquilar um dos princípios. Afinal, de que adianta a lei ser igual para todos se, caso a caso, perante o Judiciário, ela é aplicada de modo diverso?

Por fim, talvez o mais importante: o jurisdicionado, sobretudo o homem do povo, não concebe duas decisões antagônicas resolvendo a mesma questão de direito, o mesmo princípio e a mesma categoria de fato. Assim, para o jurisdicionado, nada mais justo que casos semelhantes sejam resolvidos de modo semelhante; ao revés, nada mais injusto que esses casos (semelhantes) sejam decididos, arbitrariamente, de modos diversos.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Defesa de Bolsonaro pede a Moraes que descarte falta grave por posse de arma em casa e mantenha prisão domiciliar humanitária

Foto: Rosinei Coutinho/STF.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que rejeite o reconhecimento de falta grave pela apreensão de uma arma registrada em seu nome durante abordagem policial a um servidor do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). A defesa quer ainda a prorrogação da prisão domiciliar.

Na manifestação apresentada no último sábado (27), os advogados argumentam que o armamento era de propriedade regular de Bolsonaro, permanecia armazenado em sua residência e havia sido retirado temporariamente pelo servidor Estácio Leite da Silva Filho para reparo, em razão de uma falha mecânica. Segundo a defesa, não houve ocultação, adulteração de registro ou tentativa de frustrar a fiscalização estatal.

Os advogados sustentam que a situação não se enquadra no artigo 50, inciso III, da Lei de Execução Penal, que trata da posse indevida de instrumento capaz de ofender a integridade física de terceiros. A peça ressalta que a arma permanecia regularmente registrada e que Bolsonaro nunca foi comunicado sobre eventual cassação do certificado ou ordem de apreensão definitiva.

A defesa também afirma que a arma estava inoperante e cita precedente do próprio STF que reconheceu a atipicidade da posse de arma sabidamente inoperante. No entendimento dos advogados, o contexto da prisão domiciliar humanitária exige interpretação distinta daquela aplicada ao ambiente carcerário tradicional, onde a restrição a objetos potencialmente ofensivos tem como foco a segurança do presídio.

R7

PCRN e PCMT prendem condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

​A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, na sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.

​A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

​O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

​A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

​As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados. Durante ​Investigação Documental,
​foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

​O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

​A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

​Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

​O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

​A ação reforça o compromisso da Polícia Civil do Rio Grande do Norte com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.

​A Polícia Civil solicita que informações que possam contribuir com investigações em andamento sejam repassadas, de forma anônima e segura, por meio do Disque Denúncia 181.

​Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (SECOMS).

Tragédia do Baldo: condenado é preso no Mato Grosso após mais de 40 anos foragido

Foto: Reprodução.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil de Mato Grosso, cumpriu na sexta-feira (26) um mandado de prisão definitiva contra um homem de 69 anos condenado a 21 anos de reclusão pelo caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, ocorrido em Natal em 1984.

A captura foi realizada no âmbito da Operação Resgate, após investigações que localizaram o foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

O crime ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. De acordo com as investigações, o homem conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e foliões que participavam de um bloco carnavalesco.

O acidente resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 feridas, sendo considerado um dos episódios mais graves da história do Rio Grande do Norte. Após o fato, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de 40 anos.

Segundo a Polícia Civil, as diligências para localização do condenado começaram a partir da única fotografia disponível do investigado, registrada à época do crime. As apurações indicaram ainda que ele passou a utilizar identidade de terceiros ao longo dos anos, o que dificultou sua localização.

As investigações apontam que, em 1995, ele chegou a emitir um documento de identidade com dados verdadeiros no estado de Mato Grosso. Já em 1996, após a morte de um homem em Natal, passou a utilizar a identidade dessa pessoa falecida. Em 2021, ele teria utilizado esse documento para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seguir exercendo atividades como motorista.

A identificação foi confirmada por meio de cruzamento de dados cadastrais, análises documentais e comparação facial realizada pelas equipes de investigação.

