Parnamirim: JEPAR 2026 encerra edição com premiação e valorização do esporte escolar

Fotografia de: Carol Torres.

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer (SEJEL), realizou na última quarta-feira (17), a cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares de Parnamirim (JEPAR) 2026. O evento reuniu estudantes, educadores e familiares para celebrar o sucesso da competição e premiar os atletas que se destacaram nas modalidades disputadas.

Ao longo da edição deste ano, centenas de alunos de escolas públicas e privadas participaram dos jogos, promovendo a integração entre as instituições de ensino e fortalecendo a prática esportiva no município.

A participação da prefeita Nilda Cruz na solenidade reforçou o compromisso da gestão municipal com iniciativas que incentivam o desenvolvimento da juventude, por meio do esporte, da educação e da promoção de oportunidades para crianças e adolescentes.

Ana Carla Dantas – ASCOM

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal

Foto: Sérgio Henrique.

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre, na Grande Natal. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

  • Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
  • Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão. Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.O caso será investigado pela Polícia Civil.

 G1RN

Trem do Forró e show da Banda Grafith transformam o sábado no São João de Extremoz num espetáculo de alegria e celebração

 

A terceira noite do “Grude em Nós no São João de Extremoz” foi marcada por muita animação, música e tradição. Neste sábado (20), milhares de pessoas participaram da programação que teve como destaque o tradicional Trem do Forró e os shows de grandes atrações na Arena Estrela do Mar.

A festa começou ainda no percurso entre Natal e Extremoz com o animado Trem do Forró. Ao longo dos 19 quilômetros de viagem, os vagões se transformaram em verdadeiros arraiás sobre trilhos, embalados pelo autêntico forró pé de serra. Entre músicas, danças e muita alegria, os forrozeiros fizeram da viagem uma atração à parte.

Ao desembarcarem na Estação Estrela do Mar, os passageiros foram recebidos pelo cantor Hygo Sanfoneiro, que deu as boas-vindas com muito forró e energia, preparando o público para mais uma grande noite de festa.

Na Arena Grude em Nós, a programação musical teve início com Denny Cruz, que levou talento, animação e um repertório contagiante, fazendo o público cantar e dançar do começo ao fim da apresentação.

Em seguida, foi a vez de Núzio Medeiros subir ao palco e levantar a multidão com seus sucessos. O artista colocou a arena para cantar em coro e garantiu mais um momento especial da programação junina.

A terceira atração da noite foi o cantor Rafinha, que manteve o clima de festa em alta, levando muita música e interação com o público que lotou o espaço do evento.

Encerrando a programação com chave de ouro, a Banda Grafith fez um show memorável. Conhecida por arrastar multidões por onde passa, a banda levou os fãs ao delírio ao interpretar grandes sucessos de sua carreira. Com muita energia, carisma e alto astral, o grupo transformou a Arena Grude em Nós em um verdadeiro espetáculo de alegria e celebração.

A prefeita Jussara Sales destacou o sucesso de mais uma noite do evento e ressaltou o compromisso da gestão municipal com a realização de uma festa organizada, segura e que movimenta a economia da cidade. “É uma alegria ver nossa população e os visitantes participando de uma festa tão bonita, preparada com muito carinho. Pensamos em cada detalhe para garantir conforto, segurança e uma programação de qualidade para todos. Além de valorizar a nossa cultura, o São João também fortalece a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, ambulantes e empreendedores que aproveitam este período para aumentar suas vendas. Extremoz está de braços abertos para receber a todos em uma das maiores festas juninas da nossa região”, afirmou a prefeita.

O São João de Extremoz segue consolidado como um dos maiores eventos juninos do Estado, reunindo tradição, cultura, geração de renda e grandes atrações para moradores e visitantes.

Sem desperdiçar renováveis para depois contratar térmicas caras

Energia renovável
• Getty Images/Yaorusheng.

Por Jean Paul Prates.

O debate energético brasileiro está correndo o risco de errar o diagnóstico e, por consequência, a solução. O país discute baterias e armazenamento como se fossem um luxo tecnológico, caro e dependente de subsídios, quando a realidade do sistema já mostra outra coisa: estamos desperdiçando energia renovável em escala crescente, especialmente no Nordeste, ao mesmo tempo em que contratamos termelétricas fósseis para garantir potência ao sistema.

Esse paradoxo precisa ser enfrentado com mais honestidade técnica. Em estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia, a geração eólica e solar já instalada vem sofrendo cortes frequentes por falta de flexibilidade operacional, limitações de escoamento e insuficiência de instrumentos de armazenamento. O problema brasileiro, portanto, não é apenas como gerar mais energia. É como deixar de jogar fora a energia limpa que já temos.

É nesse contexto que as baterias devem ser analisadas. Elas não substituem a expansão da transmissão nem resolvem sozinhas todos os desafios do sistema, mas são uma peça importante para armazenar excedentes renováveis, deslocar oferta para os horários de maior necessidade e reduzir o curtailment. Em vez de tratar armazenamento como apêndice caro, o Brasil deveria incorporá-lo ao planejamento da rede, junto com reforços de transmissão, compensadores síncronos, digitalização e resposta da demanda.

O problema se agrava quando parte do debate tenta apresentar a expansão massiva de termelétricas a gás como resposta natural para a segurança elétrica. Não é. O gás natural tem papel relevante na economia brasileira, mas deve ser usado com estratégia. O Brasil não dispõe do mesmo gás abundante, barato e próximo que sustenta a expansão térmica em outros países. Nosso gás é mais caro, mais remoto e, em muitos casos, mais valioso em usos industriais, fertilizantes e química do que na geração elétrica em larga escala.

Transformá-lo em eixo da expansão do sistema significa elevar custos, aumentar a dependência de GNL importado ou de suprimento externo e deslocar investimentos que deveriam estar indo para flexibilidade, armazenamento e modernização da rede. É uma opção cara, poluente e pouco aderente às vantagens comparativas do país.

O Brasil dispõe de uma base hidrelétrica robusta, de um dos melhores regimes de vento do mundo, de forte insolação, biomassa, potencial offshore e capacidade de ampliar sua competitividade com eletricidade limpa. A escolha racional não é entre baterias ou segurança, nem entre gás ou renováveis. É construir um sistema mais flexível, mais digital, mais integrado e menos dependente de combustíveis fósseis caros.

Segurança energética, no caso brasileiro, não se fará desperdiçando vento e sol para depois contratar térmicas. Far-se-á com planejamento, armazenamento, rede reforçada e uso inteligente dos recursos que o país já possui em abundância.

Jean Paul Prates é diretor da Altiva Inteligência Estratégica. Foi senador da República e presidente da Petrobras.

www.cnnbrasil.com.br

URGENTE: Moraes autoriza Polícia Civil a ouvir Bolsonaro em prisão domiciliar sobre caso envolvendo arma

O ex-presidente Jair Bolsonaro irá depor na terça-feira (23) para esclarecimentos quanto a arma apreendida em blitz, em Brasília. O armamento foi encontrado com um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia 15. De acordo com informações do agente, ele levava a arma para conserto a pedido de Jair Bolsonaro.

A arma foi apreendida por não estar acompanhada do certificado de registro, que consta em nome do ex-presidente. Alexandre de Moraes quer entender a motivação para pedido de conserto, especialmente próximo do fim do prazo em prisão domiciliar. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF.

COM INFORMAÇÕES DE GLOBONEWS 

Deputados Federais do RN não tem influência no Congresso, mostra ranking DIAP

Nenhum deputado federal do Rio Grande do Norte aparece na lista dos 100 mais influentes do congresso, conforme levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) que identifica os parlamentares com maior capacidade de influência no processo decisório do Poder Legislativo federal.

(Veja a lista – https://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/92987-diap-divulga-cabecas-do-congresso-2026-saiba-quem-sao)

Apenas um nome do RN aparece na lista dos 100 mais influentes, o senador Rogério Marinho.

Enquanto isso, o Ceará tem 06 nomes, a Paraíba tem 06 nomes e Pernambuco tem 09 nomes. 

O DIAP considera como critérios para a escolha dos parlamentares a capacidade de liderança, formulação de propostas, articulação política, influência sobre decisões e habilidade de transformar ideias em ações dentro do Legislativo.

Polícia investiga morte de menino de 8 anos após disparo dentro de casa em Natal; cena do crime foi alterada e arma não foi encontrada

 

Foto: reprodução.