Após ser localizado, o homem foi encontrado inicialmente no local de trabalho, mas não estava presente. Em seguida, os policiais foram até a residência dele, onde ele inicialmente apresentou identidade falsa, mas acabou confessando sua verdadeira identidade após ser confrontado com as informações levantadas.

Ele foi conduzido à delegacia e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena definitiva de 21 anos de reclusão em regime fechado.

Relembre o caso

O acidente envolvendo o bloco carnavalesco Puxa-Saco, em 25 de fevereiro de 1984, ainda é considerado um dos episódios mais marcantes da história do Carnaval de Natal. O episódio ocorreu durante a madrugada, quando o veículo conduzido por Aluísio Farias Batista seguia com passageiros ligados a agremiações carnavalescas.

Segundo reconstrução dos fatos, houve colisão com um Fusca estacionado antes de o ônibus sair do controle e avançar contra o grupo que participava do desfile.

O carnavalesco Dickson Medeiros, diretor do bloco na época do crime, relatou que o grupo vivia um momento de expansão e que naquela ano de 1984 seria a primeira vez que o bloco de rua sairia com maior estrutura pela cidade. Ele também atribuiu o acidente a fatores como falhas no percurso, incluindo falta de iluminação e de policiamento.

O advogado e sobrevivente Murilo Barros Júnior descreveu o momento do impacto durante a apresentação da banda, afirmando que a colisão ocorreu de forma repentina, deixando feridos no trajeto do bloco.

A investigação reconstituída à época também apontou que o motorista havia sido escalado para realizar o transporte de integrantes de agremiações carnavalescas naquela noite, após orientação da empresa onde trabalhava. Testemunhas relataram ainda que ele demonstrou irritação antes do acidente, durante o deslocamento.

Tribuna do Norte

Kelps prestigia aniversário da prefeita Nilda em Parnamirim

O ex-deputado estadual Kelps Lima participou, nesta semana, da comemoração do aniversário da prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz.Durante o encontro, Kelps fez questão de cumprimentar a prefeita e desejar saúde, sabedoria e sucesso na  condução do município.

A presença reforçou a relação de respeito e diálogo mantida entre Kelps e as lideranças políticas de Parnamirim. Kelps destacou a importância da cidade para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Segundo ele, Parnamirim precisa continuar avançando, com união, planejamento e compromisso com a população.

A comemoração reuniu familiares, amigos, apoiadores e representantes da sociedade local. Kelps parabenizou Nilda pela trajetória pública e pelo trabalho desenvolvido à frente da Prefeitura. “Desejo muita saúde, força e realizações para continuar cuidando de Parnamirim”, afirmou.

O encontro aconteceu em clima de confraternização e proximidade com a comunidade.

CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto

 

Foto: PMRN/CPRE.

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026. As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

Equipe da Limpeza Urbana presta homenagem à prefeita Nilda em reconhecimento aos avanços para a categoria

Na manhã desta sexta-feira (26), data em que celebra mais um ano de vida, a prefeita Nilda foi surpreendida por uma homenagem preparada pelos profissionais da limpeza urbana do município. O gesto simbolizou o reconhecimento e a gratidão da categoria pelas ações implementadas pela gestão em benefício dos trabalhadores do setor.

A homenagem reuniu servidores que atuam diariamente na manutenção e limpeza da cidade, destacando os avanços conquistados nos últimos meses. Entre as principais iniciativas da gestão municipal estão a aquisição de 10 novos caminhões coletores, que reforçaram a estrutura operacional do serviço de limpeza urbana, e a ampliação do quadro de margaridas, com a contratação de mais mulheres para atuar na equipe, fortalecendo a inclusão e ampliando a capacidade de atendimento.

Outro importante avanço lembrado pelos profissionais foi a concessão do adicional de 40% de insalubridade para todos os varredores do município, uma medida histórica que representa reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho para esses servidores essenciais.

Em clima de emoção e agradecimento, os trabalhadores destacaram que a homenagem vai além da celebração do aniversário da prefeita, representando o reconhecimento a uma gestão que tem investido na valorização dos profissionais que contribuem diariamente para manter a cidade limpa, organizada e acolhedora para toda a população.