Uma criança de 8 anos morreu no sábado (20), após ser atingida no rosto por um disparo de arma de fogo dentro de casa, no bairro Guarapes, Zona Oeste de Natal. A vítima foi identificada como Mikellyson Valter Tavares.

Segundo familiares, a mãe e o padrasto haviam saído para comprar pão, deixando Mikellyson e o irmão, de 11 anos, sozinhos na residência. A versão apresentada à polícia é que o disparo ocorreu durante o manuseio da arma pelo irmão mais velho. O caso será investigado pela Polícia Civil.

A criança foi socorrida e levada à UPA de Cidade Satélite, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil apura as circunstâncias do caso, incluindo como a arma chegou às mãos das crianças. A mãe, o padrasto e um tio foram ouvidos pela polícia.

De acordo com a Polícia Militar, o padrasto informou ter comprado a arma, de calibre restrito, em Mossoró. O armamento não foi encontrado durante as buscas.

Os policiais localizaram apenas dois carregadores: um com oito munições intactas de calibre 9 mm e outro, de maior capacidade, com cerca de 30 munições.

Segundo a PM, a cena já havia sido alterada quando as equipes chegaram ao local, o que pode dificultar a apuração dos fatos.

“Chegamos lá, inclusive já tinha sido limpada a cena do crime, onde ocorreu a situação do disparo, até então sem saber se foi alguém que disparou ou se a criança mesmo disparou em si própria”, contou o sargento Wendel Fischer.

Morre aos 57 anos Robson Barros, ex-paquito da Xuxa

Foto: reprodução/redes sociais.

Robson Barros, conhecido por ter sido ex-paquito do programa da Xuxa, morreu nesse sábado (20), aos 57 anos. A causa da morte não foi divulgada. A informação foi confirmada por familiares e amigos por meio das redes sociais, onde mensagens de despedida e homenagem foram publicadas. O enterro está marcado para as 14h30, no Cemitério de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

Conhecido pelo apelido “Rob”, ele fez parte da primeira formação dos Paquitos, grupo de assistentes de palco do programa Xou da Xuxa, um dos mais populares da televisão brasileira nas décadas de 1980 e 1990.

No palco, eles participavam de quadros ao lado da apresentadora, auxiliavam nas dinâmicas do programa e também integravam um grupo musical. Os Paquitos chegaram a realizar apresentações em turnês e eventos ligados ao Xou da Xuxa, que se tornou um fenômeno de audiência entre o público jovem da época.

Entre 1989 e 1992, Robson esteve no programa ao lado de Xuxa, período marcado por grande popularidade e pela consolidação de um formato que unia música, dança e interação com crianças e adolescentes. Além disso, ele também atuou como assistente de palco de Sérgio Mallandro na TV Globo.

Nas redes sociais, amigos e ex-colegas prestaram homenagens. O ex-paquito Alexandre Canhoni lamentou a morte e escreveu: “Que o espírito de Deus console toda a família. Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Robson, meus sentimentos a toda a família e amigos”.

www.viacertanatal.com.br

Rio Grande do Norte tem 162 mil jovens sem trabalho ou estudo, aponta IBGE

 

Jovens brasileiros sem trabalho ou estudo no Rio Grande do Norte
Em 2025, 21,4% da população potiguar entre 15 e 29 anos se enquadrava na condição de “nem-nem”, segundo a Pnad Contínua. Houve redução em relação ao ano anterior. Dados do IBGE mostram que 162 mil jovens no RN não trabalhavam nem estudavam em 2025.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que revelam um cenário preocupante no Rio Grande do Norte: 162 mil jovens, com idades entre 15 e 29 anos, não trabalhavam nem estudavam em 2025. Este contingente representa 21,4% da população potiguar nessa faixa etária, conforme apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

O grupo considerado “nem-nem” abrange indivíduos que não estavam ocupados e nem frequentavam escola, cursos pré-vestibular, técnicos, de nível médio, normal, magistério ou de qualificação profissional. Apesar da expressiva quantidade de jovens nessa situação, houve uma melhora em relação a 2024, com uma queda de 2,5 pontos percentuais no indicador, que na época registrou 23,9%.

As estatísticas do IBGE também evidenciam uma disparidade de gênero significativa. No Rio Grande do Norte, 25,2% das jovens mulheres se encontravam na condição de “nem-nem” em 2025, marcando uma redução de 5,2 pontos percentuais em comparação com o ano anterior. Entre os jovens do sexo masculino, o índice foi menor, atingindo 17,8%.

A análise dos dados de 2025 revela que a maioria dos jovens potiguares de 15 a 29 anos trabalhava, mas não estudava, compondo 35,2% do total. Outros 31,3% não trabalhavam, mas mantinham os estudos. Apenas uma parcela de 12,1% dos jovens do estado conseguia conciliar simultaneamente trabalho e estudo no período.

Polícia identifica terceiro suspeito no atentado contra o vereador Cabo Deyvison em Mossoró

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte avançou nas investigações sobre o ataque ocorrido na última segunda-feira (15) em Mossoró, que resultou na morte de Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou o vereador Cabo Deyvison (PL) ferido. As autoridades confirmaram a identificação de um terceiro suspeito de participação direta na ação criminosa: Wilson Mariano da Silva Filho.

Com base nos elementos reunidos pelos investigadores, a Justiça potiguar expediu um mandado de prisão preventiva contra Wilson Mariano. Entretanto, desde a autorização judicial, o suspeito não foi localizado e seu nome já consta na lista de foragidos da segurança pública estadual.

Colaboração da população

A investigação, conduzida pela Polícia Civil, segue em ritmo acelerado para desvendar todas as circunstâncias do crime, incluindo a identificação de possíveis mandantes e a extensão da participação de outros envolvidos.

Para localizar o foragido, a Polícia Civil reforça a importância da colaboração popular. Qualquer informação sobre o paradeiro de Wilson Mariano da Silva Filho pode ser repassada de forma totalmente anônima através do Disque Denúncia 181. A corporação garante o sigilo absoluto das fontes.

Grande jogada

Dr. Marcelo Alves Dias

O jogo de azar, em que o ganho e/ou a perda dependem exclusivamente da sorte, é um problema da sociedade desde tempos imemoriais. E falo aqui tanto do jogo proibido por lei como daquele por ela autorizado. Como outrora dizia Lemos Brito, no seu clássico “O crime e os criminosos na literatura brasileira” (Livraria José Olympio Editora, 1946), “ele perverte o caráter, dissipa a riqueza, subjuga todos os pensamentos, esmaga a capacidade de trabalho regular, oblitera a consciência, fazendo-a esquecer os deveres morais, leva ao abandono da família, conduz o funcionário, público ou privado, à prevaricação ou ao desfalque, é germe de todas as infidelidades, terminando muita vez pelo roubo, o homicídio ou o suicídio”.

Não sou totalmente contra o jogo de azar. Acho até que os jogos de Cassino, em lugares turísticos, frequentados por gente com capacidade financeira para ganhos e perdas, devidamente fiscalizados, podem ser uma boa para a economia local e até nacional. Não me tomem, portanto, por uma Dona Santinha. De carolas, quero distância. E acho mesmo que todos os homens devem ter os seus pecados/vícios/defeitos; eles são até mais humanos e melhores por isso. 

O problema está na dimensão que a coisa agora tomou. Agigantou-se deveras. O jogo industrializou-se e, para além disso, tornou-se multinacional. Falo do fenômeno das bets ou casas de apostas online, hoje malditamente amalgamadas ao futebol e que, ao contrário dos cassinos, para onde devemos ir se queremos jogar, entram nos nossos telefones celulares, nas nossas casas, nas nossas vidas, sem pedir qualquer licença. E, não raramente – quem não conhece alguns exemplos?  –, destroem o viciado jogador e famílias inteiras.

Ademais, se outrora, como relatava Lemos Brito, o jogo era o foco de atração “das almas frágeis, dos incomodados à mediana social”, dos que não sabiam “conquistar metódica e gradativamente a felicidade”, que queriam facilmente transpor de um salto todos os obstáculos para a conquista financeira, hoje a coisa é totalmente diferente. Sobretudo ele não trabalha mais majoritariamente nos meios “elegantes”. Como o álcool não é apenas “a champanhe dos casinos, o jogo não se limita [mais apenas] a corromper as classes elevadas”, ele “vai até onde a cachaça” está (…), onde “se reúnem os operários, os pequenos funcionários, os caixeiros, os menores que furtam dinheiro em casa para satisfazer o vício terrível, os pais de família sem escrúpulos que vão deixar nas mãos de espertos os pingues salários destinados ao sustento da esposa e dos filhos”. Vai até onde é pago o mais que necessário Bolsa Família, tirando dessas famílias o indispensável sustento. Tirando também o sustento da economia local, pois o dinheiro dos programas sociais, que deveria ser gasto nos sítios mais pobres do nosso sertão ou das nossas periferias, vai digitalmente acabar nos bolsos dos influencers e dos donos do jogo, que vivem e luxam não se sabe sequer onde.