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

De novo: civilização X barbárie

“Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça!”
Dom Quixote
O nosso escritório optou por não aceitar trabalhar em vários tipos de crimes. Não criticamos, em absoluto, colegas que advogam em qualquer processo. Mas optamos por não defender os golpistas de 8 de janeiro, que atentaram contra a democracia. Também não assumimos casos de pessoas envolvidas no tráfico ou de representantes de facções. Mas é evidente que todos têm o direito a uma boa defesa técnica.
Recentemente, um cliente nosso foi envolvido pela mídia em um complexo caso de homicídio, motivado por uma delação do cidadão que foi assassinado por uma poderosa facção. Em dado momento, nosso cliente foi retirado de sua residência por 4 homens fortemente armados e levado a um local ermo onde foi submetido a um julgamento pelos líderes da facção. Foi avisado de que, se fosse considerado culpado, seria executado sumariamente. Felizmente foi “absolvido” e saiu ileso.
Há uma história, contada em tom de piada, que define um pouco a necessidade de assumir opções, tanto na vida profissional quanto na política, ainda que, muitas vezes, a opção seja difícil. Um cidadão foi levado por criminosos a uma cela clandestina e, quando jogado violentamente ao chão, ouviu, apavorado e tenso, a sua “sentença”: “Nós vamos hoje à noite comer o seu cu!”. Ele começou a chorar e a se debater, indignado. Em seguida, a porta se abre e outra pessoa é jogada na cela, com a “sentença”: “Você terá, à noite, os 2 olhos furados”. E uma terceira pessoa, ao ser presa, ouviu: “Nesta noite vamos cortar suas mãos”. À noite, abriram a cela e vieram buscar os 3 para executar as “penas”. O primeiro, imediatamente, manifestou-se, até com certo alívio: “Eu sou o do cu”.
Hoje, vivemos, em todo o mundo, um extremismo perigoso pela imposição autoritária da extrema direita. A política, voz natural de toda expressão democrática, foi relegada a um plano inferior. Relegada como opção política. A pretexto de não fazer política, a direita empedernida faz política, afirmando que ela é um mal. Tudo dentro de uma estratégia exatamente de como fazer política. O mais grave é que, com essa postura, as discussões políticas estão sendo efetivamente deixadas de lado. O que predomina é a força, a prepotência e a mentira. A política, que pode representar uma oportunidade para a estabilidade democrática, é apresentada como um desvio e uma aberração.
Nunca fiz política partidária, embora saiba que, numa democracia representativa, os partidos são essenciais. Porém, entendo que a saída para o Estado democrático de direito é exatamente o exercício dentro do jogo político. Daí a importância de valorizar as discussões no âmbito do quadro partidário, representativo dos que se dedicam à boa política. Não é porque eu não gosto nem tenho paciência que eu não devo respeitar os ritos que sustentam a Democracia.
É claro que é lamentável acompanhar certos partidos políticos agirem como estruturas criminosas, mas mesmo esses graves desvios devem ser submetidos, sempre, a uma investigação criteriosa e cuidadosa dentro dos ritos democráticos e constitucionais.
Nestas eleições, mais uma vez, vamos fazer um enfrentamento entre a barbárie e a civilização. Vamos, ainda mais uma vez, ter que optar entre um projeto fascista, misógino e vazio de conteúdo e um projeto que, no mínimo, representa ares democráticos. Quando se confronta com a extrema direita, qualquer opção é melhor do que o esgoto de onde saem essas figuras escatológicas.
esmo com os riscos inerentes ao processo civilizatório, é assim que a democracia funciona. Vamos às urnas. Que vença a democracia.
É sempre bom nos lembrarmos de Bertolt Brecht no seu poema Os medos do regime:
“Um estrangeiro, voltando de uma viagem ao Terceiro Reich, ao ser perguntado quem realmente governava lá, respondeu: o medo.
Por que temem tanto a palavra clara?”
Por Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakay
www.odia.ig.com.br

Aniversário da Prefeita Nilda: uma trajetória de luta, coragem e compromisso com Parnamirim

Neste dia especial, nesta sexta-feira, 26 de junho, Parnamirim celebra não apenas o aniversário da prefeita Professora Nilda, mas também a trajetória de uma mulher que transformou sua história de vida em inspiração e serviço ao próximo.

Filha de agricultores, Nilda aprendeu desde cedo o valor do trabalho, da perseverança e da honestidade. Foi na educação que encontrou o caminho para transformar a própria realidade e, ao longo de mais de 32 anos dedicados ao magistério, formou gerações e construiu uma relação de respeito e carinho com a população.

Sua caminhada é marcada pela superação e pela coragem de abrir caminhos. Em 2016, fez história ao se tornar a primeira vereadora negra eleita de Parnamirim. Anos depois, consolidou seu nome na história do município ao ser eleita a primeira mulher e a primeira mulher negra a governar a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte.

À frente da Prefeitura, a Professora Nilda tem conduzido uma gestão pautada no trabalho, no diálogo e no compromisso com as pessoas, dedicando atenção especial às áreas da saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

Mais do que uma gestora, Nilda representa a força da mulher nordestina, a determinação de quem nunca desistiu dos seus sonhos e a esperança de milhares de pessoas que acreditam em uma cidade mais justa, humana e acolhedora.

Neste aniversário, Parnamirim celebra sua história, sua dedicação e sua capacidade de inspirar novas gerações. Que esta nova etapa seja repleta de saúde, sabedoria, conquistas e realizações.

Parabéns, prefeita Nilda! Que sua trajetória continue sendo exemplo de força, trabalho e amor por Parnamirim.

Sua agência mede resultado ou mede vaidade? A IA sabe a diferença.

Curtidas, visualizações, impressões. Números que impressionam em relatórios mas não necessariamente movem o caixa. O mercado publicitário viveu décadas apresentando métricas de vaidade como prova de sucesso. A inteligência artificial acabou com essa zona de conforto.

Na Ratts Ratis, usamos IA para rastrear o que realmente importa: conversão, custo por aquisição, lifetime value do cliente, retorno sobre investimento publicitário. Não porque as outras métricas não existam, mas porque elas são meios, não fins. E a IA é implacável em separar uma coisa da outra.

Nosso sistema de análise cruza dados de múltiplas plataformas em tempo real e entrega um painel que responde uma pergunta simples: o dinheiro investido em publicidade está gerando mais dinheiro? Se sim, quanto. Se não, por quê.

Essa clareza muda a relação entre agência e cliente. Em vez de reuniões onde todo mundo concorda que a campanha foi boa porque teve muita visualização, temos reuniões onde os números mostram exatamente o que funcionou, o que precisa de ajuste e onde realocar verba para o próximo ciclo.

A IA também identifica padrões que o olho humano perde. Uma queda sutil de conversão em determinado horário. Um canal que performa bem em awareness mas não converte. Um segmento de público que engaja mas não compra. Essas micro-informações, acumuladas, fazem a diferença entre uma campanha que gasta e uma campanha que rende.

Se a sua agência ainda apresenta relatório de vaidade como resultado, é hora de mudar de conversa. A Ratts Ratis entrega números reais — e a estratégia para melhorá-los.

Quer saber como a inteligência artificial pode transformar os resultados da sua empresa? Venha conhecer a Ratts Ratis. Entre em contato pelo nosso perfil @rattscom ou envie uma mensagem para o número 99215-9781. Será um prazer receber você.

Prefeitura de Parnamirim decreta ponto facultativo na segunda-feira (29), Dia de São Pedro

A Prefeitura de Parnamirim informa que será ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal.

Durante o ponto facultativo, apenas os serviços essenciais, como limpeza urbana e atendimentos de urgência e emergência, funcionarão normalmente, assegurando o atendimento à população nas áreas indispensáveis ao funcionamento do município.

As atividades administrativas serão retomadas na terça-feira (30), em horário habitual.