É por isso que vai aqui um caloroso aplauso ao jogador francês Kylian Mbappé, que teve sua imagem indevidamente associada, sem sua autorização, a uma propaganda de uma casa de apostas/bet. Mbappé, ele mesmo nascido em banlieue/subúrbio/periferia de Paris, sem medo de polemizar, foi assertivamente crítico às bets: “Muitos de nós vimos de bairros onde estas coisas destruíram muita gente. Eu mesmo conheço pessoas que sofreram”.

Mbappé, a quem não desejo sorte em campo contra o nosso Brasil, marcou um golaço fora das quatro linhas.

Marcelo Alves Dias de Souza
Procurador Regional da República
Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London – KCL
Membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras – ANRL

Ataque hacker gera alerta falso de “misantropia” na Defesa Civil

Foto: Polícia Federal/ Divulgação.

Um Ataque hacker contra o sistema nacional da Defesa Civil provocou o disparo de uma notificação falsa durante a madrugada e assustou moradores de diversas regiões do país. O incidente ocorreu por volta de 1h30 deste sábado (20) e levou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil a acionar a Polícia Federal para investigar a autoria e a extensão da invasão cibernética.

Segundo o órgão, a mensagem foi enviada indevidamente por meio da plataforma Defesa Civil Alerta, ferramenta utilizada para avisos emergenciais relacionados a desastres naturais e situações de risco iminente. Além disso, a ocorrência levou o governo federal a suspender temporariamente o sistema de envios como medida preventiva.

A principal linha de investigação aponta para uma ação criminosa coordenada. Enquanto isso, equipes técnicas trabalham para identificar a origem do problema e reforçar os mecanismos de proteção da plataforma.

Ataque hacker disparou alerta de “misantropia”

O episódio ocorreu durante a madrugada, quando milhares de celulares receberam uma notificação acompanhada de um sinal sonoro semelhante ao utilizado em situações de emergência extrema.

Além da sirene, a mensagem apresentava apenas a palavra “misantropia”, termo utilizado para definir aversão, desconfiança ou hostilidade em relação à humanidade. Como resultado, muitos usuários ficaram preocupados e recorreram às redes sociais para buscar informações sobre o significado do alerta.

Conforme informou a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a mensagem não possuía qualquer relação com riscos reais à população. Dessa forma, o órgão descartou a existência de desastres naturais ou outras ocorrências que justificassem o acionamento do sistema.

Em nota oficial, a instituição afirmou que a plataforma permanecerá fora do ar até que todas as condições de segurança sejam plenamente restabelecidas.

Como funciona o sistema Defesa Civil Alerta

O sistema Defesa Civil Alerta foi desenvolvido para emitir avisos emergenciais à população em casos de desastres naturais, como enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e eventos climáticos severos.

Diferentemente de outros serviços, a ferramenta não exige cadastro prévio nem instalação de aplicativos. Os alertas chegam diretamente aos aparelhos compatíveis com redes 4G e 5G por meio da geolocalização da área afetada.

Além disso, o sistema possui uma característica específica para situações de alto risco: o sinal sonoro é emitido mesmo quando o aparelho está configurado no modo silencioso ou “não perturbe”. Assim, as autoridades conseguem alcançar rapidamente as pessoas que estejam em áreas de perigo.

A tecnologia passou por testes de implementação em setembro do ano passado e vem sendo utilizada como instrumento de proteção e resposta rápida a emergências.

Polícia Federal investiga origem da invasão

A Polícia Federal assumiu a investigação para identificar os responsáveis pelo ataque e avaliar possíveis vulnerabilidades exploradas pelos criminosos. Paralelamente, especialistas em segurança cibernética do governo federal analisam os registros do sistema para determinar como ocorreu a invasão.

Além disso, os técnicos trabalham para garantir que a plataforma volte a operar com segurança e confiabilidade. Segundo o governo, o restabelecimento do serviço ocorrerá apenas após a conclusão das verificações necessárias.

[PESQUISA SETA] Samanda aumenta protagonismo, dispara pro Senado e assume 3º lugar na disputa

A nova rodada da pesquisa Seta, divulgada neste sábado (20), aponta a vereadora de Natal, Samanda, como o principal destaque de crescimento na corrida para o Senado Federal. O levantamento confirma que a pré-candidata saltou dos cerca de 5% registrados em maio para os atuais 12% das intenções de voto, superando nomes nomes como Rafael Motta e o Coronel Hélio.

O salto nas intenções de voto expõe o peso político de Samanda, que tem o carimbo da governadora Fátima e do time de Lula no RN. Samanda é uma das vereadoras mais atuantes do PT na Câmara de Natal e tem histórico de votação expressiva quando candidata a deputada federal.

A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Com articulação da gestão Nilda, Centro de Hemodiálise amplia atendimento e passa a acolher cerca de 300 pacientes por dia

A prefeita Nilda Cruz realizou, nesta sexta-feira, uma visita técnica ao Centro de Hemodiálise de Parnamirim, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da assistência à saúde e com o acolhimento humanizado dos pacientes que dependem do tratamento renal contínuo.

Embora não seja um equipamento pertencente ao município, o Centro de Hemodiálise conta com o apoio permanente da Prefeitura de Parnamirim, que atua de forma articulada para garantir suporte aos usuários do serviço, especialmente por meio da oferta de transporte e do acompanhamento necessário para que os pacientes realizem o tratamento com segurança e dignidade.

O equipamento possui importância regional e atende não apenas moradores de Parnamirim, mas também pacientes de diversos municípios do Rio Grande do Norte, ampliando o acesso a um serviço essencial para quem necessita de acompanhamento especializado.

Desde o início da gestão da prefeita Nilda, o município tem atuado em diálogo com os entes responsáveis pelo financiamento e manutenção do serviço, buscando melhorias e ampliando a capacidade de atendimento da unidade. Antes, o centro atendia cerca de 100 pacientes por dia. Com a ampliação da estrutura e dos recursos destinados ao serviço, a capacidade foi triplicada, chegando a aproximadamente 300 atendimentos diários.

Durante a visita, a prefeita destacou a relevância desse avanço para a população.

“Cuidar das pessoas é a nossa prioridade. Mesmo não sendo um equipamento municipal, a Prefeitura está presente, oferecendo suporte e garantindo que os pacientes tenham acesso ao tratamento com dignidade. A ampliação da capacidade de atendimento é uma conquista importante porque permite acolher mais pessoas que precisam desse serviço tão essencial”, afirmou Nilda.

Neymar estará à disposição do Brasil contra a Escócia, confirma Ancelotti

Neymar estará à disposição do Brasil contra a Escócia, confirma Ancelotti

Recuperado de lesão na panturrilha direita, Neymar estará à disposição da seleção brasileira para o duelo com a Escócia, o último da equipe na fase de grupos da Copa do Mundo, confirmou o técnico Carlo Ancelotti.

Ancelotti afirmou em entrevista coletiva após a vitória sobre o Haiti que o atacante fará ainda mais uma atividade separada do elenco antes de retornar aos treinos com o grupo.

“Neymar vai treinar amanhã de forma individual, depois na segunda-feira estará com a equipe preparado para jogar contra a Escócia”, afirmou o treinador

De boné e tênis, o atacante se limitou a orientar os companheiros no primeiro jogo com o Marrocos. No segundo, sequer viajou a Filadélfia. Permaneceu na base da seleção, em Nova Jersey, para concluir o seu processo de recuperação da lesão na panturrilha. É esperado que esteja no banco contra os escoceses

O treinador italiano disse ter gostado do desempenho de seus atletas. A apresentação e o resultado estão dentro de suas expectativas.

“Era o que esperava”, disse. “Um jogo com menos erros, mais efetividade na frente, mais controle atrás. A nível defensivo também foi um bom jogo. Temos melhorado e vamos melhorar no próximo jogo”, projetou.

www.fatorrrh.com.br